Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa-mãe AM4 escolher?


Posts recomendados

Olá pessoal :thumbsup: tudo tranquilo? Então, eu tô querendo montar um setup novo pro meu PC. E tava vendo a possibilidade de migrar da Intel para a AMD. E vi o quanto os processadores Ryzen são bons. Principalmente os com placa gráfica integrada. Vi o Ryzen 5 2400G, gostei bastante do que o povo falava dele no YouTube. Vi TB que tem que ver um módulo de memória compatível e tudo mais, já que a própria AMD da uma lista de Módulos de Memória RAM que melhor trabalha com esse Ryzen. Mas a minha dúvida maior é na compra de uma placa-mãe.

To de olhos em duas:

- A ASUS p/ AMD AM4 mATX EX-A320M-GAMING, DDR4

bs62obg.jpg

Essa ASUS me parece ser uma boa para uma placa de entrada. Um slot PCI-Express pra uma VGA e PCI já que uso placa de rede wireless. Me parece boa a um custo bom, ela tá fechando os 410 a vista. Mas meu medo é e se eu quiser rodar suas VGAs futuramente. Não que eu precise Rsrs, to planejando uma gtx 1050ti de 4gb. Acho que dificilmente vou precisar de duas pra rodar algum jogo né. Rsrs Mas a dúvida maior vou deixar para depois que apresentar a próxima placa-mãe. porque a dúvida envolve as duas.

 

- A GIGABYTE p/ AMD AM4 ATX GA-AB350-GAMING 3 DDR4

4Rg5zLz.jpg

Essa aí é a segunda opção. É mais carinha a bichinha, 670 conto a vista, aproximadamente. Mas é praticamente uma semi-deusa comparado a primeira opção. Uma placa-mãe intermediária e tudo que há de bom, pra quem quer um PCzão. A minha opção pra comprá-la e além de poder usar duas VGAs futuramente. É a questão do overclock nos módulos de memória RAM. Já que percebi que ela nunca roda na frequência de fabricação. Ou seja, um módulo de 2800 nunca roda nem nos 2400. Já que parece que há um padrão inicial para os módulos trabalharem sem riscos maiores. Então é isso, vou comprar um módulo de 2800 pra ele roda a 2150 é? Vou nada. Ele tem que rodar pelo menos entre 2400 e 2600. Venhamos e convenhamos, um módulo de 8gb tá custando 500 contos. Rsrs

________________________________________

Então aqui vai minha seguinte pergunta, onde planejo consultar a opiniões de vcs sobre essas duas placa-mães e seus desempenhos com o processador AMD Ryzen 5 2400G. Elas rodam ele tranquilo? O fabricante, diz que a placa-mãe suporta o processador. Mas ainda tenho que atualizar a BIOS de alguma pra reconhecer o processador? porque vejo reclamação no caso da Gigabyte, que eles precisaram atualizar a BIOS pra ela reconhecer o Ryzen 4 2400G. E memória ram pra trabalhar com esse processador. Qual me recomendam, tava vendo as HyperX Fury duvida se pego uma 2666 ou 2400. Pagar uma mais carinha é complicado porque esse dinheirinho a mais poderia tá colocando um cooler melhor pro processador ou até melhorando para um Water cooler.

 

Bom, acho que é só isso mesmo. Demais dúvidas, acredito que vão sendo esclarecidas a medida que vou lendo as opiniões de vcs. Desde já, agradecido a todos por essa força. Vcs são feras, Rsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É recomendado a que tem o chipset B350 devido a mesma lhe permitir overclock. Quanto as memórias, se você for utilizar o vídeo integrado do processador é recomendado que utilize 2 pentes para um melhor desempenho da apu de modo geral devido ao dual chanel, mas se quando for utilizar o processador você ja tiver a VGA que citou pode comprar 1 pente só devido o preço ser bem menor. Você tem que verificar com a loja em questão qual a versão da BIOS que a placa que você optar está para evitar qualquer tipo de incompatibilidade, pois caso a placa não venha com a BIOS atualizada você vai precisar entrar em contato com a AMD para eles te ajudarem a solucionar seu problema. (eles mandam um processador Ryzen 1ª geração pra voce atualziar a mobo, mas da pra evitar isso comprando uma placa-mãe com bios atualizada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/06/2018 às 13:57, diogoprata disse:

É recomendado a que tem o chipset B350 devido a mesma lhe permitir overclock. Quanto as memórias, se você for utilizar o vídeo integrado do processador é recomendado que utilize 2 pentes para um melhor desempenho da apu de modo geral devido ao dual chanel, mas se quando for utilizar o processador você ja tiver a VGA que citou pode comprar 1 pente só devido o preço ser bem menor. Você tem que verificar com a loja em questão qual a versão da BIOS que a placa que você optar está para evitar qualquer tipo de incompatibilidade, pois caso a placa não venha com a BIOS atualizada você vai precisar entrar em contato com a AMD para eles te ajudarem a solucionar seu problema. (eles mandam um processador Ryzen 1ª geração pra voce atualziar a mobo, mas da pra evitar isso comprando uma placa-mãe com bios atualizada)

Ok, nesse caso eu sabendo a versão da BIOS da placa-mãe. Tem como saber qual versão é compatível com o Ryzen 2400G? Tipo a AMD me informa isso ou a gigabyte? E o vendedor, por acaso eu vou comprar na Kabum. Se eu pedir eles poderiam realizar a atualização pra mim. Já que comprarei ela junto do processador? porque eles realizando a atualização de lá, já poupa um trabalhão de entrar em contato com a AMD né. É evita eu pegar outra CPU pra atualizar daqui de casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Hugo De O. Silva disse:

Ok, nesse caso eu sabendo a versão da BIOS da placa-mãe. Tem como saber qual versão é compatível com o Ryzen 2400G? Tipo a AMD me informa isso ou a gigabyte? E o vendedor, por acaso eu vou comprar na Kabum. Se eu pedir eles poderiam realizar a atualização pra mim. Já que comprarei ela junto do processador? porque eles realizando a atualização de lá, já poupa um trabalhão de entrar em contato com a AMD né. É evita eu pegar outra CPU pra atualizar daqui de casa.

Não custa tentar entrar em contato com a Kabum e ver a respeito. No site da Gigabyte consta qual a ultima versão da BIOS da placa e no site da Kabum deve constar com qual BIOS a mesma vai estar, ou então você pode perguntar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...