Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC queimou, comprar novo ou montar um?


Ir à solução Resolvido por ClinkLinck,

Posts recomendados

Boa noite pessoal do Clube do Hardware... Tantas vezes esse fórum me ajudou, mas dessa vez o PC deu pau de vez, e como ele ja é de 5 anos atras, e ja era ultrapassado na época, não vale mais a pena investir nele. Minha duvida é comprar um Gabinete novo ou montar um? Tenho um HD aqui de 1TB que não faz nem 3 meses que comprei na kabum, a situação aqui está difícil então da para no máximo comprar ou montar um por 1000,00 R$ ( se for menos então está melhor). Gostaria de opiniões sobre aonde comprar o gabinete (caso me indiquem que deva comprar) ou aonde comprar as peças para montar o PC (não quero perder 300 pila no HD que comprei :( ). Ja tentei pesquisar peças para montar um, mas não conheço boas marcas e só conheço a kabum como site de confiança (eles tem realmente muito cuidado com os produtos), tenho medo de comprar um Gabinete novo e não caber a fonte, e também de comprar uma fonte e ela não ter a capacidade de sustentar o PC (o curso de manutenção de PCs que fiz esse tempo todo só usei para fazer reparação no computador, então eu acho que não entendo muito ainda). Gosto de Jogar, mas nessa situação prefiro dispensar placa de vídeo... Então gostaria da opinião dos colegas, agradeço. Se rodar the sims 3 aqui e MInecraft, ja está bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Heni Freire de Vasconcelos disse:

Boa noite pessoal do Clube do Hardware... Tantas vezes esse fórum me ajudou, mas dessa vez o PC deu pau de vez, e como ele ja é de 5 anos atras, e ja era ultrapassado na época, não vale mais a pena investir nele. Minha duvida é comprar um Gabinete novo ou montar um? Tenho um HD aqui de 1TB que não faz nem 3 meses que comprei na kabum, a situação aqui está difícil então da para no máximo comprar ou montar um por 1000,00 R$ ( se for menos então está melhor). Gostaria de opiniões sobre aonde comprar o gabinete (caso me indiquem que deva comprar) ou aonde comprar as peças para montar o PC (não quero perder 300 pila no HD que comprei :( ). Ja tentei pesquisar peças para montar um, mas não conheço boas marcas e só conheço a kabum como site de confiança (eles tem realmente muito cuidado com os produtos), tenho medo de comprar um Gabinete novo e não caber a fonte, e também de comprar uma fonte e ela não ter a capacidade de sustentar o PC (o curso de manutenção de PCs que fiz esse tempo todo só usei para fazer reparação no computador, então eu acho que não entendo muito ainda). Gosto de Jogar, mas nessa situação prefiro dispensar placa de vídeo... Então gostaria da opinião dos colegas, agradeço. Se rodar the sims 3 aqui e MInecraft, ja está bom...

Só uma pergunta, a fonte do PC antigo queimou? Se não, você pode informar a marca e modelo da fonte?

Você pode reutilizar o gabinete antigo também, então dá pra economizar em algumas coisas. Se conseguir economizar em fonte, já temos um ótimo começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ClinkLinck disse:

Só uma pergunta, a fonte do PC antigo queimou? Se não, você pode informar a marca e modelo da fonte?

Você pode reutilizar o gabinete antigo também, então dá pra economizar em algumas coisas. Se conseguir economizar em fonte, já temos um ótimo começo.

A fonte é de tão excelente qualidade que nem marca tem, e eu estou em duvida se foi a fonte ou a placa-mãe, quando aconteceu o PC fez um barulho e apagou, a luz led ainda ficou acesa mas eu desliguei logo pensando que fosse queda de energia... Quando liguei de novo não dava nem sinal de vida, o pior é que não lembro como se faz o teste da fonte, vou até olhar depois. Olhei o pc e a fonte, não vi nada diferente, o fusível da fonte estava normal, mas senti um leve cheiro de queimado perto da placa, mas poderia ser por estar quente. Detalhe que após limpar tudo no PC para checar se era sujeira, quando liguei ele não fiquei nem 1 minuto tentando porque não dava sinal de vida, mas a fonte esquentou muito rápido. Se o gabinete der para se aproveitar, pra mim ja está razoavel, menos uma peça pra comprar... O gabinete está em bom estado, todos os cabos e perifericos também estão. Só a placa e a fonte que estou com duvida, a memoria RAM é DDR3 (são duas) e o processador é dual core... E ja não dava muita conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ClinkLinck disse:

Você também não tinha placa de vídeo certo?

Qual sua opinião sobre peças usadas? Pois com peças novas, uma configuração razoável ainda ficaria cerca de R$1500.

Não tenho placa de vídeo... E o as partes que eu tinha escolhido na kabum (lista de desejos) davam exatamente o preço que você falou... Não tem jeito acho que vou ter que gastar um pouco mais, porque se for para gastar é melhor com peças novas, ja que elas tem garantia. O que eu fico indignado é o modo que eu cuidei do meu PC, tudo arrumadinho e dar um problema desses numa hora difícil... Ja encontrei PCs com conector sata colado com cola quente, CPUs com o suporte da ventoinha quebrada e até hj esses PCs dos meus colegas estão rodando... A vida é cruel kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Heni Freire de Vasconcelos disse:

Não tenho placa de vídeo... E o as partes que eu tinha escolhido na kabum (lista de desejos) davam exatamente o preço que você falou... Não tem jeito acho que vou ter que gastar um pouco mais, porque se for para gastar é melhor com peças novas, ja que elas tem garantia. O que eu fico indignado é o modo que eu cuidei do meu PC, tudo arrumadinho e dar um problema desses numa hora difícil... Ja encontrei PCs com conector sata colado com cola quente, CPUs com o suporte da ventoinha quebrada e até hj esses PCs dos meus colegas estão rodando... A vida é cruel kkk

Que peças exatamente você pegou?

adicionado 12 minutos depois

Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM4 mATX GA-A320M-HD2 DDR4

Processador AMD A8 9600 Bristol Ridge, Quad-Core, Cache 2MB, 3.1GHz (3.4GHz Max Turbo), AM4 - AD9600AGABBOX

Fonte PcYes 430W Real Electro V2 80 Plus Bronze - ELECV2PTO430W

Memória Kingston Ddr4 4gb 2400mhz

 

Foi o que deu pra fazer com o seu orçamento reduzido.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2018 às 12:54, ClinkLinck disse:

ClinkLink, acabei de fazer o teste da fonte (aquele do fio verde com preto) e ela não ligou... Como não tenho outra fonte, não sei se a placa-mãe pode ter sido prejudicada, acredito que não, pois, quando deu o problema o led que indica que está ligada ainda ficou ligado por um tempinho. Uma coisa que não mencionei, eu ainda uso estabilizador, aqui tem muita queda de energia. Testei a fonte direto na tomada, mudei para 220, como é aqui na região, o fusível ainda estava intacto.

 

As peças que olhei foram:

AMD Ryzen 3 1200

 

Gigabyte GA-A320M S2H

 

Corsair Vengeance LPX 4GB 2400Mhz DDR4

 

Só a fonte que eu não sei ao certo qual potencia seria melhor, e fiquei com medo em questão de tamanho se ia caber no gabinete aqui e se eu poderia ligar direto na tomada como o pessoal daqui sempre me indica. Comprar só a fonte agora, talçves seria um investimento para mim, porque ia ficar mais fácil comprar as outras peças depois, o problema é que tenho duvidas se a placa-mãe ainda esta boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Heni Freire de Vasconcelos disse:

ClinkLink, acabei de fazer o teste da fonte (aquele do fio verde com preto) e ela não ligou... Como não tenho outra fonte, não sei se a placa-mãe pode ter sido prejudicada, acredito que não, pois, quando deu o problema o led que indica que está ligada ainda ficou ligado por um tempinho. Uma coisa que não mencionei, eu ainda uso estabilizador, aqui tem q

Se possível, não utilize mais estabilizadores. Assim, nunca mais mesmo. Eles costumam danificar a fonte, desregulando a energia que ela precisa utilizar.

 

Fora isso, você pode comprar a fonte que eu citei, testar se a placa-mãe está funcionando, e depois ver se precisa comprar outro kit.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Se possível, não utilize mais estabilizadores. Assim, nunca mais mesmo. Eles costumam danificar a fonte, desregulando a energia que ela precisa utilizar.

 

Fora isso, você pode comprar a fonte que eu citei, testar se a placa-mãe está funcionando, e depois ver se precisa comprar outro kit.

Com essa fonte que você citou, eu poderia montar outro PC usando ela depois? Porque quando puder eu quero melhorar para um processador Ryze (que é o mais viável para mim), trocando placa-mãe e memorias RAM, só que depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Heni Freire de Vasconcelos disse:

Com essa fonte que você citou, eu poderia montar outro PC usando ela depois? Porque quando puder eu quero melhorar para um processador Ryze (que é o mais viável para mim), trocando placa-mãe e memorias RAM, só que depois.

Essa fonte tem um ótimo custo benefício, porém ela tem só 1 ano de garantia. E em testes ela consegue entregar cerca de 500W, mas não recomendo forçar a fonte tanto assim.

Se quiser, pegue uma Corsair CX 550, ela vai deixar margem para qualquer upgrade futuro, até se você quisesse colocar uma 1080Ti ela aguenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Essa fonte tem um ótimo custo benefício, porém ela tem só 1 ano de garantia. E em testes ela consegue entregar cerca de 500W, mas não recomendo forçar a fonte tanto assim.

Se quiser, pegue uma Corsair CX 550, ela vai deixar margem para qualquer upgrade futuro, até se você quisesse colocar uma 1080Ti ela aguenta.

@ClinkLinck Obrigado pela ajuda, vou tirar ver aqui https://www.kabum.com.br/produto/91022/fonte-corsair-550w-80-plus-bronze-cx550-cp-9020121/?tag=Corsair CX 550 se o PC voltar a funcionar eu vou postar aqui, mas obrigado pela ajuda!

adicionado 2 minutos depois

@ClinkLinck Outra pergunta que eu ia fazer, essa fonte muda automaticamente para 220 ou tem chave? Tenho receio ainda de ligar direto e queimar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta antes de encerrar o Tópico, minha fonte só parou de funcionar, ela não soltou fumaça ou fez barulho de quando uma fonte geralmente queima, gostaria de saber se tem como mesmo sem ela ter queimado, tem como ter danificado outras partes do PC... Estou pensando em tirar a fonte corsair cx550, e usa-la aqui, se o PC não funcionar mais ai eu pego as outras peças. No caso ja testei minha fonte e ela simplesmente morreu, não vejo componente nenhum estragado ou mancha de queimado quando abri ela. E caso a maquina com a fonte nova volte a funcionar seria viável fazer um upgrade, mesmo que pouco? Tipo mais memoria Ram, um processador melhorzinho (aqui é um Intel Dualcore E5700). ou seria melhor esperar para comprar as outras partes quando fosse possível? A placa-mãe é uma G41 socket 775

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 minutos atrás, Heni Freire de Vasconcelos disse:

Uma pergunta antes de encerrar o Tópico, minha fonte só parou de funcionar, ela não soltou fumaça ou fez barulho de quando uma fonte geralmente queima, gostaria de saber se tem como mesmo sem ela ter queimado, tem como ter danificado outras partes do PC... Estou pensando em tirar a fonte corsair cx550, e usa-la aqui, se o PC não funcionar mais ai eu pego as outras peças. No caso ja testei minha fonte e ela simplesmente morreu, não vejo componente nenhum estragado ou mancha de queimado quando abri ela. E caso a maquina com a fonte nova volte a funcionar seria viável fazer um upgrade, mesmo que pouco? Tipo mais memoria Ram, um processador melhorzinho (aqui é um Intel Dualcore E5700). ou seria melhor esperar para comprar as outras partes quando fosse possível? A placa-mãe é uma G41 socket 775

Seria melhor juntar dinheiro para comprar um kit novo.

Respondendo a sua pergunta de alguns dias atrás (perdão, não tinha visto), sim essa fonte tem o que é chamado de PFC ativo. Ela se ajusta a corrente elétrica automaticamente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Heni Freire de Vasconcelos disse:

@ClinkLinck Desculpa incomodar de novo, mas essas fontes novas será que cabem no meu gabinete? Vejo que a corsair cx550 tem a ventoinha para baixo, teria algum problema?

Sem problemas. Se a fonte é ATX, é um padrão único que todos os gabinetes comportam.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@ClinkLinck Mano a fonte chegou, rapaz ela não faz barulho nenhum! me livrei do estabilizador e o PC agora ta uma beleza, obrigado pela ajuda! Até o HD não está fazendo barulho mano, antes a gente pensava até que ia dar defeito ou era problema do HD novo, quando era a porcaria da fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2018 às 12:06, Heni Freire de Vasconcelos disse:

@ClinkLinck Mano a fonte chegou, rapaz ela não faz barulho nenhum! me livrei do estabilizador e o PC agora ta uma beleza, obrigado pela ajuda! Até o HD não está fazendo barulho mano, antes a gente pensava até que ia dar defeito ou era problema do HD novo, quando era a porcaria da fonte.

Bom saber que deu tudo certo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...