Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bomba para-brisa de carro 12v


Posts recomendados

Gostaria de fazer umas perguntas por que não entendo de eletrônica.. mas fiz uma placa para meu projeto que quase funciona corretamente...

Fiz uma placa que ao por a moeda ela joga uma certa quantia de água no copo..

mas nem sempre ela ativa a bomba, o relé desarma..

por que a fonte que uso é de 12v 2 A

mas quando coloco na fonte de pc ela funciona normalmente...
ai queria saber se posso por algo como capacitores ou algo para diminuir a corrente da bomba, que seria mais viável para min..

tem um capacitor 50V 47uF

em uma outra placa que eu fiz a bomba só ligou com um de 16V 470uF 

Alguém pode me dar uma dica?

componentes

regulador de tensão L7805CV

transistor BC337

Relê 5V DC

pic16f628A

Capacitor 50v 47UF

 

placa.jpeg

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estou usando uma bombinha dessas para clorar uma caixa d'água.

Minha fonte é formada por um trafo e retificação. O trafo aguenta até 2 A mais pouquinho.

Ligo o trafo na tomada  e ele reclama, mas funciona. A bombinha puxa mais que 2A, pelo menos de início, quando começa a girar.

Uma opção seria alimentar a bomba com menos de 12V. Com isso a corrente (e a vazão) diminui um pouco, mas talvez funcione.

Obs:

1 - Outro detalhe é que observei que a alimentação de base do transistor (pino 11 do PIC) precisa de um resistor limitador de corrente. Sem ele ou o PIC vai reclamar por excesso de corrente no pino, ou o transistor pode estar sendo forçado.

Eu colocaria um resistor entre 470 e 680 ohms entre o PIC e a base do transistor. 

2 - A bobina do seu rele é alimentada com 5V regulados? Não precisa regular. Aliás, a comutação nessa bobina pode causar ruído elétrico na fonte e causar mau funcionamento no PIC. Porque você não coloca um rele com bobina para 12v, alimentada pela sua fonte de 12V do PC?  

3 - Vejo que você usou uma placa com duas faces de cobre. Porque você não ligou a alimentação de +5V desde o que parece ser uma chave até o pino 14 do PIC? Isso evitaria um pouco de interferência no PIC, devido à comutação da bobina do rele.

4 - É importante colocar um capacitor de 100nF bem próximo aos pinos de alimentação do PIC. Isso reduz ainda mais interferência de ruído elétrico no PIC.

5 - Há algo estranho com seu layout. Parece que há alguns curtos entre filetes e ilhas. Verifique. Mas como já funcionou, ou o layout está desatualizado, ou você já corrigiu, ou ...

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...