Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qualidade Sonora CI TEA2025B


Posts recomendados

 Boa tarde amigos! Gostaria de uma ideia sobre a qualidade deste integrado em questão, o TEA2025B! Estou com uma caixinha de som 2.1 para conserto, cuja está com um dos canais queimado, mas noto que o que funciona não possui boa fidelidade em som! É como se o ganho do CI em frequências médias/altas fosse tão grande, que não houvesse graves.
 Outro detalhe: como subwoofer, ele utiliza um amplificador TDA2030 + D4558 que está distorcendo muito, além do alto-falante ficar "clipando" em metade do volume! Estariam os CI's condenados por conta destes capacitores? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Dando continuidade: descobri o motivo da queima do mesmo! Trata-se de erro de projeto, onde o projetista considerou apenas a tensão do trafo de 9VAC, e não a tensão retificada. Resultado? Estava trabalhando com 13,8V, quanto à isso, irei adicionar um regulador 7809 e já colei um dissipador no CI para evitar que superaqueça.
 Os ruídos simplesmente desapareceram após a troca dos capacitores! Utilizei dois Sanyo 1500uF/16V na alimentação do TDA, além de trocar todos do TEA2025 e adicionar um 2200uF/16V à fonte. A distorção agora está zero, mas ouço um leve chiado de fundo no 2025! Notei que, no design do datasheet, utilizam capacitores de 0.15uF cerâmicos entre a saída de som e o negativo, enquanto no projeto da caixa, utilizam eletrolíticos de 1uF. Tentarei fazer uns ajustes, assim como trocar o potenciômetro de volume que está ruim, e volto aqui com resultados!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Problema resolvido! Troquei os eletrolíticos de 1uF para cerâmicos 150nF e o problema foi resolvido! Som ficou perfeito, nem o ruído 60Hz do trafo eu consigo notar. Detalhe que o TEA2025 realmente não tem muito grave, a resposta parece vir dos 600Hz~4KHz, mas como há sub para graves, então tudo perfeito! Pode fechar o tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...