Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Johnny Bravoo

Qualidade Sonora CI TEA2025B

Recommended Posts

 Boa tarde amigos! Gostaria de uma ideia sobre a qualidade deste integrado em questão, o TEA2025B! Estou com uma caixinha de som 2.1 para conserto, cuja está com um dos canais queimado, mas noto que o que funciona não possui boa fidelidade em som! É como se o ganho do CI em frequências médias/altas fosse tão grande, que não houvesse graves.
 Outro detalhe: como subwoofer, ele utiliza um amplificador TDA2030 + D4558 que está distorcendo muito, além do alto-falante ficar "clipando" em metade do volume! Estariam os CI's condenados por conta destes capacitores? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente o TEA2025 não é muito bom com graves, por isso até colocaram o sub woofer. 

Só que nesse caso tá parecendo que a fonte tá ruim ou o sinal de entrada está muito alto. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Dando continuidade: descobri o motivo da queima do mesmo! Trata-se de erro de projeto, onde o projetista considerou apenas a tensão do trafo de 9VAC, e não a tensão retificada. Resultado? Estava trabalhando com 13,8V, quanto à isso, irei adicionar um regulador 7809 e já colei um dissipador no CI para evitar que superaqueça.
 Os ruídos simplesmente desapareceram após a troca dos capacitores! Utilizei dois Sanyo 1500uF/16V na alimentação do TDA, além de trocar todos do TEA2025 e adicionar um 2200uF/16V à fonte. A distorção agora está zero, mas ouço um leve chiado de fundo no 2025! Notei que, no design do datasheet, utilizam capacitores de 0.15uF cerâmicos entre a saída de som e o negativo, enquanto no projeto da caixa, utilizam eletrolíticos de 1uF. Tentarei fazer uns ajustes, assim como trocar o potenciômetro de volume que está ruim, e volto aqui com resultados!

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Problema resolvido! Troquei os eletrolíticos de 1uF para cerâmicos 150nF e o problema foi resolvido! Som ficou perfeito, nem o ruído 60Hz do trafo eu consigo notar. Detalhe que o TEA2025 realmente não tem muito grave, a resposta parece vir dos 600Hz~4KHz, mas como há sub para graves, então tudo perfeito! Pode fechar o tópico.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×