Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador para deixar ligado direto sem carga


Ir à solução Resolvido por lithium_ion,

Posts recomendados

Bom dia a todos!!

 

Estou fazendo uma adaptação de bateria no controle do meu aeromodelo, pois o mesmo usa pilhas, o que além de um desperdício, não acho que elas sejam confiáveis. Antes eu usava um regulador buck, ajustado para 6v, e duas células de LIPO, que carregadas possuem 8,4v e descarregadas 6v. Isso tudo do lado de fora do controle, o que deixava o controle com cara de "gambiarra", o que não gostava muito. Agora consegui colocar as duas células dentro do controle, em pequenos espaço entre a carcaça e a placa. O problema é que, antes com o circuito do lado de fora, eu usava um interruptor para desligar as baterias do circuito buck. Agora com o circuito do lado de dentro, eu não gostaria de ter um interruptor para isso, então estou pensando em um regulador que possa ficar ligado direto nas baterias, assim como os carregadores portáteis de celular (power banks). 

 

Comprei no camelô o power bank mais vagabundo/barato que achei, já que só ia remover a placa para testar. Coloquei uma das células boas que eu tenho, e deu errado. Ele inicia, mas a cada 5 segundos desliga e religa. O controle apaga nesse ciclo de 5 segundos. Analisei no osciloscópio e não percebi nenhum ripple ou ruído mesmo com bem mais corrente que o controle drena (testei com 500mA, enquanto o controle usa cerca de 160mA).

 

Gostaria de alguma ideia que eu possa resolver esse problema, seja com algum circuito que "desative" o circuito buck quando a corrente cessa, ou algum regulador que possa ficar ligado direto.

 

Coloquei anexado como era o circuito que ficava colado com cola quente atras do controle junto com o circuito buck e o novo lugar que estou quebrando a cabeça para colocar as baterias na parte de dentro.

WhatsApp Image 2018-06-16 at 15.41.58.jpeg

WhatsApp Image 2018-06-16 at 15.45.03.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o regulador religa a cada 5 segundos significa que o consumo está quase zero ou mesmo a autodescarga do capacitor. A função do regulador é manter os 6V e não tem como advinhar se o controle está ou não sendo usado. O liga/desliga que certamente há no controle deve de alguma forma ser aproveitado para fazer esse comando da fonte buck. Leia na tampa do integrado do seu regulador o modelo do chip, vá no datasheet e procure na pinagem a existência de pino de ENABLE ou Stand-by (é a mesma coisa). Caso haja, tente adaptar a chave liga/desliga do aparelho para o comando do regulador. De alguma forma tem que ser informado se o aparelho está ou não em uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O interruptor do controle é daquele que possui "dois interruptores" dentro, duas linhas. Não pretendia cortar as trilhas para usar o outro lado do interruptor no regulador, visto que algum dia posso resolver vender o controle, e não seria nada bom não manter a originalidade. Fora que gosto de tudo perfeito por fora, parecendo o mais original possível, mas com certas adaptações por dentro, claro, sem destruir com o exemplo das trilhas mencionadas anteriormente.

 

O regulador que está reiniciando é o do power bank, de 5v (mais precisamente 4,94v). Será que esses 160mA que o controle consome são pouco para ele? Liguei uma lâmpada incandescente pequena de 4,8v nele, e deu o mesmo "problema", ficou reiniciando, só que com uma frequência menor. Estranho que ligando um aparelho celular que tenho como cobaia não gerou o reiniciamento. Vou testar ligar um resistor que consuma uns 100, 150mA em paralelo ao controle resolve, mesmo eu repudiando esse tipo de solução, tendo em vista a eficiência energética. Tinha pensado em colocar um regulador linear de 5 ou 6 volts, já que funcionam com corrente mínima de 20mA e quase não consomem quando ligados sem carga, mas retomaria o problema de eficiência, gerando aquecimento antes inexistente no interior do controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, lithium_ion disse:

O interruptor do controle é daquele que possui "dois interruptores" dentro, duas linhas.

Chave H?

Vai ser difícil a adaptação que pretende mas a criatividade pode fazer surpresa. Ficamos numa situação onde se correr o bicho pega e se ficar: nhac! Sua chave conta com a alimentação das pilhas que foram substituídas pelo conjunto bateria + regulador buck. Ocorre que pretende desligar o regulador mas ao fazê-lo não conseguirá religar o  controle. Vai pensando num flip-flop com uso de mosfet, consumo zero na condição OFF mas com capacidade para religar seu conjunto. A adaptação vai requerer intervenções de fios soldados na sua chave de liga sem precisar cortar fios. Se vai ser lógica positiva ou negativa vai depender de como está a sua chave de ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seria mais fácil ligar as baterias direto na chave e interromper o circuito pós chav para ligar o regulador?

E quando eu falo de interromper não é cortar trilhas da placa, é tirar algum componente como diodo, resistor, fusível, indutor ou qualquer outra coisa que esteja entre a chave e o restante do controle.

Ligue os fios do regulador entre o componente e a chave e terá a chave original para desligar o controle.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Vai pensando num flip-flop com uso de mosfet, consumo zero na condição OFF mas com capacidade para religar seu conjunto. A adaptação vai requerer intervenções de fios soldados na sua chave de liga sem precisar cortar fios. Se vai ser lógica positiva ou negativa vai depender de como está a sua chave de ligar.

 

To tentando, mas não entendi direito. Pode me passar um exemplo?

 

 

2 horas atrás, Mestre88 disse:

Não seria mais fácil ligar as baterias direto na chave e interromper o circuito pós chav para ligar o regulador?

E quando eu falo de interromper não é cortar trilhas da placa, é tirar algum componente como diodo, resistor, fusível, indutor ou qualquer outra coisa que esteja entre a chave e o restante do controle.

Ligue os fios do regulador entre o componente e a chave e terá a chave original para desligar o controle.

 

 

Peguei os fios do pack de pilhas original e liguei na saída do regulador, mas preciso de uma solução para desligar o regulador das baterias, ou arranjar um circuito que não precise ser desligado, como uma espécie de standby.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Mestre88 disse:

Essa é a minha sugestão, use o botão original do controle.

Mostre pra gente como é esse botão. Tem de haver alguma forma de usá-lo sem fazer gambiarra no controle.

 

O botão tem os seis terminais soldados diretamente na placa, Na foto que anexei tem um buzzer, logo na diagonal direita para baixo estão os terminais da chave. Não consegui enxergar uma maneira de usar ele. O que ele interrompe é o conector que vem do pack de pilhas.

 

Provável que essa semana eu consiga outra placa de power bank para testar. O que eu uso no meu telefone funcionou perfeitamente, mas não posso inutilizar ele. Meu telefone não dura 6h sem carga, preciso ficar pendurado no carregador, e na rua somente esse power bank me salva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2018 às 11:00, BloodCeltics Lopes disse:

não que mexer em nada na carcaça? e se colocar um reedswitch colado com cola quente e controlar com um íma pelo lado de fora?

 

Pior ainda, já não queria colocar interruptor, imagina um imã, correndo risco de cair, sumir, soltar, etc.

 

 

Problema resolvido e lição aprendida: NÃO vá no camelô falando que vai desmontar, nem procurando o mais vagabundo e barato possível. O problema muito provavelmente era a placa que usei.

Arrumei com um amigo um pouwer bank com a bateria horrível de ruim, além da corrente-hora estar muito baixa, tinha a resistência interna muito alta. Coloquei uma célula liion que a vários anos retiro de baterias de notebook e testo com o accucell 6, e maravilha, funcionou perfeitamente. O único problema é que o usb ficou meio grande dentro do compartimento de pilhas, e estou com bastante preguiça de rerirar com a estação de ar quente do laboratório da escola. Enrolei a placa com fita isolante para chicote, aquela sem cola, e arrematei com a fita com cola. Tudo isso para evitar qualquer curto circuito nos contatos antigos das pilhas.

P_20180621_133328.jpg

P_20180621_131119.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Algo que é bom ressaltar é que:

Alem de aumentar em muito a confiabilidade por não ter mais aquele mal contato chato de terminal de pilha, ainda é recarregável, e ainda posso recarregar meu telefone em campo kkkkkkkk. Além de reduzir 4g no peso total do controle, não que isso varie muita coisa, mas é uma diferença.

 

Pode fechar o tópico  agradeço por todas as idéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...