Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimmer de Ventilador de Teto Não Funciona


MrBoorjs
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

boa tarde à todos!

 

preciso controlar a rotação de um motor de liquidificador e resolvi usar um dimmer de ventilador de teto para isso. esse dimmer tem um interruptor da lâmpada do ventilador (aonde estão conectados a fase e o neutro da rede elétrica), uma chave de 3 posições (ventilador, desligado e exaustor, onde estão conectados os 2 fios do motor do ventilador mais um capacitor em paralelo) e um potenciômetro.

eu fiz todas as ligações corretamente (apenas substituindo o motor do ventilador pelo do liquidificador), mas, quando liguei o circuito na rede elétrica, deu um estouro desarmando o disjuntor. não sei o que estourou, não vejo nenhum componente queimado, apenas a ponta da tomada que derreteu um pouquinho.

agradeço a atenção de todos.

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 São motores totalmente diferentes! Ventiladores de teto utilizam motores 'brushless' e o que faz a sua velocidade é a capacitância aplicada, no caso, por este capacitor do circuito! Já o motor de liquidificador é de escovas (carvão) e não utiliza capacitor para impulso ou velocidade! Essa placa jamais funcionará neste motor, no entanto, podes utilizar um diodo para abaixar a velocidade do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Johnny Bravoo disse:

 São motores totalmente diferentes! Ventiladores de teto utilizam motores 'brushless' e o que faz a sua velocidade é a capacitância aplicada, no caso, por este capacitor do circuito! Já o motor de liquidificador é de escovas (carvão) e não utiliza capacitor para impulso ou velocidade! Essa placa jamais funcionará neste motor, no entanto, podes utilizar um diodo para abaixar a velocidade do mesmo.

tudo beleza @Johnny Bravoo?

agora entendi q tem diferença entre motores. só que eu preciso controlar a velocidade do motor assim como se faz com o ventilador, através de um potenciômetro. eu preciso que a rotação vá do zero até a rotação de um ventilador mesmo. eu só estou tentando usar um liquidificador porque é mais cômodo mesmo. ele já está montado numa caixa plástica. o que eu quero fazer é um torno giratório (aqueles usados por ceramistas) com controle de rotação.

usando um diodo eu não teria controle de rotação. que acha?

 

obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Tem como usar sim, já liguei um dimmer desses numa furadeira. 

O dimmer tem dois fios, apenas ligue em série com o liquidificador, nada de capacitores e interruptores, use o do liquidificador mesmo. 

@Mestre88 correto. o dimmer tem 2 fios que vem de uma chave de 3 posições. a posição do meio desliga o ventilador, as outras duas são para jogar o vento pra baixo ou pro teto. a fase e o neutro são ligados no interruptor da lâmpada. vou tirar o capacitor e ver se funciona e aí eu posto o resultado. valeu mesmo!

adicionado 9 minutos depois

@Johnny Bravoo valeu pela dica. vou ver primeiramente se consigo removendo o capacitor, como o @Mestre88 disse. caso não funcione, posso tentar o variac. nesse caso, vai ficar um pouco mais caro e difícil. (http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/931-construa-um-variac.html)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Mestre88 disse:

@MrBoorjs essa chave de inverter a rotação não serve no liquidificador. 

Se preferir deixá-la tome cuidado para não deixar em curto como fez da outra vez que ligou. 

@Mestre88 bem lembrado! eu ia cometer o mesmo erro. será que isso queimou o motor? pela manhã eu vou testar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/06/2018 às 01:55, Mestre88 disse:

Imagino que não.

O curto foi lá com a tomada, nem deu tempo sobrar alguma energia para o motor.

@Mestre88 tudo bem? eu ainda não testei pois eu não estou certo das ligações a serem feitas e porque eu não tinha encontrado tempo para fazer esses testes. eu entendi porque deu esse curto (fase ligada direto no neutro pela chave da luz). o que eu vou fazer agora é ligar a fase na chave de luz (que joga a fase para a posição central da chave de ventilador/exaustor), eliminar o capacitor (como você disse). mas, o neutro ficaria aonde? eu vou testar colocando o neutro direto no motor. olhe na foto como está o circuito. obrigado.

DSC02213.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, MrBoorjs disse:

fase ligada direto no neutro pela chave da luz

Sim, eu pensei nisso depois. Por isso que disse pra tirar o interruptor. 

 

Pelo que estou entendendo, os fios brancos são da tomada. Se for está correto, é apenas uma ligação série. Fase no motor, motor no interruptor, interruptor no dimmer e dimmer no neutro. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, eu pensei nisso depois. Por isso que disse pra tirar o interruptor. 

 

Pelo que estou entendendo, os fios brancos são da tomada. Se for está correto, é apenas uma ligação série. Fase no motor, motor no interruptor, interruptor no dimmer e dimmer no neutro. 

@Mestre88 a entrada do dimmer é pelo fio vermelho. a saída é pelo fio branco (que vai pra posição central da chave de 3 posições). como eu vou ligar na tomada (os fios brancos), a entrada pode receber a fase como pode receber o neutro. tem problema? na parece não dá problema pois a fase fica fixa no fio vermelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 tudo beleza? eu fiz os testes e o dimmer funcionou perfeito, como você havia dito. o problema é que mesmo com o potenciômetro na posição zero e com o motor recebendo corrente na entrada que produz menor velocidade, o motor ainda gira muito e eu preciso que ele, nessa posição, ou pare ou pelo menos gire muitíssimo baixo. que valor de resistência (e tipo) eu devo colocar na saída do dimmer pra que eu limite ainda mais a corrente para que o motor pare na posição zero do potenciômetro? obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrBoorjs Nesse caso o resistor não serve, como a potência desse motor é alta e o resistor vai queimar. 

Os dimmers de ventilador são feitos para manter o motor girando mesmo na velocidade mínima, para que faça vento, o que não é o seu caso. 

Tem que mexer no dimmer, tem duas opções:

Trocar o potenciômetro por outro de maior valor ou trocar o capacitor por outro de menor valor. 

O capacitor é o mais barato e mais fácil de trocar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Mestre88 disse:

@MrBoorjs Nesse caso o resistor não serve, como a potência desse motor é alta e o resistor vai queimar. 

Os dimmers de ventilador são feitos para manter o motor girando mesmo na velocidade mínima, para que faça vento, o que não é o seu caso. 

Tem que mexer no dimmer, tem duas opções:

Trocar o potenciômetro por outro de maior valor ou trocar o capacitor por outro de menor valor. 

O capacitor é o mais barato e mais fácil de trocar. 

 

@Mestre88 e se eu colocar um resistor em serie com o potenciômetro, ao invés de colocar ele na saída do dimmer? no caso de trocar o capacitor, qual valor seria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, MrBoorjs disse:

@Mestre88 e se eu colocar um resistor em serie com o potenciômetro, ao invés de colocar ele na saída do dimmer? no caso de trocar o capacitor, qual valor seria melhor?

Se colocar um resistor em série com o potenciômetro, o motor não vai para a velocidade máxima quando aumentar tudo. 

Sobre o capacitor tem que ver primeiro o valor do que tem aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mestre88 disse:

Se colocar um resistor em série com o potenciômetro, o motor não vai para a velocidade máxima quando aumentar tudo. 

Sobre o capacitor tem que ver primeiro o valor do que tem aí. 

@Mestre88 desculpa. eu não te informei as velocidades que preciso. a velocidade mínima seria zero (potenciômetro totalmente fechado) e a máxima seria uma velocidade de um ventiladorzinho de mão à pilha, não sei bem o rpm (potenciômetro totalmente aberto). o que quero é ter um tipo de torno rotativo, aqueles usados por ceramistas para fazer vasos de barro. a velocidade máxima não precisa ser muito alta como a de um liquidificador, mas, a mínima tem que ser zero (ou bem próximo).

que acha de um resistor em série com o potenciômetro? será que só aumentando o valor do potenciômetro resolveria? um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que eu entendi, já vi um negócio desses funcionando. 

Esse tipo de motor é muito bom quando se trata de velocidade, mas no seu caso não vai funcionar direito, quando gira muito lento não tem força. 

Na hora que colocar a mão já para, seu problema pode ser resolvido com uma redução mecânica de engrenagens ou rosca sem fim. 

Aí vai aproveitar o motor e o dimmer nessa velocidade que está. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Mestre88 disse:

Agora que eu entendi, já vi um negócio desses funcionando. 

Esse tipo de motor é muito bom quando se trata de velocidade, mas no seu caso não vai funcionar direito, quando gira muito lento não tem força. 

Na hora que colocar a mão já para, seu problema pode ser resolvido com uma redução mecânica de engrenagens ou rosca sem fim. 

Aí vai aproveitar o motor e o dimmer nessa velocidade que está. 

 

@Mestre88 então acho que não vou precisar da velocidade mínima no zero não, mas, numa rotação baixa. o que quero fazer é modelar massa na consistência de um pasta de dente. pelo que você disse, acho que esse motor de liquidificador vai servir. além do mais ele já está aqui e já tem caixa plástica. a velocidade inicial pode ser a velocidade do torno mostrado no vídeo do link (aulas de cerâmica), na posição 12:06 do vídeo. que resistor seria melhor empregado em série com o potenciômetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...