Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Victor Vidoto

ASUS A320M-K/BR com Ryzen 5 2400g não da video com VGA?

Recommended Posts

Sup guys
Já vou passar as especificações do meu sistema para agilizar o lado de vocês - 

placa-mãe: ASUS AM4 PRIME A320M-K/BR
Processador: AMD Ryzen 5 2400G (ele é APU,gráficos integrados VEGA) 3.6ghz  6mb cache
Ram: Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black - HX424C15FB2/8
HD: HD WD SATA 3,5 Blue PC 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s - WD10EZEX
Fonte: Fonte Corsair 500W 80 Plus White VS500

Bom, comprei essas peças para o computador mas aparentemente o ryzen 5 2400g não suporta video por VGA né? pois ele não da video com a entrada,
tive que instalar uma placa de video antiga aqui para rodar pois pluguei no conector VGA da própria placa e não dava video...
Existe adaptador HDMI para VGA? ou eu vou ter que comprar um novo monitor mesmo? ahahah
grato desde já :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
2 minutos atrás, Victor Vidoto disse:

Sup guys

Processador: AMD Ryzen 5 2400G (ele é APU,gráficos integrados VEGA) 3.6ghz  6mb cache

Bom, comprei essas peças para o computador mas aparentemente o ryzen 5 2400g não suporta video por VGA né? pois ele não da video com a entrada,
tive que instalar uma placa de video antiga aqui para rodar pois pluguei no conector VGA da própria placa e não dava video...
Existe adaptador HDMI para VGA? ou eu vou ter que comprar um novo monitor mesmo? ahahah

Atualize a bios da placa é o driver do ryzen tudo pelo site dos fabricantes.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Victor Vidoto Só atualizar os drivers pelo site da fabricante . Se o problema persistir, corra a garantia da placa-mãe e do processador =D

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizar os driver da placa-mãe mesmo? chipset AMD/graphics driver mesmo com a placa offboard conectada? ele vai instalar o driver da onboard? pois eu já atualizei a bios e não da video vga mesmo com a bios atualizada(eu tinha atualizado até antes de fazer essa postagem, mas não atualizei os driver de CHIPSET AMD que estão no site).

adicionado 3 minutos depois

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-A320M-K-BR/HelpDesk_Download/
Esses são os driver pelo visto, já atualizei audio, lan e Bios o restante fiquei na duvida mesmo.

adicionado 3 minutos depois

@Player Educado @KisBR

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Baixa todos e instala. Vga, tudo... o que ja instalou nao precisa de novo. E o do ryzen no site da AMD tb é importante!!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, Victor Vidoto disse:

Sup guys

@Victor Vidoto Precisa atualizar a bios da placa-mãe.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então, atualizei tudo que podia atualizar inclusive a bios e ele não continua mandando video pro VGA output da propria placa-mãe, será que não tem alguma config que eu tenha que ativar dentro da BIOS da placa-mãe?
será que realmente o ryzen 5 2400g não suporta VGA? pois a placa-mãe esta perfeita usei para jogar agora a pouco (mesmo com essa placa de video shsauhas).
-
Estou com 2 adaptadores de video por sinal, geforce 9800gt ali e o radeon vega 11, mas supostamente era pra bootar com DEFAULT graphics pelo VGA não era não? por isso perguntei se teria alguma config.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Baixa o cpu-z. Abre ele e vai em graphics. Ve se aparece o vega 11.

Tem certeza que seu processador é o 5 2400g e não o ryzen 5 2600? porque o 2600 não tem vga. Se tiver o Aida 64 faça um teste de stress nesse pc.

O que resta é enviar esse ryzen para a garantia...

adicionado 9 minutos depois

Tente uma ultima coisa.. na bios veja se tem alguma opção para trocar de dvi para vga...  Não creio que seja isso mas é uma tentativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele é o 2400 sim, aparece inclusive na bios e na caixa do processador ,ele não aparece o driver instalado pois a off-board sobrepõe esse driver e quando eu instalo ele desinstala depois por causa da off-board, rodou jogos perfeitamente com off-board mas não da video com onboard dele no output do vga, vou colocar um adaptador HDMI para VGA de um amigo e ver se era o que eu falei de ele não mandar output pro vga, pois que eu saiba a AMD encerrou suporte VGA nos processadores com placa de video desde 2015 (tinha esquecido disso).
Irei fazer este teste e se não for pode ter algum problema realmente.
Vou mandar prints do cpu-z 
mas não tenho o aida64 vou fazer o teste depois.
image.png.caa1845ae07522e86e582d6f4005b622.png
Como eu falei, aparece o driver da 9800gt porque por enquanto é a unica que da video.
image.png.dfec1daafa2d9dd38217bbcff13e6987.png
Guys, vou ir lá fazer o teste com o adaptador e retorno para falar os resultados.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Só consegui tempo de vir hoje aqui falar com vocês pessoal!
Tudo foi resolvido realmente com o adaptador HDMI, o que acontece é o seguinte:
 - AMD realmente não tem mais suporte pra vídeo VGA, essa placa-mãe tem entrada VGA pois  processadores que são compativeis com ela utilizam os chipsets R7 da radeon, esses sim ainda são analógicos.

Foi resolvido com o simples fato de colocar o adaptador ali... nenhum problema aparente em nenhumas das peças (GRAÇAS!), com o adaptador apresenta alguns bugs em fullscreen mas isso já era esperado.
Obrigado por tudo mesmo assim! @Evandro caso algum brother do clube tenha um problema similar, ta ai a solução (te marquei pois você ajudou da ultima vez com as soluções de problemas).
@KisBR @wKxFire valeu por tudo novamente.

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, vi uma informação e espero que possa ajudar;  estou adquirindo um Ryzen também e me surgiu essa dúvida. O meu ainda não chegou para testar, porém pesquisei em fóruns em inglês e tive uma informação que na verdade a entrada VGA não funciona quando o monitor e sua resolução padrão estão em desacordo. A solução seria usar um monitor digital e colocar os Hz padrão  e resolução do monitor que usará no cabo VGA. Apesar de ser uma saída ser VGA e a dedicada do processador não ser compatível, há uma simulação para VGA na saída, e não teria a capacidade de identificar as propriedades do monitor etc. O cara que vi usava o RYzen 3 com gpu integrada. É isso. Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

@Victor Vidoto Você utiliza esse memória HX424C15FB2/8 com ASUS a320m-k/BR a quanto tempo? Você teria como enviar um print do CPU-Z da aba SPD para que possa verificar como a sua memoria ficou configurada, é que ela não aparece no QVL das memorias para a placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais