Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração de 8700k a 5Ghz e Corsair H105.


Visitante

Posts recomendados

Bom dia,

 

Estou pensando em comprar um  Corsair H105 para meu 8700k, pretendo fazer um overclock de 5.0ghz(se eu der sorte hehe), mas vi outros modelos e fiquei na duvida. Seguem as dúvidas:

 

1)Dentre os modelos a seguir qual seria o mais eficiente para o overclock que pretendo?Podem numerar de 1(menos eficiente) até 9(mais eficiente) para facilitar o entendimento:

 

Hydro Series™ H100i
Hydro Series™ H100i GTX
Hydro Series™ H100iv2
Hydro Series™ H105
Hydro Series™ H110
Hydro Series™ H110i
Hydro Series™ H110i GT
Hydro Series™ H110i V2,
Hydro Series™ H115i << ignorem

 

2)O Hydro Series™ H105 aguentaria um overclock a 5Ghz para uso intenso do 8700k, tipo situações de mais de 24h de uso minerando e com o processador a 100%? Se não, qual dos que mencionei aguentaria?

 

3)Que modelos eu devo evitar? Existe algum que costuma apresentar muitos defeitos?

 

4)Vocês teriam outras recomendações que não as listadas?

 

Obrigado =)

 

 

 

Adicionado posteriormente:

 

Minha memoria:

-Memoria Corsair Vengeance Led 16gb Kit2x8 Ddr4 3200mhz White
-Modelo: CMU16GX4M2C3200C16

 

Meu Gabinete:

Cougar FullTower Panzer Max

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BatataBolada o H115i seria o melhor por causa da área maior do radiador 280mm. O ideal seria um de 360mm, mas o mercado está sem muito estoque desses water coolers.

 

Mas do que eu li, mining não requer muito processamento da CPU. Não seria melhor investir em outra coisa ao invés de refrigeração e overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

@BatataBolada o H115i seria o melhor por causa da área maior do radiador 280mm. O ideal seria um de 360mm, mas o mercado está sem muito estoque desses water coolers.

 

Mas do que eu li, mining não requer muito processamento da CPU. Não seria melhor investir em outra coisa ao invés de refrigeração e overclock?

 

Então, eu disse mining porque pretendo deixar ele 24h minerando e fazendo outras coisas, ignora o mining e pensa o seguinte:

 

Vou deixar o processador no talo 24h/7, mas não tenho grana pra comprar um de 360mm. Vou até tirar o h115i dai porque ta caro. Claro que se eu ver que preciso diminuir o numero de aplicações rodando eu farei. 

 

Minha duvida principal é que não sei qual destes é o melhor: 

 

Hydro Series™ H100i
Hydro Series™ H100i GTX
Hydro Series™ H100iv2
Hydro Series™ H105
Hydro Series™ H110
Hydro Series™ H110i
Hydro Series™ H110i GT
Hydro Series™ H110i V2,

 

O h110 é melhor que o h105?  O h100iv2 é melhor que o h105? Eu olho essas nomenclaturas parecidas e elas não me dizem muita coisa. As vezes eu acho um que parece melhor por uma diferença de preço pequena, mas não tenho certeza se é melhor. 

 

Outra coisa que preciso saber é se o h105 segura o 8700k a 5ghz na situação de 24h/7 a 100% de uso, ou se ele não daria conta nem de aguentar 24h.

 

Como o h105 é um modelo mais antigo encontrei poucos testes com o 8700k e não sei se ele aguentaria ficar muito tempo em uso nas condições que expliquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BatataBolada não acho legal comprar um modelo antigo, pois esses fluidos às vezes dão fungos e entopem a bomba. Você pode pegar um water cooler já meia boca. Escolhe então o H110i V2, que é um modelo recente e mais forte do que o H100i V2. Esse H105 eu nem sei se fabrica mais. Também não vai ser mais forte do que o H110i V2.

 

Os GT e GTX e os sem sigla são mais antigos.

 

E faz o overclock até onde segurar. Não recomendo deixar passar de 80-85ºC em teste de estresse. Melhor estabilizar o overclock com ele ali na casa dos 80ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/06/2018 às 19:46, Contiusa disse:

@BatataBolada não acho legal comprar um modelo antigo, pois esses fluidos às vezes dão fungos e entopem a bomba. Você pode pegar um water cooler já meia boca. Escolhe então o H110i V2, que é um modelo recente e mais forte do que o H100i V2. Esse H105 eu nem sei se fabrica mais. Também não vai ser mais forte do que o H110i V2.

 

Os GT e GTX e os sem sigla são mais antigos.

 

E faz o overclock até onde segurar. Não recomendo deixar passar de 80-85ºC em teste de estresse. Melhor estabilizar o overclock com ele ali na casa dos 80ºC.

 

Entendi, obrigado pela ajuda =)

 

Sera alguém poderia me dar uma segunda opinião?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Contiusa disse:

@BatataBolada não é ruim, não, mas a MX-4 vai ser melhor. Também é bom ter um tubo de pasta em casa, pois a pré-aplicada não dá para reutilizar. Mas só troque de 2 em 2 anos, até mais. Essa MX-4 dura mesmo.

 

Eu fucei em vários rincões da internet e não descobri qual é a pasta que a Corsair usa no H110i v2, você saberia exatamente qual é? E saberia de algum método caseiro de retirar a pasta que vem no cooler? Mais uma vez obrigado pela ajuda =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BatataBolada essas pastas são em geral genéricas e devem ser usadas industrialmente em maquinário de aplicação. Nunca me interessei em saber a marca porque geralmente a gente troca por uma melhor. Por exemplo, até hoje se tem dúvida sobre qual é a pasta TIM usada no die dos processadores da Intel. Acho que é Dow Corning, mas ninguém sabe o tipo. 

 

Essas pastas genéricas são de 1-3ºC piores do que as pastas de qualidade. Isso em testes com metodologia, etc. Dá uma diferença, especialmente a medida que você aumenta o clock e vcore, então pode se transformar em 5ºC para cima. Só não faz diferença se a pessoa for usar em um i5 bloqueado. Aí tanto faz.

 

Ou seja, limpe a pasta pré-aplicada e use a MX-4. Se quiser uma pasta um pouco melhor, tem a GC-Extreme. Mas todas essas pastas de ponta vão ter um desempenho parecido. Se um dia quiser a melhor pasta siliconada no mercado, compre a Thermal Grizzly Kryonaut.

 

Para tirar a pasta, idealmente use álcool isopropílico (não pode ser de cozinha, pois vai oxidar o processador). Limpe primeiro sem álcool, apenas com o papel higiênico ou lenço de papel. Assim você tira o grosso da pasta. Depois, molhe o papel com álcool e tire o resto que ficou nas entranhas do bloco. Finalize com um filtro de café de papel, pois eles soltam menos fibra. Coloque umas gotas de álcool e dê uma encerada. Pode fazer o mesmo com o processador.

 

Se não tiver álcool, faça o mesmo com papel higiênico ou lenço de papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, você não quer processador a 100% minerando. Você precisa de uma quantidade especifica minima de cache p/ núcleo, por exemplo, meu R5 1400 tem 8Mb de cache, eu posso rodar 4 threads nele minerando. Passando disso a eficiência cai junto com os ganhos, CryptoNight para minerar monero por exemplo, requer 2MB p/ thread.

 

Minerar com processador no geral é uma ideia ruim, a 100% ele tambem vai estar afetando a performance das GPUs minerando, processador no geral a 100% é ruim na verdade. Você vai ter ele a no maximo 50~60% de uso para minerar de forma eficiente. E comparando ao que uma GPU muito mais barata faria, é uma ideia bem ruim.

adicionado 7 minutos depois

Um i7-8700K em media gera uns 300~400h/s(dependendo do quanto você conseguir subir o OC, levando em consideração que a 5Ghz ele vai estar puxando perto de 170~200W...) com seus 12Mb de cache pelo que vi pelo Reddit, em comparação um Ryzen 7 1700 gera em torno de 500~600h/s com seus 20Mb de Cache.

 

Meu R5 1400 faz em torno de 210~270h/s(stock~OC).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2018 às 14:05, Contiusa disse:

@BatataBolada essas pastas são em geral genéricas e devem ser usadas industrialmente em maquinário de aplicação. Nunca me interessei em saber a marca porque geralmente a gente troca por uma melhor. Por exemplo, até hoje se tem dúvida sobre qual é a pasta TIM usada no die dos processadores da Intel. Acho que é Dow Corning, mas ninguém sabe o tipo. 

 

Essas pastas genéricas são de 1-3ºC piores do que as pastas de qualidade. Isso em testes com metodologia, etc. Dá uma diferença, especialmente a medida que você aumenta o clock e vcore, então pode se transformar em 5ºC para cima. Só não faz diferença se a pessoa for usar em um i5 bloqueado. Aí tanto faz.

 

Ou seja, limpe a pasta pré-aplicada e use a MX-4. Se quiser uma pasta um pouco melhor, tem a GC-Extreme. Mas todas essas pastas de ponta vão ter um desempenho parecido. Se um dia quiser a melhor pasta siliconada no mercado, compre a Thermal Grizzly Kryonaut.

 

Para tirar a pasta, idealmente use álcool isopropílico (não pode ser de cozinha, pois vai oxidar o processador). Limpe primeiro sem álcool, apenas com o papel higiênico ou lenço de papel. Assim você tira o grosso da pasta. Depois, molhe o papel com álcool e tire o resto que ficou nas entranhas do bloco. Finalize com um filtro de café de papel, pois eles soltam menos fibra. Coloque umas gotas de álcool e dê uma encerada. Pode fazer o mesmo com o processador.

 

Se não tiver álcool, faça o mesmo com papel higiênico ou lenço de papel.

 

 

Muito obrigado pelas dicas, já comprei o h110i v2, só to esperando chegar =)

 

Em 18/06/2018 às 14:25, Atretador disse:

amigo, você não quer processador a 100% minerando. Você precisa de uma quantidade especifica minima de cache p/ núcleo, por exemplo, meu R5 1400 tem 8Mb de cache, eu posso rodar 4 threads nele minerando. Passando disso a eficiência cai junto com os ganhos, CryptoNight para minerar monero por exemplo, requer 2MB p/ thread.

 

Minerar com processador no geral é uma ideia ruim, a 100% ele tambem vai estar afetando a performance das GPUs minerando, processador no geral a 100% é ruim na verdade. Você vai ter ele a no maximo 50~60% de uso para minerar de forma eficiente. E comparando ao que uma GPU muito mais barata faria, é uma ideia bem ruim.

adicionado 7 minutos depois

Um i7-8700K em media gera uns 300~400h/s(dependendo do quanto você conseguir subir o OC, levando em consideração que a 5Ghz ele vai estar puxando perto de 170~200W...) com seus 12Mb de cache pelo que vi pelo Reddit, em comparação um Ryzen 7 1700 gera em torno de 500~600h/s com seus 20Mb de Cache.

 

Meu R5 1400 faz em torno de 210~270h/s(stock~OC).

 

 

Não pretendo usar o processador para minerar, o que eu quis dizer é que ele ficara a 5Ghz 24/7 com o computador possivelmente minerando e fazendo outras coisas. Minha preocupação é saber se o cooler aguenta ou se vai deixar meu pc pegar fogo hahaha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...