Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso da GPU e clock variando muito


Posts recomendados

Galera, estou com um problema na GPU ( possivelmente), meu sistema é:

RX 580 4 GB 1411mhz

Ryzen 2400g (apu desativada)

8gb ram single channel

placa-mãe Asus A320 kbr

600W thermaltake

Monitor 21:9 Full hd

O problema é que em quase todos os jogos, meu GPS vai muito em função do clock e da porcentagem de uso da GPU. Jogos que deveriam ser leves para o sistema, como TERA, o clock varia de uma maneira inaceitável assim como a utilização da placa. Tenham em mente que todos os drivers estão atualizados e temperaturas estão normais. No Lol que é outro jogo leve, ao ver testes com o mesmo sistema alcançar FPS altissimo, no meu não passa de 130 com clock de max 450mhz(nao me afeta tanto pois travo ele em 60, porém as vezes o FPS cai desse valor, o que é inaceitável. 

Já os jogos AAA como FC3, FC4, Forza Horizon 3, The Crew, PUBG, Fortinite, The Witcher, BF1,BF3 e outros, o que acaba por variar é o uso da GPU não atingindo o desempenho que é de se esperar.

BF1 era pra rodar a uns 90fps e fica na casa dos 60, já falei com a AMD e a única coisa que eles dizem é pra atualizar drivers e desativar a placa integrada. 

PUBG que deveria rodar a 60+ no ultra, desempenho que deveria ser superior a uma GTX 1060, tem constante drop de FPS durante o gameplay

Quanto a memória ser single channel, eu já vi testes de diferença e a diferença está presente apenas na contagem de FPS e pelo o que me parece não influencia nos stutterings que estão ocorrendo nos jogos.

E outra coisa que identifiquei e que isso ocorre em testes sintéticos também, onde no cinebench a CPU possui score normal, 830 pontos, o teste com OpenGL não passa de 93 francês e com a GPU variando clock e uso, era para chegar a no mínimo 130 FPS. Outros como TimeSpy, também apresenta score abaixo do esperado, porém uma diferença menos drástica.

Acredito que seja algo relacionado com DirectX ou outros drivers. Já utilizei do DDU para limpar drivers e instalalos novamente. Mas caso queiram deixar os links de todos os drivers necessários, posso tentar instalar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Fez uma compra mega errada ai amigo, pois pensa comigo, tu colocou um AMD com APU (no caso tu pagou mais caro pelo processador para ter APU) e esta usando ela desativda,
Esse processador serve para quem vai fazer hybrid crossfire, no caso usar a APU do CPU mais uma GPU Comparivel, nesse seu caso foi feito uma escolha errada.
O que está acontecendo nesse caso é bem simples, o que tudo indica o seu processador está causando gargalo na GPU.
Mas vamos lá.
Primeiramente baixe a ultima bios do site da fabricante da placa de video, e atualize a mesma.
Se sua RAM for 2400-2666-3000Mhz sete essa informação na Bios, precisa setar a velocidade da ram lá, pois se sua RAM for 3000mhz e estiver setada como 2400mhz esta perdendo um desempenho ai (essas APUS conseguem extrair mais desempenho com RAM de frequencia maior, o recomendado seria 3000mhz para essa plataforma).
Apos fazer isso precisa tambem desativar o video integrado, nesse seu caso uma APU inclusa atrapalha mais do que ajuda pois ja tem uma GPU muito boa.

Certamente nesse seu caso um Ryzen 1600 seria uma opcao melhor e lhe daria menos problema do que uma que tenha APU.

Nos passe ai mais infos que a gente aqui tenta ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, eu comprei esse Pc na Pichau por 3k já que estava na promoção, e nessa crise n dava pra montar um parecido com mesmo preço, a memória está a 2400mhz já, e a placa integrada está desativada. Só poderei mandar as informações mais tarde, umas 7h já mando. Vou gravar um vídeo de teste do cinebench e dos stutterings.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os testes estão nos anexos. A performance ficou pior porque gravei com Relive. Por, mais que o afterburner mostre 100% do uso, a placa n esta rodando a isso, só bugou por algum motivo, pode ver a variação no gerenciador. Normalmente esse teste era pra estar 90 fps mas acabou por cair com a gravação. Fiz up no youtube porque aqui bugo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Papa Hardware disse:

Fez uma compra mega errada ai amigo, pois pensa comigo, tu colocou um AMD com APU (no caso tu pagou mais caro pelo processador para ter APU) e esta usando ela desativda,

Não faria sentido se ele estivesse usando uma RX 550/GT 1030. Não vejo nada de errado em usar esse CPU com essa placa.

 

9 horas atrás, Papa Hardware disse:

Esse processador serve para quem vai fazer hybrid crossfire, no caso usar a APU do CPU mais uma GPU Comparivel, nesse seu caso foi feito uma escolha errada.

Você está desatualizado, não existe mais "hybrid crossfire". Mesmo que existisse, nunca fez muito sentido comprar uma placa de entrada pra usar com a igpu.

 

9 horas atrás, Papa Hardware disse:

O que está acontecendo nesse caso é bem simples, o que tudo indica o seu processador está causando gargalo na GPU.

O R5 2400G é mais que suficiente para uma RX 580.

 

@Lucas Yudi Vamos começar pelo mais simples, atualize a BIOS da sua placa-mãe.

adicionado 11 minutos depois

Edit: Mais simples ainda, na verdade. Experimente aumentar o power limit da placa no Radeon Settings. A placa pode estar com power throttling.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A BIOS da placa-mãe já atualizei faz um tempo, usei o ezflash3 porque por pendrive estava dando erro, creio que seja a versão 4011 se não.me engano. E quanto ao Power limit, no after burner esta no máximo possível, mas irei tentar o da Radeon settings( nem sabia que tinha)

 

adicionado 17 minutos depois

Notei agora que The Crew não passa dos 50% no gerenciador e no afterburner fala que varia de 0 a 100%, agora estou pensando se não é algum tipo de comunicação errada, impedindo da placa de chegar a performance correta.

https://imgur.com/dE2jaSO

adicionado 54 minutos depois

https://imgur.com/hA27Oww deixei assim na radeon, não mudo nada, o uso não sai dos 50%-60%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Estou com o mesmo problema, a taxa de GPU oscila mt entre 70 - 100% e o uso do CPU esta consideravelmente alto, em jogos que precisam de um processamento maior da placa de video, acredito q seja o sistema operacional que estou utilizando (win8.1 64bits) minha maior dor de cabeça. Segue abaixo a configuração da máquina:

gtx 1070 8gb
i5 7500CPU 3.4ghz
16gb ram ddr4 (double channel)
placa-mãe Asus Z170M-PLUS
fonte corsair VS600

Utilizei o MSI afterburner para fazer os testes de desempenho, deve ser informado tambem que posteriormente o computador apresentava bastante erro de fechamento silencioso dos programas (erro 0xc00007b), atualizei o windows e reinstalei todos o NEt framenetwork e o virtual c++, ok! problema sanado, mas com um preço, constantemente o windows update coloca uma mensagem na tela avisando que o processador foi projetado para um versao mais recente do windows(mas, lembrando que o windows foi recentemente atualizado, junto com os drives, versao atuais do netframenework e etc...) o que nao acontecia antes da atualizaçao( na fase onde a maquina apresentava o erro 0xc00007b), e claro as mediçoes de tensoes na fonte estão normais. Devo trocar o SO da maquina? Ou será que este problema é com o processador? Algo esta limitando a placa de video ou poderia ela esta funcionando incorretamente? 

OBS: ja apliquei overclock utilizando o mesmo MSI afterburner o q diminui a oscilaçao pra 85-100% de GPU o q nao é aceitavel, visto q o hardware de video é consideravelmente bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...