Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Diego FSTI

Google Chrome Scaneando Portas

Recommended Posts

Boa tarde comunidade. 

Gostaria de saber da comunidade geral, quanto ao título do tópico. 

Sou fascinado por redes, assistência remota é como se eu fosse tieti.

Aconteceu uma situação comigo dias atrás que me deixou em alerta. 

Após ligar meu computador, em alguns instantes o mouse começou a bater nos cantos da tela, levantei o mouse assoprei a parte de leitura, pois, já aconteceu e numa simples análise de levantar levemente o mouse da para perceber que ele começa a trimilicar. Logo, parei de mexer no mouse e ele persistiu a bater num ritmo de usuário caçando o ponteiro, mesmo ao remover o cabo de rede houve persistência por mais alguns segundo, aguardei um minuto não contato e reinseri o cabo de rede, em poucos instantes retornou a bater no canto da tela. 

Ao desconectar o cabo de rede, resolvi usar o APP portátil tcpview para monitorar a situação. Então percebi que o Chrome estava caçando portas.

Eu uso o cômodo firewall para restringir acessos.

Não uso antivírus, pois, a minha crença é que, se ninguém mexe no meu computador, então, diminui os riscos de infecção acidental.

Eu desinstalei o Chrome exclui completamente seus dados, limpei a pasta temporária, a prefetch caso eu não esteja enganado. Exclui a liberação de acesso do Chrome pelo cômodo e reinstalei o Chrome.

Loguei com a minha conta Gmail, mas esqueci de monitora-lo antes do primeiro acesso, na liberação do Chrome pelo cômodo defini somente como permitido web, que significa liberação somente via http/https.

Ao abrir novamente o tcpview com todos os programas desnecessário fechados, sua lista de conexões estava estática, fui abrindo alguns programas que costumo usar eventualmente e após abrir o Chrome ele deu a sua lista de conexão e minutos depois já que eu aproveitei para acessar algumas páginas, percebi que ele estava escaneando as portas 5590/5591, e persistia no escaneamento progressivo. Deixei por mais um tempo e ele já estava acima do 9000, mantendo o scanner de duas em duas portas.

Como eu disse, eu sou tieti para assistência remota, e ainda tenho a versão antiga do AngryIpScanner que não utiliza o Java e já o mono rei com o tcpview.

Por fim, como eu deixei o Chrome bloqueado para acessar somente http/https, agora ele mantém estático o interesse da porta 9220 "preciso confirmar agora não estou no pc".

Alguém já fez análise mais profunda do Chrome e outros navegadores quanto a liberdade de acesso?

Adms, caso este post seja visto como tópico diferente, por gentileza, movam para o tópico correto.

Abrc geral. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa que loucura isso que aconteceu contigo colega.... eu uso o Chrome desde 2011 quando abandonei o Firefox e nunca passei por isso (espero não passar).

Fique esperto, deixe o firewall e antivírus sempre a todo vapor e atualizados.... seu provedor de acesso qual é, só por curiosidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde.

Citação

mesmo ao remover o cabo de rede houve persistência por mais alguns segundo, aguardei um minuto não contato e reinseri o cabo de rede, em poucos instantes retornou a bater no canto da tela. 

Para ser uma suposta invasão, o acesso seria encerrado imediatamente após você remover o cabo de rede.

Citação

Ao desconectar o cabo de rede, resolvi usar o APP portátil tcpview para monitorar a situação. Então percebi que o Chrome estava caçando portas.

Todo e qualquer programa que você utilize no PC requer uma porta para funcionar (pesquise por socket). O caso do Chrome, na verdade todo e qualquer navegador é peculiar, onde cada aba irá obviamente trabalhar com uma porta diferente. É isso que faz com que você possa ter conteúdos diferentes no mesmo navegador. Até ai tudo ok.

Citação

Não uso antivírus, pois, a minha crença é que, se ninguém mexe no meu computador, então, diminui os riscos de infecção acidental.

Crença totalmente equivocada. A proteção de um antivírus vai muito mais além do que quem mexe no seu PC ou não e sempre será a primeira linha de proteção no PC. Estando sem ele você está vulnerável a ataques de zero day por exemplo.

Veja este vídeo para mais algumas explicações:

Citação

Ao abrir novamente o tcpview com todos os programas desnecessário fechados, sua lista de conexões estava estática, fui abrindo alguns programas que costumo usar eventualmente e após abrir o Chrome ele deu a sua lista de conexão e minutos depois já que eu aproveitei para acessar algumas páginas, percebi que ele estava escaneando as portas 5590/5591, e persistia no escaneamento progressivo. Deixei por mais um tempo e ele já estava acima do 9000, mantendo o scanner de duas em duas portas.

Respondido acima.

Até aqui, mais me parece um problema com seu mouse.

Compartilhar este post

Link para o post

Por sorte acabei de perder o acesso ao meu micro. 

Ele disse que perdeu acesso ao RDP e como eu disse, por ninguém utilizar meu PC não precisava deixar ele com senha,, então no óbvio depois de eu reinicia-lo não quis mais funcionar.

3 horas atrás, ciro-mota disse:

Todo e qualquer programa que você utilize no PC requer uma porta para funcionar (pesquise por socket). O caso do Chrome, na verdade todo e qualquer navegador é peculiar, onde cada aba irá obviamente trabalhar com uma porta diferente.

Adimito que não sabia que existia a necessidade de utilizar várias portas internas para poder ter acesso rápido a http e https. Porém, explicando o que me deixou em alerta, foi por mesmo eu deixar o navegador em repouso,, houve ainda a continuidade no escaneamento das portas. Mas na certeza, vou incrementar níveis de segurança depois desta. 

Muito obrigado pelo comentário @ciro-mota, e lhe respondendo @simforoso, costumo utilizar conexão pública, aqui perto de casa tem o CEU, e toda semana para utilizar tem que renovar usuário, e de vez e raramente roteiro o celular para páginas e conteúdos restritos. 

Compartilhar este post

Link para o post

@diegofsti

Você usando o Comodo Firewall ( CF ) com o PC contaminado seria uma novidade para mim. Sabe que ele te apresentaria alertas em caso de qualquer coisa estranha rodando.

O que poderia acontecer é algo de menor risco ter sido instalado sem que o CF te alertasse por ele ser considerado confiável pela Comodo como pode com algum aplicativo chinês, por exemplo, que outros antivírus iriam considerar como adware ou PUA.

Compartilhar este post

Link para o post

Então sr Henrique, acredito muito mais no cf do que no firewall do Windows. 

1° por que é fácil configurá-lo. 

2°por que eu removo todas as confianças dele e depois defino modo bloqueio que me dá alerta sobre qualquer tentativa de conexão, seja do próprio Windows, tentativa de conexão de APP em segundo plano, ele bloqueia até a própria atualização e a si mesmo pela dita configuração. 

3° dentro de uma teoria da conspiração, acredito que o problema não está exatamente no Chrome mas em algum cookie ou JS em cache que os maravilhosos séries.online nos agradece. 

Compartilhar este post

Link para o post

@diegofsti

Nem queira comparar o CF com o firewall do Windows. O primeiro possui, além da função firewall, a verificação da reputação e análise de comportamento inclusive na nuvem e a auto sandbox que isola a execução de desconhecidos para que não causem estragos no sistema.

https://www.comodo.com/home/internet-security/firewall.php

Além de ser gratuito e em português.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais