Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Vídeo - Conhecimento


Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Fala pessoal, como sou muito amador nesse assunto, resolvi pedi ajuda neste tópico e aprender mais com quem já sabe.

Queria saber os principais fabricantes de placas de vídeo, e as suas versões ou seja suas "famílias"

Ficarei bastante grato, isso me ajudará a decidir qual comprar futuramente, estou aberto a recomendações também.

 

 

Tenho uma placa de vídeo onboard : Intel(R) G33/G31 express chipset family

E li a respeito dela, e vi que é muito antiga, e como todas as onboard são, sei que são limitadas

Por isso umas das soluções é atualizar para uma offboard.

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Delaías de Souza disse:

Queria saber os principais fabricantes de placas de vídeo, e as suas versões ou seja suas "famílias"

Isso é fácil: Tem AMD e Nvidia. Ponto, simples assim.

 

Quanto à séries, as relevantes são a 10xx e 9xx da Nvidia (sendo que na real, só mesmo a 10xx que importa) e as RX 4xx e 5xx da AMD (sendo que na real, só mesmo as 4xx importam).

 

4 minutos atrás, Delaías de Souza disse:

Por isso umas das soluções é atualizar para uma offboard.

Em todo caso, diga a config completa do seu PC atual, quanto você pode gastar e o uso da máquina. Sabendo disso, fica mais fácil de recomendar algo adequado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Delaías de Souza disse:

Eu queria dar um upgrade, não muito caro é claro, eu uso mais mediante a processos gráficos, como edição e mais. queria saber um diagnóstico primeiro pra depois ver o quanto posso investir entende?

Se possível, eu aconselho trocar o processador, placa-mãe e RAM. Ou seja, eu aconselho montar um PC novo, esse seu é bem velho. No caso, pegando um processador da série Ryzen, você já ganha um chip gráfico até que bem decente, considerando tudo. Seria um investimento de ~450 na placa-mãe, 400 em 8gb de RAM (saudades do tempo em que custava 200R$...) e mais o processador, de 450 ou ~700R$.

 

Além disso, talvez seja necessário trocar a fonte. Abra o PC e olhe na etiqueta, lá diz o modelo. Se puder manter, o que eu duvido, você economiza. Se não, vai ter que jogar uns 200R$ em uma fonte nova - e nesse caso, você precisa fazer a troca com urgência, independente de dar up no resto ou não.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Delaías de Souza

Atualmente as fabricantes de chip gráfico para desktops e notebooks são AMD, nVidia e Intel. Para sistemas embarcados temos algumas outras. 

Fabricantes de PCB (que é a placa com o sistema de refrigeração onde esses chips são instalados) de placas de vídeo offboard, existem dezenas. Entre as mais conhecidas: Asus, EVGA, MSI, Gigabyte, Zotac, XFX, Galax, Zotac, etc. Elas controem seus sistemas de refrigeração, desenho dos coolers, overclock de fábrica, linhas específicas, etc.

A Intel só produz chips gráficos para seus processadores, e antigamente para placas-mãe. nVidia também produzia chips gráficos onboard (que ficava no chipset), mas com a migração do chip gráfico para junto do processador (iGPU), essa área ficou restrita às duas maiores (e praticamente únicas, não sei em que pé anda a VIA) fabricantes de processadores (AMD e Intel).

Mais detalhes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Placa_de_vídeo#Principais_Fabricantes_de_GPU

 

Resumindo: 

Vídeo onboard - AMD (em suas APUs) e Intel

Vídeo offboard - AMD e nVidia (em parceria com as fabricantes do PCB)

 

Famílias são as gerações. As mais atuais são nVidia GTX série 1000 e AMD Vega (que não abandonou ainda a série RX 500).

 

No seu caso, para trabalhar com edição não muito pesada, talvez fosse interessante investir em um C2Q e uma placa da geração 700 (talvez uma GTX 750 usada), além de uma boa fonte. Isso deve ficar em cerca de 600 reais.

Se formos pensar em hardware novo, você deve gastar entre 1200 e 1500 reais para um kit inicial de placa-mãe, processador, memórias e fonte.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...