Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe Asus A320M-K/BR liga mas não boota


Posts recomendados

Pessoal preciso de uma força aqui!
vou passar as especificações do meu sistema para agilizar o lado de vocês - 

placa-mãe: ASUS AM4 PRIME A320M-K/BR
Processador: AMD Ryzen 5 2400G (ele é APU,gráficos integrados VEGA) 3.6ghz  6mb cache
Ram: Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black - HX424C15FB2/8
HD: HD WD SATA 3,5 Blue PC 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s - WD10EZEX
Fonte: Fonte Corsair 500W 80 Plus White VS500

Comprei algumas peças pela kabum (Na realidade o computador completo, tirando a fonte que eu comprei 2 meses atras) e chegaram finalmente pela tarde do dia 14 e o que acontece é o seguinte:
Fiz a montagem dele, coloquei tudo ligado direitinho mas na hora de ligar o computador aparentemente ele não liga, ele começa a girar o cooler mas não manda sinal de video e nem nada, já tentei muitas coisas(sou meio leigo nessa área de montagem mas não tanto, tentei dar uma pesquisada até ter que vir pedir ajuda para vocês) tentei dar o reset na bios da unica maneira possível nessa placa-mãe pelo o que eu vi que é tirando a bateria e deixando por 5 minutos fora, ela não tem jumpers.
Tirei todos os cabos e recoloquei achando que tinha colocado algo errado mas mesmo assim sem sucesso, ela chega a ligar, o cooler da placa roda normalmente como eu disse mas eu não escuto nenhum barulho de "BIP" nem nada como normalmente as placas mães fazem, mas não sei se isso é devido ao fato que não conectei nada relacionado ao audio do gabinete a placa-mãe, também não vejo leds ligados nela ao ligar (não sei se essa placa-mãe teria algum led, mas de qualquer forma é um detalhe importante) o unico led que vejo é o led traseiro da LAN quando conectado com cabo ethernet.
Outros detalhes importantes são que: 

1- A fonte está perfeita, eu usei ela durante 2 meses com jogos em outro computador, tanto que ela passa energia.
2-Testei ligar com uma placa de video off-board (uma geforce 9800gt antiga pra ser exato, que por sinal esta funcionando) mas continua a mesma coisa, aparentemente não boota , então não seria culpa do meu monitor/placa gráfica que é VGA por sinal.
3-Retirei a RAM dei uma limpada e testei nos 2 slots mas continua a mesma coisa, eu não acredito que seja a ram mas fiz o teste mesmo assim.
4-Pensei que poderia ser algo relacionado a BIOS desatualizada mas ele é Ryzen 2000 ready e já vem com a bios preparada para pelo menos bootar a parte da BIOS mesmo, mas nem isso fez.
5-Coloquei o processador com bastante cuidado na posição correta e ficou bem firme com o cooler em cima, acho bem difícil ser algo no processador também.

Estou no escuro aqui pessoal já que as peças são novinhas e montei com o maior cuidado, estou com medo que possa ser problema realmente na placa-mãe, o que vocês me aconselham a fazer? tem mais algo que eu possa fazer?
Estou grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recoloquei tudo novamente só para ter certeza, tirei o cooler e o processador e coloquei de novo (está na posição correta, tudo encaixado) vou mandar fotos para vocês verem, se tiver algo que vocês acham que eu coloquei errado ou instalei errado pode falar, eu tento colocar de novo.
Por sinal eu to ligando ele com a chave de fenda mesmo só para testes, testei com os conectores do gabinete também só para avisar.
os fios ali em baixo são somente de USB,Front panel etc, o hd ta no sata 1 normal(O hd novo por sinal).

completa.jpg

CPU.jpg

Encaixado.jpg

FONTE PLACA.jpg

adicionado 2 minutos depois

@Angern @Evandro Eu tenho quase certeza que pode ser algo realmente na placa, mas o ***** aqui (vulgo vidoto), pode ter ligado algo errado ai na placa, de qualquer forma as fotos estão ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gente, meu negócio é droga, não hardware, mas eu chutaria que é a tal da BIOS que não é adequada para Ryzen 2 OU que é esse pente de memória que está mal encaixado, pode causa do cooler de do animal que projetou a placa-mãe ter economizado 2 mm no deslocamento do slot.

 

Pra dar bipe tem que ligar no buzzer, você ligou um? Nem todo gabinete tem, eu tive que comprar um pro meu micro.

 

Ainda tentaria trocar o conector 12V do processador, se der pra encaixar, nunca prestei atenção se eles são em par.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que você tinha razão, eu coloquei outra placa de video e ele ligou @Evandro @Angern, agora resta instalar o windows e atualizar a bios pelo visto já que não deu video normal pela placa-mãe.
vou fazer os processos aqui e se der certo eu retorno pra falar

 

---

 

Bom, computador está 100% normal a unica coisa é que eu acho que o Ryzen 5 2400g não é compativel com display VGA mais mesmo, vou abrir outro tópico para esse assunto, valeu pessoal

Solução: Coloquei uma placa de video Off-board (Geforce 9800gt) e o computador funcionou normalmente ele só não estava dando video mesmo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Srs.

 

Boa noite 

 

Estou com o mesmo problema mesma placa-mãe Asus Prime A320M-K/BR com processador Ryzen 7 2700 SSD 120GB e memoria 1 (hum) DDR4 2400Mhz Samsung.

Mas instalei um Speaker e recebo 4 Bips no qual indica possivelmente a memoria. Existe alguma forma de testar a memoria e saber onde esta o problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...