Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configuro adequadamente o R7 2700X?


LISMAO

Posts recomendados

Então jovens, sempre usei intel e migrei pra meu primeiro kit amd e to meio perdido. Meu 2700x+Tuf 350m chegaram ontem e acho q configurei algo errado aqui e não me toquei. O 2700x sempre ta ficando em 3.9~4.05 em todos os núcleos puxando 1.3~1.4 de vcore. Isso é normal? Única coisa q alterei até agora foi subir a memória de 2400 pra 2666 cl14. Como costumo jogar bastante to querendo ver aqueles 4.35ghz em apenas 2 núcleos.

Vai ai uma pic do ryzen master..

Ryzen master.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, LISMAO disse:

Então jovens, sempre usei intel e migrei pra meu primeiro kit amd e to meio perdido. Meu 2700x+Tuf 350m chegaram ontem e acho q configurei algo errado aqui e não me toquei. O 2700x sempre ta ficando em 3.9~4.05 em todos os núcleos puxando 1.3~1.4 de vcore. Isso é normal? Única coisa q alterei até agora foi subir a memória de 2400 pra 2666 cl14. Como costumo jogar bastante to querendo ver aqueles 4.35ghz em apenas 2 núcleos.

Vai ai uma pic do ryzen master..

Ryzen master.png

 

2700X vai variar 4.35~4.4Ghz a 3.9~4.0Ghz entre todos os núcleos de acordo com necessidade e capacidade do núcleo.

 

Veja min\Max em um programa como HWMonitor. Esta com plano de energia balanceado? E drivers de chipset da AMD instalado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LISMAO disse:

Então jovens, sempre usei intel e migrei pra meu primeiro kit amd e to meio perdido. Meu 2700x+Tuf 350m chegaram ontem e acho q configurei algo errado aqui e não me toquei. O 2700x sempre ta ficando em 3.9~4.05 em todos os núcleos puxando 1.3~1.4 de vcore. Isso é normal? Única coisa q alterei até agora foi subir a memória de 2400 pra 2666 cl14. Como costumo jogar bastante to querendo ver aqueles 4.35ghz em apenas 2 núcleos.

Vai ai uma pic do ryzen master..

Ryzen master.png

 

Veja na BIOS o que está ativado e desativado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

Veja min\Max em um programa como HWMonitor. Esta com plano de energia balanceado? E drivers de chipset da AMD instalado?

5b229297cba53_printclockcpu.png.43fdee8cf8d2e5edb99f40f5d0e47647.png

Então, o que to achando estranho é que nunca bate os 4.35ghz e nunca baixa de 3.9ghz. Estou usando o plano de Energia Amd ryzen balanced e com o drive de chipset instalado. Outra dúvida.. daqueles planos ali no ryzen master (Current, Creator mode e game mode) em qual eu deixo?

44 minutos atrás, OCCT disse:

Está usando a bios atualizada e o perfil de energia que você baixa para os Ryzen no site da AMD?

Sim, bios mais recente disponível pra minha placa versão 4011 com AGESA 1.0.0.2a

 

32 minutos atrás, brender disse:

Veja na BIOS o que está ativado e desativado

Será que pode ser algo lá? Algo tipo xfr2 disable? Vou dar uma olhada. Sou meio inexperiente ainda com essas coisas, kkk to começando a pesquisar/estudar sobre agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, LISMAO disse:

Será que pode ser algo lá? Algo tipo xfr2 disable? Vou dar uma olhada. Sou meio inexperiente ainda com essas coisas, kkk to começando a pesquisar/estudar sobre agora

 

Sim, dá uma olhada lá

 

XFR 2 ativado no RYZEN MASTER ou BIOS

 

Precision Boost Overdrive 2 acho que precisa ativar via BIOS

 

Você fez algum uso de benchmark na CPU ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Atretador disse:

rodando um teste single core ou um jogo, não varia o clock?

Não, fica sempre na casa dos 3.9~4.05ghz, por enquanto só fiz aquele bench do cpu-z mas em jogos fica sempre esse clock

 

2 minutos atrás, brender disse:

Você fez algum uso de benchmark na CPU ?

Só o do cpu-z, tem dica de outro que eu posso fazer?

 

@Evandro, Opa valeu.. kkk desclpa se tumultuei o outro tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, LISMAO disse:

37ºc em idle e 60~65º mais ou menos no bench do cpu-z, jogando fica uns 55ºc pelo que vi ontem, to usando o cooler box e a temperatura ambiente na casa dos 30ºc

@Steeveantonichen É alguma coisa na configuração

 

Você não colocou limite em algo ou coisa do tipo ? Já verificou a BIOS ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Flávio Santana Lima disse:

Bios nas ultimas versões? Em algumas b350 funcionou perfeitamente o boost. Está tudo automático na bios? Vcore, llc? etc?

Sim, bios mais recente disponível. Creio eu que esteja tudo no automático até porque não alterei nada.

Segue aqui algumas fotos da bios: https://imgur.com/a/xdPFb3v

Não achei nada relacionado a xfr2 para Ativar/desativar. Dentro da aba AMD CBS tinha algo relacionado ao PBO tava em Auto mudei pra Enable mas aparentemente não mudou nada. Seria bom dar um reset na bios? Nas configurações do ryzen master ali tem alguns perfis pré-definidos, certo? Acho que eu possa ter mudado algo ali... Me refiro a essas opções (Current, Creator mode e game mode).

Poderiam me indicar alguns benchmarks fora o do cpu-z?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LISMAO @OCCT @brender É isso mesmo, o plano que controla o vcore e a frequência. No meu Ryzen 5 1600, quando coloco o Ryzen Balanced Plan, se você for lá nas CFGs de energia > alterar configurações do plano > opções avançadas de energia > rola até embaixo q tem a opção Gerenciamento de energia do processador. 

N sei qual versão do Windows você tá e se tá no ultimo patch, mas por padrão o Alto desempenho coloca o estado minimo e o máximo em 100% uso. O modo Equilibrado acho q poe o minimo 5% e o máximo 100%. O modo criado pelo chipset da AMD, o Ryzen Balanced, se não me engano, colocava o minimo em 60% e o máximo em 90% (por isso acho q você tava travado em torno dos 3,9, porque é 10% a menos do máximo, 4.3~4.4), n sei porque... n sei tb se ainda tá assim, mas qd eu instalei o meu tava desse jeito (em agosto do ano passado), mas patches e atualizações podem ter mudado. Inclusive pra Ryzen 2a gen pode ser diferente do meu tb. Eu alterei essa cfg de uso máximo pra 100% em todos os meus planos de energia.

 

19 horas atrás, LISMAO disse:

37ºc em idle e 60~65º mais ou menos no bench do cpu-z, jogando fica uns 55ºc pelo que vi ontem, to usando o cooler box e a temperatura ambiente na casa dos 30ºc

Cara, isso é magnífico, de chorar mesmo heheheheh, que cooler MONSTRO esse Wraith Prism... O meu to com OC em 3.7ghz a 1.2V com o Wraith Spire e fico na casa dos 40~42º em idle e em torno de 55~60º jogando... em stress test todos os core no máximo chegou em 74º. (mas pra isso eu uso a fan do processador em 100% de rotação porque ela nem faz barulho)

Parabéns pelo monstro, heheh!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen Pois é mano, valeu pela explicação ai.

3 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Parabéns pelo monstro, heheh!

Então, tava com receio de pegar um amd, usei intel a vida toda.. Até agora to gostando muito, multi threading sensacional, to vindo de um 4c/4t e é outro mundo. E o Wraith Prism é lindo demais, kkkkkk

 

Aproveitando o tópico aqui, eu tenho um pente Corsair 8gb 2400mhz CMK8GX4M1A2400C14, hynix m-die single rank, agora aqui to rodando ele a 2666mhz cl14, não tentei ir além disso ainda, mas enfim.. Vocês acham melhor eu comprar outro pente do mesmo ou juntar dinheiro pra comprar um kit de samsungs b-die 3200?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LISMAO

 

Eu só usei AMD em processadores 1 vez e foi um modesto FX 6300 que me serviu, esqueça todo o paradigma que você tem em relação a AMD nos últimos anos "pós Athlon 64", os Ryzen são ótimos processadores, maior exemplo é que em anos a AMD conseguiu competir com a Intel não só no mainstream mas no segmento entusiasta.

 

Amigo você vai ter ganhos de fps em jogos usando DDR4 3.200 mhz dual-channel isso é certeza com os Ryzen.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, OCCT disse:

Amigo você vai ter ganhos de fps em jogos usando DDR4 3.200 mhz dual-channel isso é certeza com os Ryzen.

Mas será que a diferença é muito grande com uma gtx1060 6gb de por exemplo 2x8 2933 cl16 pra 2x8 3200 cl14?? To pensando em pegar outro pente igual o meu e ir levando... Um kit de samsung b-die 3200 cl14 aqui no Brasil só acha no ml e os cara tão pedindo na faixa dos R$1400, ta *****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...