Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura oscilando rápido com Corsair H55 + I7 8700K


Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite pessoal.

 

Quantos anos sem abrir um tópico aqui...

 

Seguinte, minha placa-mãe do I7 de primeira geração foi pro limbo, assim tive que montar um PC novo. Ainda não comprei placa de vídeo. Minha config é:

MB Asus TUF Z370 Pro Gaming

I7 8700K

2x4GB Corsair LPX 2400MHz

SSD 240GB

WC Corsair H55 (detalhe, comprei usado)

 

Enfim, montei, usei e viajei com o gabinete, quando voltei notei o processador esquentando muito. Instalei o Core Temp mas também verifico na BIOS.

Havia usado uma pasta térmica aqui Ice Fusion da Cooler Master´, porém a mesma devia ter uns 9 anos. Pra tentar resolver o problema comprei a Arctic Silver Ceramique 2. Melhorou um pouquinho, mas nem de perto resolveu.

Não utilizo push pull. Èstou usando o vídeo onboard. Na verdade está frio aqui e mesmo com o gabinete aberto oscila mesmo assim. E quando digo oscila, oscila mesmo, de 34 graus vai pra 90 facinho, só realizar algum teste de stress simples como o do Winrar por exemplo. E pior, se desligo o teste questão de 10 segundos já está em 40 graus de volta. Oscila demais! Além de obviamente ir para temperaturas altas demais. Ainda mais com um WC. Se abro muitas abas no Chrome e algum vídeo já vai pra próximo de 60 graus.... muito estranho.

Já reinstalei o processador 2 vezes. Não fiz overclock de nada.

Já chacoalhei o radiador pela possibilidade de ser ar.

Escuto a bomba funcionando...

Mangueira de saída levemente quente, bem pouca coisa.

Fan funcionando normal. Deixei bomba e fan no máximo na BIOS, mas o problema persiste.

Bomba conectada na porta da placa-mãe específica para ela. Fan está no CPU FAN da placa-mãe.

O antigo dono do WC disse que trocou uma vez o líquido de arrefecimento.

 

Vi que há tópicos antigos sobre isto, mas nenhum me deu uma solução.

 

Alguém tem alguma sugestão?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, renf disse:

E quando digo oscila, oscila mesmo, de 34 graus vai pra 90 facinho

É normal oscilar tanto assim, o processador reage quase que instantaneamente à carga: quando baixa, esfria, e quando aumenta, esquenta.

 

11 minutos atrás, renf disse:

Ainda mais com um WC.

Watercooler não quer dizer "cooler potente", e isso se aplica bem aqui: o seu é um WC bem de entrada, do mesmo nível de um Air Cooler mediano. Não tem nada de especial em um H55, e tomara que você tenha pagado uns 100R$ nele, pois mais que isso é furada.

 

 

Em todo caso, preocupe-se com o fato de você estar atingindo 90C. Já era esperado que chegasse nisso, considerando o cooler relativamente fraco para o processador que você tem; ainda assim, não é bom deixar chegar nessa temperatura. Vá na BIOS, coloque a tensão no manual e abaixe um pouco, isso deve dar uma segurada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renf se está batendo nos 60ºC só com uso de internet, o water cooler deve estar com defeito, especialmente em Joinville (conheço muito bem Santa Catarina), e especialmente se o sujeito trocou o fluido. Esses water coolers selados não são para abrir nem trocar fluido, especialmente da Corsair, que se der defeito ele pderia ter feito o RMA (que é de 5 anos).

 

Existe o risco de você ter instalado errado, mas se é usado e já foi aberto, o problema pode estar no H55. Acho meio furada gastar quase 3K em placa-mãe e processador e colocar uma gambiarra para refrigeração. Especialmente porque um Maelstrom 240T custa 250$. Às vezes tem promoção de 210$.

 

Mas você pode conferir duas coisas:

 

1 - como está o vcore em teste de estresse (veja pelo CPU-Z)?

2 - qual a rotação da bomba pelo HWmonitor? Veja a rotação do conector que a bomba está plugada.

 

Só não use Prime e OOCT. Use o AIDA64 com apenas CPU marcado. É um teste bem mais leve e não vai tostar a CPU do jeito que está.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu 6700K faz isso às vezes, está na internet ou fazendo algo simples e do nada ele liga o turbo e vai a 4.2GHz com cerca de 1.3V de vcore (está tudo em stock) e dá um pulo pra quase 60ºC e em segundos volta à 19~30ºC como de costume. Notei isso desde início de 2016 quando montei meu Skylake... acho que os processadores Intel estão vindo assim agora... ou são as placas mãe da Asus que estão toda hora jogando vcore lá em cima, aí esquenta mesmo. 

 

Eu só acho estranho os picos de frequência (padrão do meu é 4GHz e turbo é 4.2GHz).. do nada ele sobe, fica 1~2s e volta a 1200 ou 800MHz... resolvi deixando o plano de energia em "economia de energia", aí ele fica em 800MHz sempre com vcore abaixo de 0,8V. Assim ele fica de 19 a 25ºC (o core mais quente que levo em consideração).

 

Se a bomba está bem montada e com pasta boa, acho que é normal esses picos de temperatura no seu caso amigo. O radiador chega a ficar quente do ar sair quente também? Aqui uso um air cooler Hyper 212X e quando dava os picos de 4.2GHz nem chegava a esquentar o dissipador de tão rápido que ele voltava para "idle". E quando eu jogava também não passava muito de 68~73ºC no verão no HAF912 com 2 fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia gente.

De uma coisa tenho certeza. Não está normal!

Mas nem de perto isto é normal.

Não estou usando o Prime.

O ar não sai quente não. Porque nem deixo bastante tempo Com temperatura alta por medo, vou e fecho tudo.

Só há o core temp instalado.

Pasta termica como disse troquei por uma boa.

Entendo que é um wc de entrada, simples, mas não é pra apresentar este comportamento.

Pois é, fiz caca, devia ter comprado novo. Agora já foi....

RMA não rola porque não tenho nota.

Vcore não consigo ver agora pois não estou em casa. Mas a rotação da bomba sempre em 1500 rpm.

Maelstrom 240T a 250 reais onde? Não encontrei. De qualquer forma o gabinete TT View 21 só da pra instalar na frente ele. Não sei se a mangueira chega...

O PC tá todo em stock, não alterei nada.

Quando tiro o bloco vejo que a pasta térmica está no formato quadrado da cpu aparentemente. Desconfiei de não estar tendo contato. 

Depois olho o Vcore, mas fora isso alguma sugestão pra tentar salvar o wc ou uma tentativa de solução?

 

Obrigado gente.

 

Ps: achei a 250, mas apenas o vermelho, melhor seria o branco ou azul. O 120T não me atenderia? Odeio gabinete com ruído. Sempre uso a menor quantidade de fans possível. Lembrando que a curto/médio prazo não pretendo fazer over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renf tem esta foto com um water cooler de 240 na frente.

gabinete_atx_tt_view_21_tg_preto_laterai

Esse modelo da Thermaltake (na foto) é o mesmo do H100i V2. O H105, também do mesmo fabricante do Thermaltake e o H100i V2 (Asetek) tem as mangueiras com 300mm de comprimento aproximadamente. Estou vendo posts em fóruns dizendo que o H100i e o H110 (também da Asetek) tem mangueira de 300mm. Eu tenho um maelstrom 240T aqui em casa e a mangueira tem 300mm de comprimento (vide foto abaixo).

 

mangueira_01.jpg

 

Teoricamente daria, mas não dá para garantir. Esse gabinete tem a placa-mãe lá atrás. Mas teria que colocar os fans primeiro, como está na foto.

 

Depois diz como está o vcore. A rotação da bomba parece correta (algumas placas-mãe leem pela metade, pois a rotação real é 3000rpm). Ele está em um conector a 12V? Você tem que ir no BIOS e desabilitar qualquer controle.

 

Tem Maelstrom 240T na Pichau por 250$. Costuma ter todas as cores. Veja também no Kabum e na Terabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

opa. Esta desabilitado qualquer controle da bomba. Tá em máximo o tempo todo. A placa-mãe possui um conector específico pra ela.

Na pichau só tem vermelho. Uma pena. Na loja física que é do lado de casa deve estar uns 400 reais ou mais. Sem noção.

Que bom pelo menos que a mangueira da. Mas o outro local do fan na frente que ficaria jogando ar pro psu cover não iria usar. Detesto fan demais.

Vou medir com uma régua lá no gabinete essa distância.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Comprei na Kabum. Saiu mais barato. Que raiva gastar dinheiro de novo, burrada minha...

Depois quando chegar vou abrir esse Corsair pra ver se dá salvação.

Medo do ruído que vai dar no gabinete.

Jogar ar quente pra dentro certo?

Pior que não vai ter outro com ar frio jogando pra dentro. Só o traseiro retirando.

 

Edit: Lembrei agora. Tenho dois Noctua do PC antigo que estão perfeitos.

Um é o Noctua Redux Edition:

Velocidade de rotação 600 / 900 / 1.200RPM.

Fluxo de ar 28 / 44 / 58CFM.

Nível de ruído 6,2 / 10,6 / 18,1dBA.

 

O outro o Noctua NF-P12 PWM:

 

Velocidade de rotação 900 ~ 1.300RPM.

Fluxo de ar 92,3 m³/h.

Nível de ruído 19,8dBA.

 

Problema seria colocar dois modelos diferentes no mesmo radiador.

Tenho uma Akasa Apache também, mas daí já é mais barulhento.

 

O que vem nele é:

Fan Speed: 600 - 2200 RPM (PWM)
Fan Airflow: 182.24 CFM (MAX)
Fan Noise: 17.6 - 39.3 dBA

 

Não sei se esse CFM é combinado ou de cada um. Se for de cada um esse fan é milagroso ou muito, mas muito barulhento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renf não dá para usar esses fans da Noctua. São muito fracos para radiador (fracos mesmo, sem pressão também). Use os fans que vêm no próprio Maelstrom 240T.

 

Você disse que o gabinete é o View 21, então ele tem duas saídas, atrás e em cima. Você precisa coloc ar bons fans nessas saídas, pois o seu gabinete não tem ventilação adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiro vou testar com um fan só na traseira. Deixar a saída de cima pra física da coisa levar o ar quente.

Cara, falo sério quando digo que detesto ruído em PC. Kkkkk

Mas vou ver se atende logicamente. Senão coloco um.

Aliás, tem como apagar esses Leds dos fans do wc? Carnaval demais pra mim....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, renf disse:

Enfim, montei, usei e viajei com o gabinete, quando voltei notei o processador esquentando muito. Instalei o Core Temp mas também verifico na BIOS.

Havia usado uma pasta térmica aqui Ice Fusion da Cooler Master´, porém a mesma devia ter uns 9 anos. Pra tentar resolver o problema comprei a Arctic Silver Ceramique 2. Melhorou um pouquinho, mas nem de perto resolveu.

Não utilizo push pull. Èstou usando o vídeo onboard. Na verdade está frio aqui e mesmo com o gabinete aberto oscila mesmo assim. E quando digo oscila, oscila mesmo, de 34 graus vai pra 90 facinho, só realizar algum teste de stress simples como o do Winrar por exemplo. E pior, se desligo o teste questão de 10 segundos já está em 40 graus de volta. Oscila demais! Além de obviamente ir para temperaturas altas demais. Ainda mais com um WC. Se abro muitas abas no Chrome e algum vídeo já vai pra próximo de 60 graus.... muito estranho.

Essas oscilações são "normais" de acordo com a Intel. Ano passado já tinha bastante gente reclamando do 7770k atingindo 90ºC em stock com tarefas leves, até a Intel lançar a pérola para que ninguém faça overclock no 7700k.


https://wccftech.com/intel-i7-7700k-owners-flood-forums-with-overheating-complaints/

Citação

 

Core i7 7700K owners have flooded the company’s official forum with countless reports and complaints about overheating issue that sends their CPUs’ temperatures shooting up to 90+ degrees Celsius with very minor computational loads and in some cases even when the processors are idling.

A number of i7 7700K owners have written about the issue to The Register which subsequently broke the story. One owner wrote “My own chip suffers from it, (without any overclocking) which is quite an annoyance. This despite a delid modification and a proper water loop, resulting in the fans ramping up and down very frequently, and the temperature appearing to frequently spike near the danger zone.”


 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, RobertoGB disse:

Essas oscilações são "normais" de acordo com a Intel. Ano passado já tinha bastante gente reclamando do 7770k atingindo 90ºC em stock com tarefas leves, até a Intel lançar a pérola para que ninguém faça overclock no 7700k.


https://wccftech.com/intel-i7-7700k-owners-flood-forums-with-overheating-complaints/

 

 

 

 

Isso foi mal entendido. Esse texto da Intel tem desde o tempo dos Sandy Bridge eu acho. É velho. O pessoal mais novo que achou que eles estavam falando do i7-7700K. A Intel nunca 'permitiu' overclock. Invalida a garantia.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Contiusa disse:

 

Isso foi mal entendido. Esse texto da Intel tem desde o tempo dos Sandy Bridge eu acho. É velho. O pessoal mais novo que achou que eles estavam falando do i7-7700K. A Intel nunca 'permitiu' overclock. Invalida a garantia.

Pode até ser, mas as reclamações de oscilações bruscas na temperatura são reais. Eles dizerem que não deve ser feito OC é como um fabricante de um carro esportivo dizer que você não pode correr com ele o.O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB isso é por causa da garantia. Toda empresa tem essas declarações. Sobre as reclamações de oscilações bruscas é em função do vcore ser controlado pelo chipset da placa-mãe (algumas gerações são dentro da CPU). Então, em placas-mãe da ASUS em especial (pela minha experiência), o vocre sobe muito em carga, às vezes perto dos 1.4V, que basicamente seria o necessário para fazer um over de 5.2Ghz.

 

Ou seja, não mudou nada. O chip só tem um turbo mais alto, e as placas-mãe soltam o vcore igual Dodge Dart. Basta ajustar o vcore manualmente no BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renf 1.168 Volts em repouso, em teste de estresse, qual teste de estresse? Vcore só dá para ter uma ideia com teste de estresse, preferencialmente no seu caso o AIDA64 com apenas CPU marcado. Talvez o CPUZ seja mais fraco, mas não sei. Rode apenas alguns segundos que dá para ver.

adicionado 1 minuto depois

Eu não saco de fluido, mas me passou pela cabeça que o cara colocou água (não sei se influenciaria).

 

De qualquer forma, 70ºC no BIOS está muito alto. Você precisa comprar um CPU cooler / water cooler para ontem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pior que instalei aqui o Aida64 e quando fui testar era trial... software pago.

Agora esta mais estável em idle ou com pouca coisa aberta, dá até pra usar de leve kkk. Mas quando comecei o teste no Aida é praticamente instantâneo pular pra 80~90 graus. Como será que desmonto só pra ver se é água ou tem liquido de arrefecimento?

Comprei esse WC que falou. Estou com receio do ruído pelos reviews que vi. Qualquer coisa troco os fans.

Aliás, é melhor pro radiador fan com pressão estática ou fluxo? Sei que é os dois, mas tem o mais importante e não sei qual é. Fans com mais pás e retos geram mais fluxo, e fans com menos pás e curvadas geram mais pressão de modo geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pena que a cor desse piranha e do viper são feias kkk

Mas não da nada. Vão ficar escondidos.

Falando nisso me surgiu uma dúvida. Faço sanduíche na chapa frontal do gabinete com o fan de um lado e radiador do outro ou faço eles juntos do lado de dentro?

Por acaso sabe onde encontro filtro magnético pra fan de 120 ou 140mm?

Só achei na waz, mas lá é beeeem salgado. Não encontro em lugar nenhum mais.

Da akasa não é magnético, daí ficar retirando parafuso é ruim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, renf disse:

Pena que a cor desse piranha e do viper são feias kkk

 

Esse tom azul chumbo militar? Eu acho um dos fans mais bonitos do mercado. O Viper sim é feio :) 

 

Citação

Faço sanduíche na chapa frontal do gabinete com o fan de um lado e radiador do outro ou faço eles juntos do lado de dentro?

 

Não entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tipo. Retiro a tampa plástica frontal do gabinete. Dai tem a chapa de fixação do fan. Coloco o fan do lado de fora e radiador do lado de dentro OU os dois do lado de dentro? No meu gabinete tem a possibilidade de colocar o fan na frente, e depois só colocar a tampa plástica de acrílico....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renf melhor colocar os dois do lado de dentro, já que a mangueira fica esticada (foto). Coloque o fan primeiro no gabinete (na parte de dentro) e o radiador por cima.

 

Coloque os fans do water cooler soprando para dentro. Veja se a placa de vídeo não vai esquentar muito. Se esquentar, coloque os fans soprando para fora. Os dans de trás eu acho que não precisa mexer (os dois como exaustor). Esses gabinetes tem frestas (deve ter entrada no chão) e o fluxo com os fans da frente para fora não vai criar nenhum vácuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...