Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configuro adequadamente o R7 2700X?


LISMAO

Posts recomendados

3 horas atrás, LISMAO disse:

Mas será que a diferença é muito grande com uma gtx1060 6gb de por exemplo 2x8 2933 cl16 pra 2x8 3200 cl14?? To pensando em pegar outro pente igual o meu e ir levando... Um kit de samsung b-die 3200 cl14 aqui no Brasil só acha no ml e os cara tão pedindo na faixa dos R$1400, ta *****.

Beleza, porém antes de investir em qualquer pente mais caro, leve o seu ao limite antes. Pois, uso um Hyperx fury 2133mhz cl14, com ela consegui colocar no meu R7 1700 em 3066mhz com 14 17 17 34 com 1.35v, bem bom e me serve bem. Ou seja, primeiro faça o oc na sua ram e veja até onde consegue chegar com ela, depois num up entusiasta poderia catar uma memória com timings mais apertados. 

 

Pode usar o Ryzen memory calculator, ele calcula os timings e subtimings certinhos para o seu tipo de memoria e é só cetar e testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2018 às 15:00, LISMAO disse:

Então, tava com receio de pegar um amd, usei intel a vida toda.. Até agora to gostando muito, multi threading sensacional, to vindo de um 4c/4t e é outro mundo. E o Wraith Prism é lindo demais, kkkkkk

Meu amigo, o maior prazer q eu tenho no meu modesto R5 1600 é assim q o windows inicia, sair abrindo os apps tudo de uma vez e ver tudo pulando instantaneamente na tela e todos ao mesmo tempo, o bixo nem sente, é muito core/thread heheheh. Ryzen + SSD é o caminho, a verdade e a vida :P

 

Em 15/06/2018 às 15:00, LISMAO disse:

Aproveitando o tópico aqui, eu tenho um pente Corsair 8gb 2400mhz CMK8GX4M1A2400C14, hynix m-die single rank, agora aqui to rodando ele a 2666mhz cl14, não tentei ir além disso ainda, mas enfim.. Vocês acham melhor eu comprar outro pente do mesmo ou juntar dinheiro pra comprar um kit de samsungs b-die 3200?

Olha, eu faria como o colega acima disse, ir atrás de conseguir o maximo com o q já tem... ate porque em games quem tá te limitando é a 1060 e não o processador. Pode subir alguns fps com a ram bdie mais rapida, mas acho q n vai ser perceptível. Qualquer coisa o nosso amigo @Phoenyx manja muito mais de ajustes de memória do q eu, acho q ele pode te ajudar, inclusive dar uma luz se vai ser perceptivel em jogos essa diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, eu tava vendo até onde a ram subia aqui sem alterar o perfil xmp, entrei na bios salvei e reiniciei o pc, deu uma bdos e reiniciou.. Só que agora não tá iniciando mais, as vezes eu ligo e nem dá vídeo e quando dá só fica nessa tela.. o que eu faço?

PS: Não acontece nada nessa tela se apertar del ou f2

1529191476268982940393.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LISMAO OC de memória é chatinho demais, muitas vezes requer clear cmos. E talvez seja isso a fazer. 

 

Use a calculadora que postei para você configurar tudo certinho que não tem erro, ou sobe ou não. Uso no dia a dia a configuração que calculadora me passou e é super estável.

 

Com a Samsung bdie tu conseguiria uns 3600mhz no 2700x, já nessa sua, deve pegar uns 3200.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima Dei o clear cmos aqui e voltou ao normal, que susto vei, *****... Sem alterar tensão e folgar os timings consegui deixar estável em 2726mhz 14 16 16 31, a latência ta 77.8 ns.. Vou dar uma lida sobre o Ryzen memory calculator e tentar depois. Valeu a ajuda ai dnv kkkk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando vocês aqui, consegui 3000mhz 16 18 18 38 usando o Ryzen memory calculator,  a latência ficou 71ns... Uma dúvida, lá no ryzen dram calculator o modo extreme diz que não é suportado e da erro.. então, no meu caso pra apertar mais esses timmings ai ou até mesmo subir mais o clock eu pego esses como parâmetro e vou diminuindo inicialmente os primários ou secundários? e na questão da tensão? E por último como descubro se meu pente é hynix MFR ou AFR?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

@LISMAO Fala amigo, reativando tópico aqui pra não precisar abrir um novo. hehe

 

Tu resolveu teu problema com o 2700x somente alterando o estado de energia ?

Tenho o 2700x+ASUS X470 F GAMING, e percebi que além da minha temperatura em Idle estar um pouco alta, em torno de 45 a 55º com picos a 60º e em jogos como Battlefield V fica em 74~78º , e meu 2700x sempre fica entre .9~4.05.

 

Unica coisa que fiz na BIOS, foi alterar o D.O.C.P p/ minhas memorias 3000MHZ.

 

Achei que era a pasta termica que vem junto ao cooler box, então troquei a mesma e continuou igual, tentei baixar o  ryzen master, porém sem sucesso, ele baixa, mas não abre, mt bugado.

1.png

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vai depender da placa-mãe. Leia o manual.

Na minha se deixo no auto sobe pra estes ~1.4v, ativei umas paradas de controle de energia e desceu pra ~1.2v.

Deixar inteiramente no manual poderá desativar a economia de energia (o clock pode ficar travado, não variando mais para 1.5~2GHz em idle).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Entendi, porém meu entendimento para esses processos não e muito "avançado", não saberia quais paradas de controle ativar caso precise, no momento estou no trabalho, chegando em casa, tiro fotos das telas da BIOS, e posto nesse tópico aqui para posterior ajuda, se não for pedir muito.

 

Minha placa-mãe seria uma ASUS X-470 F GAMING e manual dela e todo em inglês, e infelizmente não sou fluente :(

12121.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Wilian Guimarães Desculpe, respondi a mesma coisa em tópico semelhante e achei que era você. Sim, tira do auto e testa 53 Ohm, se não der resultado 60 Ohm.

Isto é para estabilidade das memórias.

 

No seu caso é o VDDCR CPU voltage, coloca em manual.
Leia o manual da placa porque tem muita coisa relevante sobre controle do vcore. Por exemplo, tu pode deixar isto em auto e configurar outros paranaues que baixam esta tensão de 1.4 para valores menores. Tudo relacionado ao VDDCR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx beleza, so pra resumir e não fazer besteira. :)

 

Vou no ProcODT e coloco 53 Ohm, e se não der resultado 60 Ohm ? Correto ?

 

No VDDCR CPU voltage em manual? Ok, mas colocando em manual terei que setar um valor, qual seria ?

Se eu deixar em Auto poderia alterar o que pra baixar a tensão ?

 

Manual da X470 F GAMING, está todo em inglês, tentei traduzir via google, mas sai uma porcaria :(

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx beleza, vou tentar fazer as alterações agora. obrigado

 

Português já e difícil kkkk

adicionado 25 minutos depois
 
 

@Phoenyx Bicho, fiz as alterações ai, e simplesmente PC congelo, ficava em um bot na tela inicial do windows sem fim, ai eu reiniciava e tentava entrar na BIOS não carregava, então desliguei energia, liguei de novo, entrei na BIOS, quando ia desfazer as alterações, tela ficou preta, desliguei de novo, e liguei porém consegui entrar na BIOS e resetar, e agora voltou, deixei tudo no AUTO como antes.

 

Assim apesar do Vcore tá alto, e a temperatura em Idle ocilando entre 42 a 55, em picos, teria algum problema ? De dar BO em alguma peça ? placa-mãe, processador ?

Em jogos como BF5 temperatura fica em torno de 70~77, ta normal ?

Estranho também e o Core Speed, modular tanto, em Idle fica variando de 2.195MHZ para 4.186MHZ, não estabiliza, normal isso também ?

 

O c.... trancou bonito agora . hehehe

 

O VDDCR CPU Voltage, eu alterei via o Software AI Suite 3, estava com 1.21250V, e deixei com 1.20000V

teste.png

adicionado 52 minutos depois

@Phoenyx Outra coisa, você usa o AMD Ryzen Master ?

Eu baixei no site , instalei, porém ele não abre, ele fica aberto em PROCESSOS, mas não abre fisicamente para mim alterar nada.

 

Vi em alguns tópicos para alterar o plano de energia, e todos que tem o AMD Ryzen Master, aparece a opção da imagem abaixo, e o meu não aparece, mesmo estando instalado essa porcaria.

b4d27aeabaef6b712359eb8acb975418.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você instalando o driver Chipset da AMD (site da AMD) já terá este modo de economia de energia disponível. Eu particularmente não o utilizava, pois deixava o CPU em 90% mínimo. É normal a variação de clock sim, não tem porque ficar 100% em idle consumindo energia. Acima de 70 graus não acho legal não. 

 

Se quiser depois te mando screenshots das minhas configurações no setup, lembrando que não é a mesma placa-mãe, mas pode te dar um norte.

 

Não utilizo programas pra overclocks e outros tweaks, pois agora por exemplo só utilizo Linux, e de qualquer forma antigamente você já fazia tudo no setup, velha guarda.. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Sim, instalei o driver de chipset a principio junto do site da ASUS, que vem indicado p/ placa-mãe, posteriormente desinstalei e tentei usar o AMD Ryzen Master , porém ele instala e não abre, sobre a variação de clock, achei que deveria oscilar menos em Idle, pois varia de 2.195MHZ para 4.186MHZ constantemente e também estando em Idle na minha concepção as temperaturas sempre deveriam estar abaixo de 50Cº, porém ocorrem muitos "picos"  na temperatura, horas 41º + horas acima de 50º.

 

Em jogos como mencionei nunca ficou acima de 75Cº, CS GO, 55~65, Battlefield V 70~75º,multiplayer salas FULL 64/64

 

Se puder mandar agradeço me da uma noção, e a sua BIOS possivelmente deve ser igual a minha, ambas sao ASUS.

 

Bom, mas em todo caso, se for normal a variação de clocks, e também essas temperaturas pra mim ta ok, até porque em relação a BIOS, unica alteração foi ativar o XMP, mais nada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Aproveitando o tópico aqui, eu tenho um pente Corsair 8gb 2400mhz CMK8GX4M1A2400C14, hynix m-die single rank, agora aqui to rodando ele a 2666mhz cl14, não tentei ir além disso ainda, mas enfim.. Vocês acham melhor eu comprar outro pente do mesmo ou juntar dinheiro pra comprar um kit de samsungs b-die 3200?@LISMAO

Boa noite, você consegue facilmente um overclock das suas memórias pra 2933 mhz sem modificar muito, talvez até 3000 mhz, sendo assim acho desnecessário trocar pro kit de 3200, pelo preço e ganhos pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wilian Guimarães Sendo bem sincero ai para você 3600 nessa sua memoria vai ser impossível.

Se ainda fosse B-die talvez conseguisse mas também não e certeza. Eu te recomendaria tentar subir até 3200 pode ser que você consiga.

 

Para usar o Ryzen memory calculator você tem primeiro que saber qual o chip da sua memoria baixa o thaiphoon burner que ele vai te dizer qual é com os valores dele você consegue usar no Ryzen memory calculator.

 

Lembrando que over em memoria e tentativa e erro vai ter horas ai que os valores que você colocar o PC não vai da boot vai ter que dar clear cmos para o pc subir. Mas e como eu falei 3600 nessa memoria vai ser difícil tenta 3200 primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...