Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal existe isso mesmo de ativar núcleos do processador?


T. Brito
Ir à solução Resolvido por Jasiel,

Posts recomendados

Pessoal estava navegando e vi artigos na internet dizendo para ativar núcleos do processador, isso procede ou é pura balela? recentemente montei um PC novo i5 8600k com uma placa-mãe z370m aorus gaming, eu não mexi em nenhuma configuração, apenas instalei o windows normalmente. Não sei se pode postar links aqui, mas vi nesse artigo e em outros essa mesma informação: http://zoionet.blogspot.com/2016/08/windows-10-como-ativar-todos-os-núcleos.html

Afinal, tem que realmente mexer em algo para que o windows reconheça todos os núcleos/core do processador ou por padrão o processador ja trabalha com todos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@T. Brito Na verdade as pessoas entenderam isso de forma errada. Isso serve justamente ao contrário, diminuir o desempenho do PC.

 

Por exemplo: Você é um criador de aplicativos e quer testar seu I7 8700K. Mas esse processador é muito forte, diminuindo os núcleos, o desempenho será menor e assim será possível testar seu aplicativo num computador mais fraco sem trocar de configuração.

 

Clicar em "número de processadores" e aumenta-los não irá ter ganho de performance algum...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, durante todo esse tempo usando PC eu nunca ouvi falar nisso também, mas como a gente não sabe tudo me surgiu essa dúvida, até porque existe vários tópicos de pessoas dizendo para fazer isso, mas pelo que eu entendi isso seria na hora da inicialização... seria estranho comprar um processador de 4 ou 6 núcleos e o windows reconhecer somente a metade... Hahá valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@T. Brito Sim, a inicialização poderá ser mais rápida já que o PC estará utilizando todos os núcleos. (Se você colocar todos eles). Mas não terá ganho de performance algum. Não confie nesses canais que dão dicas de como melhorar o desempenho drasticamente... A maioria das dicas não passam de mentiras.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@T. Brito

 

Balela, lenda, bobagem.. Chame do que quiser, mas é isso..

 

Toda a funcionalidade da CPU, já é ativada na instalação do Windows.. Aliás, se você olhar as configurações que ele fala, ela vem desabilitada.. Isso e aqueles tutorias pra "ativar cache da CPU".. Puro caça-cliques..

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...