Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nenhum dispositivo de rede disponível (Ubuntu 14.04)


Guiober

Posts recomendados

Olá! 

Uso o sistema operacional Ubuntu 14.04 LTS 32-bit e não estou conseguindo mais acessar a inertenet por ele e nem acessar as configurações do roteador, tudo isso por meio de cabo, aparecendo a seguinte mensagem "Nenhum dispostivo de rede disponível". Porém, quando uso este notbooke (com Windows 7)  no qual estou publicando esta mensagem , acesso a internet normalmente  e as configurações do roteador, tudo isso por cabo.
Não sei se estão familiarizados com Ubuntu, mas ele tem um sitema de instalação, que quando acessado pelo cd/dvd, é possível fazer uma tipo de "teste drive" e neste "test drive" é possível acessar a internet. Então eu fiz um teste de desligar o HDD (na placa-mãe) e tentar acessar a internet pelo cd de instalação e também não funcionou. Então me parece que não é um problema de configuração/driver. 

 

Antes de chegar ao ponto de cessar o acesso a internet, de vez enquando aparecia uma mensagem, que não lembro qual, mas que deixava claro que estava sem acesso a internet, mas quando eu reiniciava o computador, a internet funcionava normalmente e não aparecia mensagem nenhuma.

Tenho também instalado o Windows XP e não aparece lá nenhum dispositivo de rede. De qualquer forma, meu objetivo é usar o Ubuntu. 

O que pode ser? 

Mais detalhes:

 

placa-mãe: GIGABYTE GA-G31M-ES2C

 

Processador: Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60 GHz x 2

Memória ram: 3,39 GiB


Fonte: HANTOL Power Supply Atx Silent (sendo que deixou de ser "silent") 700 Watt Dual Fan 80+80mm

Gráficos: Intel G33 x86/MMX/SSE2

 

Som e adaptador de rede são integrados a placa-mãe/on board.

 

HDD e DVD são ambos da marca Samsung. 

 

obs: é provavel que eu vejo este tópico apenas uma vez por dia. De qualquer forma qualquer opinião que vise me ajudar a resolver o problema será bem vinda. 

Agradeço pela atenção! 

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guiober não sei se você já tentou, mas a primeira coisa é bem simples: vá no ícone de conexões de rede, clica em editar conexões e em adicionar. Aí você cria outra conexão e vê se ela funciona. Se sim, exclua a conexão antiga. Muitas vezes é simplesmente uma desconfiguração da rede.

 

Se não der certo, faça um google com ubuntu 14.4 32bits e No network device available, tem várias páginas com montes de instruções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço por responder!

Já tentei criar uma conexão de rede, mas não sei criar uma. Fiquei perdido ao tentar. Quando instalei o ubuntu, tudo se configurou automaticamente. E também não há nenhuma conexão para ser excluida. Se alguém puder me ajudar com isso, mesmo me indicando um tutorial, agradeço! 

Em ralação a segunda sugestão, pensei mesmo em primeiro dar uma passada por aqui, por considerar mais seguro, do que ficar seguindo qualquer dica que tem por aí. Não tive muitos problemas desde que comecei a usar o ubuntu, então não fiquei procurando soluções e me familiarizando com sites de confiança. De qualquer forma farei isso pra ver se encontro a solução.

Informo também que não tenho um "bom inglês", caso me indiquem um tutorial ou site pra resolver o problema. Então se puderem me indicar primeiramente conteudo em português ao invés de inglês, agradeço!

Em relação a conexão a internet do computador que está acontecendo o problema, eu conecto a internet por cabo e por um roteador GTS Network que está está contectado por cabo em um roteador Motorola (Net Virtua). 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guiober criar uma conexão é bem fácil. O ícone de rede fica em cima, perto do relógio, são duas flechas, uma para cima e outra para baixo. Se ela não aparecer, aperte a tecla da janelinha windows e digite configurações do sistema, clique no programa que vai aparecer e abra a pasta rede. No caso do ícone das flechas, clique em editar conexões. Se existir uma rede cabeada, tente editá-la. Se não, clique em adicionar e veja o que aparece. Em geral o Ubuntu reconhece tudo sozinho. No caso da pasta rede, veja se está ativada e se precisar criar uma, clique no sinal de +.

Eu estou partindo da ideia de que antes a sua rede funcionava, e acho estranho a mensagem de "Nenhum dispositivo de rede disponível". Passei um tempo com uma placa-mãe como a sua e não tive problemas.

Desculpe não ajudar mais, mas estou com muita falta de tempo.

Achei alguns sites que podem ser relevantes para o seu problema, mesmo que não seja a mesma versão do ubuntu. São sites em português que eu considero confiáveis. você pode pesquisar dentro desses sites também.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Helps-e-dicas-para-usuarios-iniciantes/nao-consigo-configurar-a-internet

https://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=112966.0

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Unity/Erro-no-driver-de-rede-do-Ubuntu-1604?pagina=02 (especialmente a pág,. 2)

https://www.hardware.com.br/comunidade/placa-rede/1014122/

Ia sugerir para você atualizar o ubuntu, mas sem internet não tem como né?

Aliás, você diz que no windows xp também não tem rede. Já checou fisicamente, se o cabo está bem preso? Já pensou na possibilidade de a placa de rede onboard ter pifado?

Vou tentar acompanhar este post e espero que outros colegas também deem orientações, mas sugiro que você se inscreva no vivaolinux também e poste seu problema lá. Às vezes eles demoram pra responder, mas como é um site para usuários de linux deve ter mais gente com conhecimento para ajudar.

Boa sorte!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha , olá! Fiquei meio perdido em configurar a rede, não sei bem que informações colocar lá. Tentei seguir a ajuda do ubuntu, mas também fiquei perdido.Por exemplo, em escolher um tipo de conexão, qual escolho? "Ethernet"?  Pede o endereço ip, gateway, etc. acredito que seja do roteador, certo? E pede o dns do servidor... o que seria isso?

Bom, dei o comando lspci pelo terminal para listar o dispositivos instalados e não apareceu nenhum dispositivo de rede, porém outros dispositivos apareceram. Talvez realmente o dispositivo de rede tenha parado de funcionar, estou levando isso em consideração sim, mas adquirir uma placa de rede será minha ultima opção. Também estou dando uma olhada no sites que você indicou, mas só pretendo pedir orientação em outros fóruns, quando aqui as possíveis soluções se esgotarem, porque ficar seguindo várias orientações acredito que atrapalhe na solução.

 

Sabe outras formar para eu saber se o dispositivo de rede parou de funcionar?

Acho que fiz uma idiotice: reinstalei o ubuntu 14.04 pra ver se "pegava no tranco", mas não adiantou.

Vou limpar o computador todo e estou pensando em passar "limpa contato" no dispositivo de rede e apenas neste local. O que acham disso?

Agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guiober por partes e fora de ordem:

 

 

58 minutos atrás, Guiober disse:

Acho que fiz uma idiotice: reinstalei o ubuntu 14.04 pra ver se "pegava no tranco", mas não adiantou.

Não é uma idiotice, às vezes funciona. Maaaas, se você está na altura de reinstalar, faça um favor a você mesmo e instale um linux mais atual e de 64 bits. O 14.04 já está quase no fim da vida, se é que já não chegou lá. A versão lts atual é a 18.04, mas ainda é muito nova e tem seus bugs, então instale a 16.04, que está bem madura e tem poucos problemas. E instale a versão de 64 bits porque você tem memória para isso e vale a pena aproveitar essa memória.

 

1 hora atrás, Guiober disse:

Sabe outras formar para eu saber se o dispositivo de rede parou de funcionar?

Saber não sei, mas vamos raciocinar um pouco: se no test drive você consegue entrar na internet, então eu diria que a rede está funcionando. Se ao usar o comando lspci não apareceu nenhum controlador ethernet, quer dizer que não foi carregado durante o boot, ou seja, grande probabilidade de ser um problema de software ou de conflito de hardware. você pode tentar o comando dmesg, que vai mostrar o processo de boot. Lá você pode procurar por erros e principalmente se aparece algum controlador ethernet com problemas (obs, se você nunca usou o dmesg é legal, só pra ver tudo o que o pc faz só pra começar a existir rsss.) E não se preocupe se você não entender a maior parte do que está escrito, você está procurando linhas em vermelho (problemas) ou amarelo (avisos) e qualquer coisa que diga ethernet, network, conexão, etc...

 

1 hora atrás, Guiober disse:

Vou limpar o computador todo e estou pensando em passar "limpa contato" no dispositivo de rede e apenas neste local. O que acham disso?

Faça isso! E passe limpa contato em todo lado (e deixe secar beeeem, antes de ligar). Talvez não tenha nada a ver com o problema, mas um pc limpo é um pc que funciona melhor rssss.

 

Por último:

1 hora atrás, Guiober disse:

Fiquei meio perdido em configurar a rede, não sei bem que informações colocar lá. Tentei seguir a ajuda do ubuntu, mas também fiquei perdido.Por exemplo, em escolher um tipo de conexão, qual escolho? "Ethernet"?  Pede o endereço ip, gateway, etc. acredito que seja do roteador, certo? E pede o dns do servidor... o que seria isso?

É, eu também me perco nessas coisas. Tipo de conexão é ethernet sim, se você está usando a cabeada.

Vou dizer o que tem na minha conexão, ver se ajuda: na aba geral, clique em conectar automaticamente a esta rede e em todos os usuários podem conectar a esta rede. Na aba ethernet aqui apareceu automático o dispositivo, em segurança não tenho nada clicado (ainda preciso pesquisar se é preciso ou não). Em configurações IPv4, eu tenho automático (DHCP). E é isso. Não botei ip nem gateway nem nada....

 

Outra coisa: alguns dispositivos de rede precisam de drivers proprietários. Eu acho que não é seu caso, porque essa placa-mãe sua é bem padrão, por isso nem fui atrás dessa possibilidade. Por outro lado, cada nova versão do ubuntu tem novos suportes a hardware e essa é outra razão para tentar a versão 16.04.

 

Bom, espero que ajude!

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha , olá!

 

Acho que você me entendeu mal. Primeiro eu expliquei, para quem não é nada familiarizado com o ubuntu, que é possível fazer um "test drive" antes de instala-lo e que também é possível acessar a internet por este "test drive", porém não consegui acessar a internet pelo "test drive" mesmo com o HDD desligado. Tinha feito isso para saber se era algum problema de configuração/driver.

Limpei o computador: removi tudo que é possível remover da placa-mãe, passei pincel limpo, passei limpa contato na frente e no verso da placa, esperei secar 1 hora, reconectei tudo, instalei o ubuntu 16.04 64 bits, mas infelizmente a rede ainda continua não funcionando. Tentei seguir as suas orientações de configurar a rede, mas na aba "Ethernet" em "dispositivo" não aparece nada para escolher.

Em relação ao comando dmesg, não apareceu nada em vermelho. Além de outras coisas, apareceu:

 

NET: Registered protocol family 16

NET: Registered protocol family 17

 

Apareceu também um "ACPI Warning"

 

E também "i8042: pnp : ps/2 appears to have aux port disable, if this incorrect please boot with i8042.nopnp


O que acha?

Vou pedir também informação na sessão Redes e Internet" aqui do forum pra saber como verifico se o  dispositivo de rede está funcionando.

Agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guiober eu entendi mal mesmo. É que você disse que com o windows conseguia e não percebi que você estava falando de duas máquinas diferentes (notebook e pc, se é que agora eu entendi, rsss). Só pra ter certeza: no "test drive" do 16.04 também não funcionou? você tentou o comando ifconfig, pra ver se diz alguma coisa de rede?

Vi algumas reclamações sobre a conexão internet com essa placa-mãe e ubuntus mais antigos. Parece que nem sempre o ubuntu reconhece o driver correto. você pode entrar no ícone de configurações de sistema, na parte de programas e atualizações e drivers adicionais e ver se não tem um driver de rede (pelo que entendi do manual sua placa é uma atheros AR8132).

Estava olhando o manual da sua placa-mãe e parece que sua bios tem duas funções interessantes, uma que você pode desabilitar a rede (então era bom checar se está habilitada) e outra que faz um diagnóstico do cabo. você poderia testar, porque embora seja do cabo, se o módulo de rede estiver ruim acho que vai aparecer alguma coisa aqui, já que o teste começa pela detecção da porta utilizada. Pra fazer o teste o cabo precisa estar ligado no pc e na rede (meio óbvio, eu sei, mas...)

Fica na aba de integrated peripherals:

- Onboard H/W LAN
Enables or disables the onboard LAN function. (Default: Enabled)
If you wish to install a 3rd party add-in network card instead of using the onboard LAN, set this item
to Disabled.
- SMART LAN (LAN Cable Diagnostic Function)
This motherboard incorporates cable diagnostic feature designed to detect the status of the attached LAN
cable. This feature will detect cabling issue and report the approximate distance to the fault or short.
If no cable problem is detected on the LAN cable the following message will appear in a few seconds:
No cable problem is detected on the LAN cable
 

Outra maneira de testar se a rede funciona é usar outra distro live que não seja ubuntu. Pode ser o hirens bootcd, que tem dois sistemas operacionais básicos, o do gparted e o do windowsxp, pode ser o AntiX ou o puppy linux, ou um fedora, por exemplo. Se conectar, é um problema do ubuntu com o driver. Se não conectar, voltamos à estaca zero. Vou pesquisar mais sobre o driver...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha , olá!

Então, esclarecendo: estou escrevendo aqui por meio de um notebook. Com este notebook eu testei o cabo no qual eu acesso a internet do PC com ubuntu, e pelo notebook o cabo está funcionando corretamente. Acessei a internet pelo notebook e também as configurações do roteador, sem problemas (isso com o dispositivo wireless desativado, para ter certeza).

Pelo "test drive" do cd do ubuntu, tanto na versão 14.04 e 16.04 diz que "Nenhum dispositivo de rede disponível" e obviamente não consigo acessar a internet.

Na minha BIOS não tem essa opção "Onboard H/W LAN". Vi no manual da placa que tem essa opção, mas aqui não.Talvez essa opção apenas esteja disponível na placa GA-G31M-ES2L. A minha é GA-G31M-ES2C. Mas tem a "SMART LAN (LAN Cable Diagnostic Function)" só que quando eu entro em seu menu, não posso fazer nada. Há uma opção, só que ela não está disponível. Mesmo tentando seleciona-la, nada acontece.

Tenho esse CD-utilitário hirens bootcd, tentei acessar a internet pelo "mini windows xp" e não funcionou também. O outro sistema ainda não tentei. Vou tentar, mas acho que o dispositivo de rede parou de funcionar mesmo.

Acho que o momento é ter certeza se o dispositivo de rede está funcionando ou não. Porque se não estiver, o jeito mesmo vai ser adquirir uma placa de rede compatível com ubuntu e windows.

Mais uma vez agradeço a atenção!

Pequena edição, em relação ao comando ifconfig:

 

Foto0035.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Guiober disse:

"SMART LAN (LAN Cable Diagnostic Function)" só que quando eu entro em seu menu, não posso fazer nada. Há uma opção, só que ela não está disponível. Mesmo tentando seleciona-la, nada acontece.

@Guiober se isso está acontecendo com o cabo ligado, eu realmente apostaria em dispositivo de rede pifado, ou a conexão de entrada ou a placa onboard mesmo. Mais perto do hardware do que a bios não tem. Aliás, o item "onboard HW/Lan" deveria estar em cima do smart lan. O fato de não aparecer é um bom indicativo de que a placa não está funcionando.

O detalhe da ifconfig mostra que não há rede externa, outro indicativo.

Não sei o quão curioso você está sobre isso, mas se é pouco eu sugiro você comprar uma placa de rede nova e esquecer essa lan onboard. Além da dor de cabeça de tentar diagnosticar, a rede dessa placa-mãe é antiga (10/100) até onde eu lembre e uma placa nova vai ser 100/1000, mais adequada para banda larga.

De maneira geral, quase todas as placas de rede vão funcionar com ubuntu, não precisa comprar nada muito especial ou caro. O mais prático é você fechar em poucas opções e depois checar se funcionam. O site abaixo é a lista dos hardwares certificados como compatíveis com ubuntu, então deve ajudar.

https://certification.ubuntu.com/catalog/category/NETWORK/

 

abs!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...