Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid


Visitante

Posts recomendados

Bom seguinte...o raid (Redundant Arrays of Inexpensive Disks) vai de 0 a 5...

RAID 0 = "strip set de disco sem paridade"

Visa ganho de performance de leitura e gravação não tolerante a falhas, pode ser colocado com min. de 2 e max. de 32 disco "desvantagem: (não pode ser implementado em partição de boot ou systema) ou seja o ideal é ter um HD só pro windows pois se particionarem o hd (ex de 40GB) 5Gb para a sistema" perdera 5G entre "" do outro Hd...pois o raid só é implementado com Hds de mesma quantidade de espaço.

Raid = 1 Mirror ou Duplexing (espelhamento)

Visa tolerancia a falhas de dados pois faz uma replicação completa do Hd de systema...só pode ser implementado com o max. de 2 discos (dá para se burlar isso com hardware)...Unico nivel de raid que pode ser implementado em partição de sistema..."Vantagem para quem trabalha com arquivos, pois se o Hd principal travar...é só colocar o outro no lugar..pois são identicos"..."para quem tem dinheiro tambem..hehehe..pois é um Hd que você não tem acesso..."

Raid = 2 Strip set de bits com paridade

Raid = 3 Strip set de Byts com paridade

Raid = 4 Strip set de cluster com paridade

"Esses raids de 2 a 4 são feitos apenas com hardwares específicos...e para serem implemantados teram que ter de 2 a 32 discos...."

Raid = 5 strip set de cluster com paridade distribuida.....

Visa tolerancia a falhas e velocidade de gravação e leitura....só pode ser implementado com min. de 3 discos e max. de 32....não pode ser implementado em partição de boot ou systema..."Vantagem: esse sistema é o mais imteressante..pois são três discos ligados...quando se vai gravar um arquivo a controladora destrincha o arquivo em pedaços "010101010" imagina que o zero vai para um hd o um para o outro e o outro zero vai para o terceiro assim sucessivamente...o arquivo será gravado em trez Hds....um belo dia um HD "estóra....vai pro espaço..."por um calculo os dois Hds que sobraram conseguem reconstruir a estrutura do outro assim devolvendo todos os seus dados de novo.. "

Pelo menos foi isso que eu estudei...não sei se hoje já existem outras técnologias...sei que no NT tinha um software "controlador de disco" que se podia aplicar raid 0,1,5 ...não sei se existe outro software hoje...tambem estou para comprar uma placa com raid para ver como funciona..."claro que não é só para ver né hehehe..é que estou montando outra máquina " vou comprar a KT3 ultra.....faz um tempão que não mexo com isso...espero ter ajudado de alguma forma...

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...