Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor moto Biemme 6V só pega no "tranco"


snider607

Posts recomendados

Bom dia.

 

Estou com uma moto elétrica Biemme com o motor de 6V que ao ligar na bateria ameaça girar e não gira a não ser que eu o gire, uma espécie de "tranco" saberiam me dizer se este motor está comprometido? Ele gira apenas impulsionando com as mãos, outros motores até mesmo um de 12v liguei a uma corrente de 7.5 volts e rodou direto.

 

Caso possam me ajudar, agradeço.:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os motores, inclusive os do tipo DC, sempre têm uma inércia a ser superada em sua partida. Você precisa, através de um pico de corrente, produzir um pico de torque mecânico que retire o motor do seu estado inicial.

 

 

 

Isso é um problema de acionamento eletrônico. Poste mais informações técnicas para analisarmos aqui no fórum F5Rua4D.gif.

 

 

 

A minha intuição sugere aplicar um capacitor ou bobina de partida nesse caso, mas não tenho certeza dos detalhes dessa técnica. Tratando-se de motores DC, é um método pouco documentado, mas tenho certeza que existe.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, rjjj disse:

Os motores, inclusive os do tipo DC, sempre têm uma inércia a ser superada em sua partida. Você precisa, através de um pico de corrente, produzir um pico de torque mecânico que retire o motor do seu estado inicial.

 

 

 

Isso é um problema de acionamento eletrônico. Poste mais informações técnicas para analisarmos aqui no fórum F5Rua4D.gif.

 

 

 

A minha intuição sugere aplicar um capacitor ou bobina de partida nesse caso, mas não tenho certeza dos detalhes dessa técnica. Tratando-se de motores DC, é um método pouco documentado, mas tenho certeza que existe.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Boa noite, muito obrigado,pensei em colocar um capacitor, mas de quanto seria? Tentei ligar esse motor em 12 volts, apesar de ser o dobro de energia ele não girou. Mas o estranho é que ele rodava sem capacitor. Sou novato em eletrônica, entendo de computação, para você ter ideia utilizo o aplicativo ElectroDroid para aprender e alguns vídeos do Youtube, sei que o capacitor armazenará energia e servirá como uma espécie de ignição certo? Nesse caso mas como ligar? Se puder me ajudar, pesquisarei aqui na net também.

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aguarde por alguém com mais experiência prática. A forma que eu penso de resolver isso é trabalhosa (um sistema eletrônico com realimentação), apesar de que garantiria o funcionamento F5Rua4D.gif.

 

 

 

Mas digo uma coisa para você, de antemão: um motor DC na partida precisa de alta corrente e baixa tensão. Depois dela, precisa de alta tensão e baixa corrente.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, rjjj disse:

Aguarde por alguém com mais experiência prática. A forma que eu penso de resolver isso é trabalhosa (um sistema eletrônico com realimentação), apesar de que garantiria o funcionamento F5Rua4D.gif.

 

 

 

Mas digo uma coisa para você, de antemão: um motor DC na partida precisa de alta corrente e baixa tensão. Depois dela, precisa de alta tensão e baixa corrente.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Bom dia.

 

Compreendi. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já peguei várias motos elétricas aqui na assistência, e raramente (pra não dizer nunca) o problema é o motor! Não adianta adicionar capacitores, o que geralmente acontece é que a caixa redutora quebra alguns dentes, ou até mesmo a graxa resseca, fazendo o motor ficar pesado para dar partida! Outro defeito comum é o relé destas motos que, apesar de 6V, utilizam relés 5V, e eles tendem a dar defeitos ao longo do uso.
 Apenas para ficar ciente: o motor roda fora da caixa redutora? Caso sim, desconfie da própria caixa estar pesada, ou de problemas com os carvões que acionam o eixo do motor pois, caso o problema seja eles, o motor está condenado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Johnny Bravoo disse:

Já peguei várias motos elétricas aqui na assistência, e raramente (pra não dizer nunca) o problema é o motor! Não adianta adicionar capacitores, o que geralmente acontece é que a caixa redutora quebra alguns dentes, ou até mesmo a graxa resseca, fazendo o motor ficar pesado para dar partida! Outro defeito comum é o relé destas motos que, apesar de 6V, utilizam relés 5V, e eles tendem a dar defeitos ao longo do uso.
 Apenas para ficar ciente: o motor roda fora da caixa redutora? Caso sim, desconfie da própria caixa estar pesada, ou de problemas com os carvões que acionam o eixo do motor pois, caso o problema seja eles, o motor está condenado!

Boa noite obrigado Jhonny, quando você diz a caixa redutora seria a carcaça dele onde contém os imãs correto? O pior disso tudo um cara verificou e disse que estava bom, mas não é o que parece como você pode ver nos meus posts. 
Quanto aos carvóes existem alguns tipos de motores (isso no youtube) que as pessoas recuperam colocando outros carvões então isso seria fake? O motor fica condenado quando o mesmo é danificado.

 

Uma outra dúvida (desculpe explorar o seu conhecimento a respeito) quando desmontamos motores de 3,6,12 e/ou 24 volts há um lado certo para se colocar o eixo? Por isso que as vezes o motor não gira? Recebi essa informação dessa mesma pessoa que verificou esse motor (depois se você puder dá uma olhada nas fotos no início do post), isso é correto ou não tem nada a ver?

 

 

Muito obrigado, está me ajudando bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos por partes! Não sei quanto à esta biemme, mas a caixa redutora são as engrenagens acopladas ao motor, uma espécie de 'câmbio' que permite que o motor trabalhe em rotações mais altas para assim ter força suficiente para movimentar a moto! O motor ligado direto à roda não tem força suficiente para isso.
 Quanto aos carvões, teoricamente daria para trocar, mas honestamente nunca achei destes motores chineses para vender, e pelo preço do motor e fato de muitos virem lacrados, não acho que seja viável o tempo gasto! Geralmente o problema é que o carvão gasta, a mola não tem mais tensão para empurrar as escovas e então o motor fica fraco, ruim de partida, etc. Novamente, deixo claro que em teoria qualquer motor pode ser reparado (caso seja esse o problema), apenas acho difícil encontrar do tamanho exato.
 Quanto ao eixo, caso esteja falando do induzido do motor, ele possui o lado com os contatos, que é acionado pelo carvão (também conhecido como escova) ou uma espécie de mola em motores menores, e caso inverta, realmente não funcionará! Mas é bem improvável isso acontecer, já que a maioria sequer permite que você faça isso. 
 Apenas um detalhe: você comentou à respeito de desmontar motores de 3, 6, 12, 24V, certo? Você está desmontando o motor em si, ou a caixa redutora, acoplada ao motor? Infelizmente não consegui ver as fotos, caso consiga postá-las, facilitará muito!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Johnny Bravoo disse:

Bom, vamos por partes! Não sei quanto à esta biemme, mas a caixa redutora são as engrenagens acopladas ao motor, uma espécie de 'câmbio' que permite que o motor trabalhe em rotações mais altas para assim ter força suficiente para movimentar a moto! O motor ligado direto à roda não tem força suficiente para isso.
 Quanto aos carvões, teoricamente daria para trocar, mas honestamente nunca achei destes motores chineses para vender, e pelo preço do motor e fato de muitos virem lacrados, não acho que seja viável o tempo gasto! Geralmente o problema é que o carvão gasta, a mola não tem mais tensão para empurrar as escovas e então o motor fica fraco, ruim de partida, etc. Novamente, deixo claro que em teoria qualquer motor pode ser reparado (caso seja esse o problema), apenas acho difícil encontrar do tamanho exato.
 Quanto ao eixo, caso esteja falando do induzido do motor, ele possui o lado com os contatos, que é acionado pelo carvão (também conhecido como escova) ou uma espécie de mola em motores menores, e caso inverta, realmente não funcionará! Mas é bem improvável isso acontecer, já que a maioria sequer permite que você faça isso. 
 Apenas um detalhe: você comentou à respeito de desmontar motores de 3, 6, 12, 24V, certo? Você está desmontando o motor em si, ou a caixa redutora, acoplada ao motor? Infelizmente não consegui ver as fotos, caso consiga postá-las, facilitará muito!
 

Boa noite

Obrigado, sim entendi sobre a caixa redutora, desmontei a mesma sem saber o nome, as engrenagens estão todas ok.

Quanto as fotografias, fiz confusão com outro post de um motor de 24V que tinha aberto.

Esse motor depois que o rapaz me entregou não abri para não bichar ainda mais, ele disse que estava normal, mas girou apenas duas vezes sem dar tranco.

Seguem as fotos dele fechado, infelizmente as especificações estão ilegíveis, espero que sirvam de algo.


Google Drive fotografias.

 

https://drive.google.com/folderview?id=1E61gvvKvQ0olyYmYepyC8EZuzQBgR1dG

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Agora com as fotos ficou muito mais fácil! De fato, é um motor com escovas, com um torque absurdamente alto (chega a pular quando ligado em uma bateria 12V), se o seu está com dificuldades até para a partida, esqueça! Só trocando este motor por outro, pois o seu provavelmente está bem fraco ou com as escovas gastas/tortas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Johnny Bravoo disse:

 Agora com as fotos ficou muito mais fácil! De fato, é um motor com escovas, com um torque absurdamente alto (chega a pular quando ligado em uma bateria 12V), se o seu está com dificuldades até para a partida, esqueça! Só trocando este motor por outro, pois o seu provavelmente está bem fraco ou com as escovas gastas/tortas. 

Boa tarde, sim eu liguei ele em 12V e mesmo assim não girou, porque esses motores é possível até fazer micro serras e furadeiras, então esse só serve para ir para o lixo? 

 

Muito grato pela ajuda. Você conhece algum site que possa me aprofundar mais a respeito? Uma outra dúvida quando o assunto é resolvido eu ainda encerro os tópicos? Kkk, faz tempo que não acesso o fórum, mudou muito.

 

Abraço, valeu mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Infelizmente esse motor é só lixo mesmo! Em relação à aprendizado, hoje em dia não existem mais esquemas auto explicativos, como na era dos SAM's, esquemateca, livreto de serviço do fabricante, então cabe ao técnico achar soluções por si próprio! Não sei lhe recomendar um local exato para aprender sobre, acho mais fácil adquirir algumas de sucata, assim da pra ir aprendendo aos poucos. 
 Apenas alguns passos, caso venha a mexer em outras motos elétricas do tipo, estes são os maiores defeitos:
1-Caixa redutora com engrenagem quebrada (sempre é o primeiro item a verificar, pois se isso estiver ruim, geralmente o reparo é caro);
2-Bateria ruim, geralmente da para passar o sistema de 6V para 12V;
3-Relé, principalmente nas 6V, por conta de trabalhar com 1V a mais, filamento aquece e o relé trava. A solução é trocá-lo (nobreak geralmente usa esse tipo de relé, assim como alguns estabilizadores velhos) e, dependendo o uso, recomendo adicionar um 7805, sem capacitores mesmo;
4-Carregador, por ser só uma fonte, compensa a troca.

São esses os defeitos! Fora solda fria e conexões ruins, é um sistema bem simples e não tem segredo. 

adicionado 0 minutos depois
3 horas atrás, snider607 disse:

...faz tempo que não acesso o fórum, mudou muito.

 É só pedir para fecharem o tópico por aqui mesmo, que algum moderador passa e fecha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Johnny Bravoo disse:

 Infelizmente esse motor é só lixo mesmo! Em relação à aprendizado, hoje em dia não existem mais esquemas auto explicativos, como na era dos SAM's, esquemateca, livreto de serviço do fabricante, então cabe ao técnico achar soluções por si próprio! Não sei lhe recomendar um local exato para aprender sobre, acho mais fácil adquirir algumas de sucata, assim da pra ir aprendendo aos poucos. 
 Apenas alguns passos, caso venha a mexer em outras motos elétricas do tipo, estes são os maiores defeitos:
1-Caixa redutora com engrenagem quebrada (sempre é o primeiro item a verificar, pois se isso estiver ruim, geralmente o reparo é caro);
2-Bateria ruim, geralmente da para passar o sistema de 6V para 12V;
3-Relé, principalmente nas 6V, por conta de trabalhar com 1V a mais, filamento aquece e o relé trava. A solução é trocá-lo (nobreak geralmente usa esse tipo de relé, assim como alguns estabilizadores velhos) e, dependendo o uso, recomendo adicionar um 7805, sem capacitores mesmo;
4-Carregador, por ser só uma fonte, compensa a troca.

São esses os defeitos! Fora solda fria e conexões ruins, é um sistema bem simples e não tem segredo. 

adicionado 0 minutos depois

 É só pedir para fecharem o tópico por aqui mesmo, que algum moderador passa e fecha 

Boa tarde. Beleza meu amigo, me ajudou até demais. Vou adicioná-lo aos meus contatos do fórum, caso tenha alguma dúvida quanto a informática, smartphones, fico a disposição.

 

Bom final de semana.

 

Valeu pelas dicas. :thumbsup:

 

Tópico pode ser fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, snider607 disse:

Boa tarde. Beleza meu amigo, me ajudou até demais. Vou adicioná-lo aos meus contatos do fórum, caso tenha alguma dúvida quanto a informática, smartphones, fico a disposição.

 

Bom final de semana.

 

Valeu pelas dicas. :thumbsup:

 

Tópico pode ser fechado.

Desculpe acabei esquecendo disseram que esse motor é difícil de encontrar para compra, pesquisei no Mercado Livre achei um absurdo, você conhece algum lugar para indicar? Ou o melhor a fazer seria substituir por um de 12V? 

 

Valeu:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...