Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ricardo C Santana

Resistor para circuito de LED

Recommended Posts

Boa noite galera. Estou montando uma luminária com quatro canais independentes com 5 leds cada. A fonte tem 24v cada canal e 300w total. Os leds são de 10w e serão ligados em paralelo. Usei um site para calcular o resistor, mas o problema é que deu um diferente dos que eu tenho disponível comigo e gostaria de saber se tem uma forma de fazer com que eles sirvam. Segue imagem do circuito indicado pelo site e outra do resistor que eu tenho.Screenshot_20180612-210331.thumb.png.7292ac2e4781bde89d266354be6205d1.pngDiagrama de circuito indicado para cada canal.Screenshot_20180612-210724.thumb.png.cbe861d54ad4ca51c1daa1e0437b262b.pngResistor que eu tenho.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não levei fé nesses seus valores e nem sequer tenho certeza de que conheces os dados necessários. Vejamos..

Use essa calculadora aqui: http://ledcalculator.net/default.aspx?values=24,12.1,1050,5,0&lang=pt-BR

Qual a tensão nominal de cada led, Vd??  Seria 12 Volts mesmo??

Qual a corrente nominal de cada Led, Id ?? Seria 1050 miliAmperes mesmo??

Qual a tensão da fonte de alimentação?? Seria de 24 Volts mesmo??

Note que o resistor terá de dissipar 14 Watts => Use resistores de fio 20 Watts

https://www.soldafria.com.br/resistor-de-12r-20w-5-p-6533.html?search=resistor de 20W

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia amigo faller. Os valores são estes com certeza. E a imagem que postei foi retirada de um calculo feite em um site, mas o que você indicou me parece melhor. Muito Obrigado!!

São LED de 10W. Outra pergunta. Seria um de 20W para todo o circuito ou um conectado em cada led? Desculpa, mas não tem profissionais aqui na minha cidade e aí estou tentando me virar sozinho. Grato pela compreensão.

Editado por Ricardo C Santana
Acrescentar informação.

Compartilhar este post

Link para o post

É como o circuito mostra, um resistor para cada led e cada um deles de 20 Watts..

De longe não é a melhor solução pois tem uma eficiência muito baixa..

Procure por "drivers" de led cuja eficiência é bem maior.. Coloque no Tio Google "driver de led 10W"

Ou, se conseguires garantir que sua tensão de alimentação é estável, use os 24 Volts diretos sobre duplas de led, ligados em série, sendo que deves usar três dessas duplas em paralelo. Assim:

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=24,12.0,1050,6,0&lang=pt-BR

Note que agora reduziu para apenas 3 resistores de 3 Watts

Esse dai por exemplo:

https://www.soldafria.com.br/resistor-1r2-5-3w-mrvmdrdr-p-4893.html?search=resistor de 3W&page=3

Agora veja que a tensão tem de ser estável.. Por exemplo se alimentares com 24V em um caminhão, onde a tensão em carga da bateria pode chegar a 28 Volts vai resultar que a corrente em cada led será 

Iled = 28V - 24V / 1R = 4Volts / 1R = 4 Amperes e jamais os projetados 1,05A

Fosse com o outro circuito teríamos:

Iled = (28V - 12V) /  12 ohms = 1,3 Amperes, somente 30% maior e nunca os 300% maior do caso anterior..

Editado por faller

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais