Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Exercício de vetores c++


Breno Baroni
Ir à solução Resolvido por devair1010,

Posts recomendados

Segue o exercício:

#include <cstdio>
int main()
{
	int vet[8]={8,7,6,5,4,3,2,1}, i, j;
	for(i=0, j=7; i<=7; i++, j--) {
		vet[i] = i;
		printf("%d ", vet[j]);
	}
}

 

Eu não entendi o porque do resultado dar isso, nem fazendo debug eu entendi :( Alguem pode me explicar ?
R: 1, 2, 3, 4, 3, 2, 1, 0.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Breno Baroni      é por que ele vai imprimindo do fim do vetor para o inicio enquanto ao mesmo tempo ele vai colocando o valor de i no começo do vetor , assim ele imprime até a metade do vetor normalmente , mas dai em diante como o j vai diminuindo ele passa a imprimir os valores de i que foram colocados no inicio do vetor .

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi... tipo fazendo de cabeça, né?

 

 

	for(i=0, j=7; i<=7; i++, j--) {

Essa estrutura é um pouco estranha para mim... sou acostumado a ver o for com apenas 3 parâmetros.

 

Mas seria algo assim:
 

for (<primeira variável> com seu valor inicil,<segunda variável> com seu valor inicial; condição de parada; o que será feito ao final do loop; a segunda coisa que será feita ao final do loop)

Ai, mentalmente ou anotando num papel...:

 

Tendo:

		vet[i] = i;
		printf("%d ", vet[j]);

Primeiro loop

i=0;  j=7;

Começa

{8,7,6,5,4,3,2,1}

Termina

{0,7,6,5,4,3,2,1}

Na tela

1

 

Segundo loop

i=1;  j=6;

Começa

{0,7,6,5,4,3,2,1}

Termina

{0,1,6,5,4,3,2,1}

Na tela

1 2

 

Primeiro loop

i=2;  j=5;

Começa

{0,7,6,5,4,3,2,1}

Termina

{0,1,2,5,4,3,2,1}

Na tela

1 2 3

 

Por ai

adicionado 6 minutos depois

Ou algo assim:

{8,7,6,5,4,3,2,1}

{0,7,6,5,4,3,2,1} | 1

{0,1,6,5,4,3,2,1} | 1 2

{0,1,2,5,4,3,2,1} | 1 2 3

{0,1,2,3,4,3,2,1} | 1 2 3 4

{0,1,2,3,4,3,2,1} | 1 2 3 4 3

{0,1,2,3,4,5,2,1} | 1 2 3 4 3 2

{0,1,2,3,4,5,6,1} | 1 2 3 4 3 2 1

{0,1,2,3,4,5,6,7} | 1 2 3 4 3 2 1 0

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Breno Baroni disse:

estava colocando o resuldado na matriz :/ Preciso estudar mais kkk

 

Entendo que um dos segredos da programação é capacidade de abstrair (não sei se o termo é esse, mas seria mais ou menos isso). Apesar desse conceito está mais relacionado à Orientação a Objetos, ele na verdade está presente em tudo... vale também para C, como qualquer outra linguagem ou paradigma de programação... e inclusive para o dia-a-dia.

 

Outro segredo é que seria entender que o código ao ser executado tem duas características principais:

- e cada tarefa a ser executada interage com o estado das variáveis naquele momento. Ou seja, a cada "linha de execução" as variáveis podem estar um estado específico, ou seja, o que vale é aquele  momento.

- de um modo geral, o computador vai executar uma tarefa de cada vez. Imagine um robô com apenas um braço. Essa característica tem relação com a anterior... o estado das memórias é alterada ou não em sequência unitárias...ou seja, as variáveis vão persistir o seu estado, até que algum comando as altere e essas alterações são feitas um a um. obs.: pode ser feitos alterações em lote, por exemplo, ao criar um vetor, e já definir os seus valores iniciais, como foi feito no seu código, seria como se um a um ele jogasse o 8 na posição 0, 7 na posição 1, 6 na posição 2... etc, mas esse "bloco" será executada de uma vez, antes da próxima instrução ser executada, ou seja, os estados das 8 variáveis antes era uma, e após todas serão outras...
 

Como assim:

Vamos pegar o seu código:

#include <cstdio> //aqui o compilador vai "incluir" tudo que
    //csdio tem no seu programa. Seria você copiar o código
    //dessa estrutura e colocasse dentro do seu. Desta forma,
    //os recurso dela ficam disponível no seu. Observe que
    //quanto mais "incluir", maior vai ficar o seu programa
int main() //aqui definiu que existirá um método de nome "main"
    //Cada método é como um subprograma, apenas que tem acesso
    //as coisas que estão no programa em si, ou seja, esse sub-
    //programa também vai enxergar o "cstdio", por exemplo
  
    //outra detalhe do "main" é que, ao "executar um código em C++",
    //o computador vai procurar o método que tem esse nome, ou seja,
    //é o método que é executado ao rodar o programa. Se não tiver
    //main, o programa não vai rodar...
    {
	int vet[8]={8,7,6,5,4,3,2,1}, i, j; //ao método ser instanciado, 
        //vai chegar nessa linha. O int no início vai significar que
        //quer criar variáveis desse tipo... o vet[8] que vão ser 8,
        //variáveis e que a referência a essa estrutura vai se chamar vet. 
        //a criação das variáveis tem uma estrutura específica, mas
        //podemos "abstrair"...
        //ai, cada uma das posições desse vetor, vão ter os respectivos
        //valores que estão nos {}, ou seja, o compilador entende essa estrutura
        //seria como se tivesse igualando um por um...
        //depois o computador vai criar a variável i e a j...
	for(i=0, j=7; i<=7; i++, j--) { //aqui, vai criar a estrutura de repetição
        //que terá mais ou menos aquelas características citadas na outra postagem.
        //Como funciona a estrutura para fazer que o computador repita? não sei, mas
        //sabemos como vair se comportar (abstraimos)
		vet[i] = i; //aqui, acho que funciona mais ou menos assim... começa pelo lado
        //direito. Pega o valor de i nesse exato momento, no primeiro loop está valendo 0,
        //então tem um 0 lá guardado. Após, acha o vet, vê que é um vetor, e posiciona
        //na posição 0, já que tem o [i], o [] servindo para posicionar e o i que vale 0
        //Daí, essa variável (que está na referência vet[0]) vai ter 0.       
		printf("%d ", vet[j]); //nesse momento, j vale 7, e vet na posição 7 tem o valor 1,
        //que foi definido lá quando criou a variável, logo, vai imprimir 1.
	} //ai o computador vai voltar lá para o início do for, e vai executar aqueles 2 últimos
    //parâmetros, ou seja, i vai ser =0+1 e j=7-1.
} //aqui encerra o programa

 

PS: vi agora... como o método foi definido para retornar um int, logo você tem que retornar um int, ficando algo como:

#include <cstdio>
int main()
{
	int vet[8]={8,7,6,5,4,3,2,1}, i, j;
	for(i=0, j=7; i<=7; i++, j--) {
		vet[i] = i;
		printf("%d ", vet[j]);
	}
	return 0; //aqui nessa linha, vai retonar no próprio método um valor, 
    //ou seja, a estrutura que invocou esse método main, se "colocasse para
    //imprimir o método", apareceria 0.
    //obs.: existe um motivo para retonar um int, algo como "verificar qual retorno
    //foi dado, ou seja, o 0 seria que "não deu erro algum", por exemplo. Ou poderia
    //ser para outra coisa... mais em fim, pode abstrair... o importante é que tem que
    //retonar algo, já que foi criado para retornar!, caso contrário, o método seria 
    //void. Algo como void main() {}
} //nessa caso, não vai chegar aqui, pois o return fecha o método

Por ai vai.
 

 

obs.: Pelo que eu vi, o C seria uma linguagem mais voltada para o paradigma de "Programação estruturada", "Programação imperativa" e "Programação procedural". Já o C++ seria "multiparadigmas". (vulgo "um bagulho mais louco"). Mas no momento, está programando como se fosse em C.

 

obs.2: Entretanto a sintaxe está para C++ mesmo, ou seja, o código não compila em C. (estava me referindo ao paradigma).

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...