Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Auxilio na confecção de um aparelho de som com caixas de home theater


Posts recomendados

Olá, tudo bem?

Pessoal, eu tenho peças de um ex-home-theater e gostaria de fazê-los funcionar novamente (não tenho o aparelho, apenas caixas)

Tenho em mãos duas caixas laterais LEFT de 4 ohms (frontal e traseira), duas caixas laterais RIGHT de 4 ohms (frontal e traseira), um Subwoofer, uma caixa central e um falante do meu antigo amplificador de guitarra ambos com 8 ohms.

Aqui vão minhas expectativas:

Desejo realizar com estas caixas um som de qualidade e relativamente alto (entre esses dois prefiro qualidade, mas também não quero algo que pareça o falante do meu celular). Minha ideia é fazer um som Surround, pra colocar cada caixa no seu devido lugar, com um som Stereo e com entrada pra celular (P2), bluetooth (se não tiver no equipamento um chromecast já resolve isso) e, possivelmente, entrada P10 para instrumentos musicais

Aqui vão minhas dúvidas:

1°: Vale a pena gastar de R$100 a R$400 num amplificador ideal pra ligar tudo isso?

1.5°: O som seria Stereo? Pois preciso de um aparelho que distribua o que é LEFT somente para as caixas da esquerda, e assim por diante.

2°: Eu preciso mesmo de um amplificador ou precisaria de mais equipamentos?

3°: Se eu comprar um amplificador, existem modelos que aceitem 4 ohms e 8 ohms no mesmo aparelho?

4°: Como eu ligaria elas? Em série ou paralelo?

5°: Eu posso usar o falante do meu antigo amplificador? Se eu usar, já aviso que o som dele é mais agudo, seria então um "Treble"?

6°: Se não vale a pena restaurar isso, eu compro o que?

7°: Como ficaria a ligação dos fios?

 

Desde já, agradeço a todos que possam me ajudar! Não entendo de hardware de som mas quero MUITO realizar este projeto!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/06/2018 às 16:44, Edvaldo J. Frederico disse:

@Matheus Fiorin Boa tarde e seja bem vindo ao fórum

 

Poderia passar o modelo exato das caixas assim podemos escolher qual amplificador se encaixa com o que você quer fazer.

 

 

Att Ejf

Olá Edvaldo!

Bom, este é o modelo do meu Home Theater: https://www.philips.com.br/c-p/HTS3011_55/200-w-rms-de-potencia-e-reproducao-de-dvd

As caixas que eu tenho estão na foto em anexo (lembrando que o aparelho eu NÃO tenho)! 

Já especifiquei os Ohms de cada caixa em meu post, e cada caixa tem 25W RMS de saída (laterais) e a central/subwoofer tem 50W RMS cada uma. Já o falante de meu amplificador, creio que tenha uns 200W RMS, não sei se isso muda algo para a confecção mas caso não dê para utilizar, sem problemas

1.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Fiorin Bom dia e desculpe da pequena demora.

 

Esse HT com dvd integrado da defeito com muito facilidade, eu colocaria uma HT sem dvd integrado.

O complicado é que o seu sub é do tipo ativo e o HT sem dvd usa sub apenas ativo.

Compre esse aparelho ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1016737260-receiver-home-dvd-panasonic-sa-ht-75-sem-caixas-funciona-bem-_JM  )

A impedância da suas caixas é um pouco abaixo mais não chega ser o dobro e se você não deixar o som distorcer vai ficar bom.

 

Att Ejf

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico sem problemas, também estou sem tempo aqui.

Deixa eu te perguntar, não seria melhor um amplificador? O aparelho do HT em si não fará diferença nenhuma pra mim, quero um rádio e não um HT... Queria um visual mais fechado e não queria gastar mais que 300 reais.

adicionado 2 minutos depois

@Edvaldo J. Frederico Se puder responder minhas dúvidas também, agradeço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Fiorin Bom dia

 

Complicado esse negócio de reaproveitar caixa de HT.

Compre essa placa amplificadora PLACA 2.1 200wrms (2x50W + 100W) jutamente com uma fonte de 24v x 5A, tudo vai dar uns 100 reais já com o frete +/-.

Como o amplificador não vem com case então você vai ter que instalar dentro de uma caixa de madeira ou de plástico.

O sub seu vai receber apenas 50Wrms por ele ser de 8ohms, e o restante das caixas ao invés de usar as cinco, use apenas quatro e ligue um par em série em cada canal para impedância cair para 8ohms e dar um atenuada nos médios.

Porque se você ligar as caixas menores em paralelo a impedância vai cair para 2 ohms e isso está abaixo do minimo do amplificador.

Se não entendeu a ligação eu faço o desenho de como você vai ligar.

 

Att Ejf

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Matheus Fiorin Bom dia

 

Complicado esse negócio de reaproveitar caixa de HT.

Compre essa placa amplificadora PLACA 2.1 200wrms (2x50W + 100W) jutamente com uma fonte de 24v x 5A, tudo vai dar uns 100 reais já com o frete +/-.

Como o amplificador não vem com case então você vai ter que instalar dentro de uma caixa de madeira ou de plástico.

O sub seu vai receber apenas 50Wrms por ele ser de 8ohms, e o restante das caixas ao invés de usar as cinco, use apenas quatro e ligue um par em série em cada canal para impedância cair para 8ohms e dar um atenuada nos médios.

Porque se você ligar as caixas menores em paralelo a impedância vai cair para 2 ohms e isso está abaixo do minimo do amplificador.

Se não entendeu a ligação eu faço o desenho de como você vai ligar.

 

Att Ejf

 

 

Olá Edvaldo, tudo bem?

Então, em relação a case eu já tenho alguns planos pra isso, pode ficar tranquilo. Sobre as ligações, teria como você fazer um desenho pra mim? Eu não tenho muita noção de como fazê-las, seria bom se você pudesse me auxiliar.
Já aproveitando: Você acha que o som que vai sair seria relativamente bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...