Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível recuperar o windows de fábrica sem CD?


Posts recomendados

Olá amigos, gostaria de saber se é possível restaurar as configurações de fábrica do meu notebook?

A história é a seguinte, comprei um notebook em 2013, mais o tempo foi passando e tive oportunidade de comprar um novo e mais potente e esse note ficou encostado, um colega que precisava pediu emprestado, porém esse cara, substituiu o window 8 de fábrica por uma cópia do windows 7, pirata, enfim, tô tentando recuperar o windows original, e não tenho condições de enviar para o suporte técnico e nem tenho mais o CD que veio junto. Existe algum meio de recuperar o notebook? desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os notebooks costumam ter uma partição escondida com a instalação de fábrica. Quando você inicia o note não aparece alguma mensagem de aperte f2 (ou f1 ou f12...) para resolver problemas (ou alguma mensagem parecida?)

47 minutos atrás, Ricardov disse:

Não tem mais a etiqueta com a licença? Fica embaixo

Em geral, essa chave que fica embaixo nos notes é falsa, não corresponde à chave de fato... Mas você pode baixar o windows no site da microsoft e tentar a instalação. Não lembro a partir de que versão o windows "grava" a chave e ao reinstalar ele aceita. Como no windows 10: depois de ativado, você pode fazer uma instalação limpa que ele sempre reconhece o pc como tendo uma licença válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov desculpe, me expressei mal. Mas no fundo é isso mesmo. Vamos ver se eu consigo me explicar sem parecer muito enrolado. De um lado, uma licença que fica exposta assim, do lado de fora da máquina, dá pra qualquer um copiar, seria uma dor de cabeça. De outro lado, esses windows que já vêm com a máquina são sempre instalados a partir de uma imagem "master", digamos, em geral customizada segundo o fabricante. A validação da licença me parece que seria a última coisa de um processo e a única que é individual. Isso que estou dizendo é o meu (parco) raciocínio, mas o fato é que essa licença que fica do lado de fora dos notebooks nunca confere com a licença verdadeira da instalação e ao digitar essa chave o windows vai dizer que a licença não é válida ou aparecer aquela mensagem de "você pode estar sendo vítima de pirataria". A licença verdadeira da instalação em geral vem colada no certificado. E, claro, está gravada na partição de recuperação de disco ou no cd ou dvd que acompanha o notebook.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Ricardov disse:

Sendo a etiqueta original tem que ir pra cima da Microsoft. Existindo a partição de recuperação ficaria mais fácil. Vamos ver o que o @thiagobr4g4 nos diz.

 

Não pra cima da microsoft, não precisa. Liga pro sac da fabricante do notebook com a documentação na mão. Eles são obrigados a resolver o problema. Aqui no fórum teve um problema parecido faz uns dois meses e resolveu assim. Eles forneceram outra chave para o colega.

Mas se existir a partição de recuperação tudo se resolve fácil mesmo. Eu me irrito muito com os fabricantes, que fazem essa partição oculta e nem informam direito o usuário de que é lá que está a "alma" da máquina, nem enfatizam a necessidade de fazer uma mídia de recuperação externa. Aí o HD pifa (coisa bem mais comum do que gostaríamos) e o coitado do usuário não sabe o que fazer, muitas vezes compra um notebook novo só por falta de orientação ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...