Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não desliga após desligar windows


Posts recomendados

Olá, desculpem se criei o tópico na seção errada, mas essa me pareceu apropriada
Tenho um computador relativamente novo (1 ano e 3 meses) e eu tinha o windows 10 em um HD normal, então comprei um SSD, removi o HD normal, instalei o windows 10 no SSD, coloquei o HD normal de volta, e formatei a partitura em que estava o windows direto pelo "meu computador". Porém depois de uns 5 dias, o computador passou a não desligar normalmente. Se eu inicio ele e desligo em seguida, ele desliga tudo certinho, porém normalmente, ele desliga o windows porém os hardwares continuam funcionando.
Ja reparei que quando eu desligo o computador sem fechar o chrome por exemplo, e acontece isso de os hardwares continuarem ligados e eu desligar direto pelo estabilizador, quando eu ligo o computador no dia seguinte, ele abre o chrome já na pagina que estava quando eu desliguei.
Outro detalhe, quando o computador não desliga, se eu ficar segurando o botão de desligar no gabinete por uns segundos, ele desliga (não sei se esse detalhe é importante)

Alguém sabe o que que pode ser esse isso?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson wolf Pode ser energia ainda na fonte, já vi casos sobre isso, mas são antigos.

 

Usar estabilizador danifica seu pc, o uso de estabilizador não é recomendado, um fator que pode estar danificando seu pc é o uso dele.

 

Qual o restante da configuração completa com marca e modelo da fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Anderson wolf disse:

Cara, o estabilizador é realmente MUITO antigo, deve ter uns 10 anos pra mais
o pc é:
i5 7600
mobo asus z170m-plus

hyperx fury 8gb 2400 mhz

gtx 1060

fonte corsair 500 watts 

não sabia dessa do estabilizador, então eu ligo o pc direto na tomada mesmo?? 

Olha como você está fazendo algo totalmente errado, a sua fonte tem pfc ativo e tá sendo ligada em estabilizador, já imaginou se porventura a sua fonte queima.

 

Sabia que a corsair te dá garantia de 3 anos da fonte em caso dela queimar ? Sabe o que acontece com essa garantia caso a fonte queime e ela esteja ligada a um estabilizador ?.

 

Estabilizador parou de ser útil a 20 anos, o recomendado e certo a fazer é ligar direto na tomada ou filtro de linha bom e só, nobreak pode usar, mas só se for senoidal puro e é caro.

 

O fator garantia da fonte:

 

Caso a fonte seja nova ela está na garantia do fabricante que é de 3 anos a partir da data da compra da mesma seja em qual loja for você terá acesso direto ao RMA da corsair para solicitar a garantia que será da sua fonte, na garantia você tem de enviar sua fonte para a corsair e eles irá tentar arrumar e caso a mesma tenha saído de linha eles dão uma nova.

 

O que ocorre se a fonte queimar em estabilizador, ainda tenho direito a garantia ?

 

Não, se a fonte queimar ligada a um estabilizador a sua garantia de 3 anos passa a ser 0, ou seja, você perde a garantia totalmente, pois isso seria reconhecido pela corsair como um mal uso do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa, eu não sabia disso do estabilizador. amanha mesmo vou dar um jeito de ligar tudo isso na tomada. Régua posso usar normalmente né? Obrigado pela informação, não tava ligado nisso

e quanto ao fato de o computador não estar desligando, alguma sugestão do que pode ser o problema?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Anderson wolf disse:

nossa, eu não sabia disso do estabilizador. amanha mesmo vou dar um jeito de ligar tudo isso na tomada. Régua posso usar normalmente né? Obrigado pela informação, não tava ligado nisso

e quanto ao fato de o computador não estar desligando, alguma sugestão do que pode ser o problema?

Perfeito.

 

Régua pode sim, também pode usar filtro de linha(também conhecido como régua).

 

Esse fato de não desligar uma vez vi dizer que era energia no capacitor da fonte, porém quando vi também recomendava deixar até que se desligasse sozinho, bom eu nunca enfrentei esse problema, mas pode ser diversas causas, até por isso mesmo o estabilizador não é recomendado, pois esse pode ser um problema gerado pelo uso dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

eu troquei o estabilizador por um filtro de linha faz uma semana. O problema continuou, metade das vezes o computador não desliga se ele ta ligado faz um tempinho. Se liguei à pouco, tem mais chances dele desligar.
Quando ele desligava normalmente, antes de desligar, parecia que o cooler do processador aumentava a velocidade logo antes de desligar, e agora o que ando reparando, é que o cooler da uma pequena, quase impercebível, aumentada na velocidade, e em seguida volta ao normal, e o computador não desliga. Estou com receio de desligar o computador direto assim sem que as peças desliguem. Isso pode prejudicar alguma peça? Alguém sabe uma possível solução pra isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson wolf  Por acaso já trocou a bateria de 3v da mobo ? quando o pc desliga, salva algumas informações nessa bateria.. se ela estiver ruim o pc não vai desligar por conta dessas informações que precisam ser salvas.

Outra sugestão seria o driver da Intel Managment Engine.. ele ocasionava isso na versão 11xx eu acho.. aconselho instalar a 9, se você tiver ele na sua máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca troquei a bateria... a mobo tem 1 ano e 4 meses, sera que pode ser a bateria??
vou testar o driver da intel e fechar todos os processos que não sejam do windows antes de desligar pra ver se não é algum programa que ta travando
se nada funcionar, vou tentar trocar a bateria, mas acho meio improvável visto que a placa é relativamente nova

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

esses dias o pc nao ligava mais, dava a mensagem que iria fazer "reparo automatico" e não conseguia fazer o tal reparo... e reiniciava o pc. Não ligava mais de maneira alguma, então eu formatei o windows no SSD e até então arrumou, e agora o computador esta desligando corretamente
Detalhe, tenho a leve impressão de que esse erro de não desligar o computador começou a acontecer quando eu fiz estes procedimentos do tecmundo

https://www.tecmundo.com.br/ssd/56274-ssd-guia-completo-configuracoes-voce-ter-o-maximo-desempenho.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...