Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leds queimam em pouco tempo


Posts recomendados

Olá galera. Sou novo aqui e estou precisando de ajuda.

Estou fazendo esquema no meu carro com 4 leds 5mm auto brilho brancos. Segundo o vendedor esse leds aceitam até 3,4v cada. Estou ligando em série então 12v÷4=3v.

Só q ao ligalos na bateria do carro após algum tempo eles aquecem um após o outro começam a piscar e param de funcionar. Já tentei várias vezes e acontece sempre a mesma coisa. Alguém pode me ajudar? Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaison fregulia ,

 

Já antecipando a resposta à pergunta do amigo @Sérgio Lembo ,  a tensão da bateria do carro pode fácilmente ultrapassar 14V com o motor ligado !

 

Mas se você utilizou um resistor limitador de corrente, em série, isso não queimaria os seus Leds.

 

Para isso, você precisa saber qual a corrente média recomendada pelo fabricante de seu Led, e fazer as contas para quando a tensão da bateria atingir um valor máximo de 14,4 Volts a corrente ser essa máxima recomendada.

 

Algo assim : supondo que a corrente máxima seja de 20 mA :

 

4 diodos em série = 4 x 3,4 = 13,6 Volts.

 

Seu resistor tem de ter sobre ele uma queda de 14.4 - 13.6 =  0,8 Volts.

 

então terá o valor de 0,8 / 0,02 = 40 ohms.

 

Use um de 39 ohms,  com dissipação mínima de 1/8 de watt.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2018 às 02:52, Jaison fregulia disse:

Ola. antes de instalar no carro eu deixo um tempo de teste ligado a uma bateria veicular q tenho separado do carro. É tanto no veículo quanto na bateria separada acontece a queima..

 

Então pode ter certeza de que a tensão desses Leds não é de 3,4 Volts como te disseram, é menor. Deve ser pouco acima de 3 Volts.

 

Mas mesmo assim o resistor em série resolve o problema.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...