Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de Módulo Relé


Posts recomendados

Boa noite, colegas! Bem, antes de mais nada gostaria de deixar claro que tenho zero conhecimento nessa parte de elétrica/eletrônico, mas sou um grande admirador. Já fiz a instalação de uma placa relé de um módulo em uma luminária que possuo, mas agora gostaria de instalar uma de dois módulos no meu interruptor.

 

Interruptor: possui dois botões, o primeiro responsável por duas lâmpadas e o segundo por uma única lâmpada.

 

A placa não informa o que é NA, NF ou COM, porém, fiz uma pesquisa rápida na Internet e achei a imagem anexo.

 

Por favor, se alguém souber me instruir de forma correta, agradeço bastante, principalmente em saber como sei o que é neutro, fase e além disso se preciso cortar o fio que faz o intermédio (lâmpada e interruptor). Além disso, preciso fazer jump do boné fase para todos os bonés COM ou não?

20180609_180857.jpg

20180609_180837.jpg

20180609_180750.jpg

20180609_180742.jpg

1528580385793.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem duas ligações a serem feitas. Uma é para alimentar o módulo: fase e neutro que vão ligados no borne IN.

 

Vai precisar abrir uma tomada para identificar a cor que usaram para o neutro. O fase identifica usando uma chave-teste, no seu caso o vermelho é para ser fase, teste antes para confirmar.

 

A outra é para o acionamento das lampadas: o Fase (fio vermelho, a confirmar) liga nos contatos COM. Os fios brancos, que vão dos interruptores para as lâmpada, chamam-se Retornos, vão nos contatos Normalmente Aberto (NA), um em cada. Os contatos NF não são usados.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para saber só com uma chave-teste, um multímetro entre a fase e o terra (verde) ou ligando uma lampada entre o fase e o terra (o verde). Se acender confirma que o vermelho é o fase.

 

Na corpo da tomada deve existir um N indicando o neutro, mas nao sabemos se o instalador seguiu o padrão aí. O neutro deveria ser azul-claro pela norma.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DiCavalcante disse:

Depois que eu conseguir descobrir isso, como eu faço a instalação dos cabos brancos sem inutilizar meu interruptor? Muito obrigado!

Aí complica um pouco, para ficar bom mesmo precisa de um interruptor paralelo, daqueles de 3 pinos. Aí também vai usar o contato NF do relé. 

Somente com o interruptor comum, não existe maneira de tornar ele e o circuito do relé útil, falo por experiência própria, pois tenho um sistema desses aqui em casa. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, DiCavalcante disse:

Mestre88, você pode me enviar uma foto desse interruptor? Obrigado e tenha uma excelente noite!

Aqui:

https://www.google.com/search?q=interruptor+paralelo&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b

Tem muitas marcas e modelos disponíveis, basta que procure por Interruptor paralelo na lojas de material de construção.

Importante achar um que caiba no seu espelho.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...