Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NoBreak e filtro de linha para aparelhos medicos


Posts recomendados

Ola,

Andei lendo bastante coisa sobre o uso de No breaks, filtros de linha e desestabilizador. 

Uma impressora AGFA drystar 5302 (ela imprime Raios-x) precisou nos últimos 7 meses trocar o Tyndall duas vezes (Ao custo de R$8000). Segundo a assistência técnica autorizada, foi a oscilação de energia(rede elétrica ou telefônica). Este artigo diz que umidade, calor e oscilações elétricas são os principais motivos desse problema. Essa impressora junto de um CR 10-X (acho que é um escâner de raios x) são alimentadas por uma tomada especifica, que foi refeita toda a parte elétrica para suportar. Estão localizadas em uma sala exclusiva, que permanece fechada com ar condicionado a 18 graus. Tudo foi aprovado pela empresa que fornece o equipamento. Há que se enquadrar em uma serie de requisitos. Calor e umidade não deve ser o problema.

Estão conectadas a um  Nobreak Power Sinus II (2400VA). 

 

Especificações:

AGFA drystar 5302:

tensão:

• Seleção automática: 100 - 240 V - 50/60 Hz

 

Consumo de Energia:

• Impressão: 250 watts

• Máximo: 530 watts

• Em standby: 70 watts

 

AGFA CR 10-X:

Alimentação:

• Fonte externa com seleção automática (Saída 24 V)

• Entrada: • 100 V - 240 V

• < 2 A • 50/60 Hz

• Fusível: Europa máx. 16 A; USA máx. 15 A

 

Gostaria de "matar" de vez o problema de oscilação. Como faz 4 anos que comprou,  vou levar o nobreak para um técnico fazer a troca das baterias e uma revisão, o único aqui na minha cidade. 

 

 

1/ Quais seriam os testes? (daria para eu mesmo faze-los?)

2/ Onde coloco o filtro de linha, antes ou depois do Nobreak? (vou comprar o FHT - 1200 da Upsai, indicação do forum)

3/ Será que qualquer técnico consegue fazer uma boa revisão para ver se há algo errado/desregulado?

4/ Existe alguma outra medida para aumentar a proteção?

 

PS: Medida similar será adotada em um equipamento de densitrometria ossea.

 

 

desde já grato. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colocando a pouquíssima informação por ti citada, referente ao no-break, em uma máquina de busca, retornou o seguinte resultado: http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Power-Sinus-NG

Se olhares no pé da página vais ver, como observação desse fabricante, o que segue:

"IMPORTANTE:
Não utilize o nobreak para alimentar motores AC (refrigeradores, furadeiras, ventiladores, liquidificadores, aspiradores de pó, entre outros), reatores eletromagnéticos, impressoras laser, copiadoras e equipamentos de sustentação a vida."

 

Indicando que o mesmo é, além de não adequado ao que aplicaste, é NÃO RECOMENDADO para esse uso, pelo próprio fabricante...

Ou o fabricante está com informações erradas, sobre seu próprio produto, ou não se trata desse seu no-break ou você está louco e desinformado...

Não sei se tem outra alternativa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou concordar totalmente com o @faller!

Este seu uso é clássico para nobreak on-line. Os on-line são caros, mas para este uso eles são os únicos recomendados. Este seu nobreak é totalmente inadequado a uma aplicação médica e principalmente para equipamentos de alto custo. Você tem urgente que trocar esta porcaria por um nobreak decente, e isto vai custar bem mais barato que gastar 8000 reais a cada 2 meses!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que seria um Nobreak decente?@Intrudera6

 

Este modelo é onda senoidal pura. Inclusive foi indicação NECESSÁRIA, esse modelo, para ter o aval do técnico responsável pela reforma do quarto exclusivo para a aparelhagem supracitada.

Em 18/06/2018 às 19:23, victorttt disse:

@Dutra 1010 Senoidal

 

@faller Modelo POWER SINUS II uPS3200SFX, segue link do manual.

 

 

 

Juro que li bastante coisa. Acredito que o nobreak é bom. ESPECIFICAÇÔES DO NOBREAK

Precisava saber para o rapaz que vai encomendar as baterias e fazer a revisão.  Pois demora pra chegar. Ou conversar de trocar se for o caso.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, victorttt disse:

O que seria um Nobreak decente?@Intrudera6

 

Este modelo é onda senoidal pura. Inclusive foi indicação NECESSÁRIA, esse modelo, para ter o aval do técnico responsável pela reforma do quarto exclusivo para a aparelhagem supracitada.

 

Juro que li bastante coisa. Acredito que o nobreak é bom. ESPECIFICAÇÔES DO NOBREAK

Precisava saber para o rapaz que vai encomendar as baterias e fazer a revisão.  Pois demora pra chegar. Ou conversar de trocar se for o caso.

 

 

 

Não para esta aplicação, que é considerada crítica (aplicação médica e equipamento de alto custo) e exige um nobreak online, que isola totalmente a rede elétrica externa do equipamento alimentado, os nobreak online não tem tempo de chaveamento e também não tem estabilizador que só dá problema.Os line-interativos nem são considerados nobreaks verdadeiros, e não são recomendados para aplicações críticas. Mas se você quiser economizar no curto prazo provavelmente vai continuar tendo problema! A decisão é sua!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov @Intrudera6 a decisão nao eh minha... kkkk

Entendi, mas onde aparece isso de nobreak online. Pesquisei mas vi pouquíssima coisa. Inclusive vi uns online de custo menor que os que a clinica tem. 

 

Eu precisaria saber um que se enquadra nessas maquinas e em uma outra que esta com nobreak igual(depois de ligar la vejo esse outro nobreak). tenho que conversar com a autorizada para entender porque fizeram a clinica comprar 2 nobrakes de R$3200 reais ao invés de pegar 2 de 5mil ou sei la quanto custa. 

 

Inclusive preciso saber se um filtro de telefone da clamper ajudaria. tenho duas internet ligadas ao load balance que vai um roteador que vai por cabo a um hub que conecta as maquinas.

2 internet>load balance>roteador>hub>maquinas

 

To confiando mais aqui que na autorizada. Amanha ligo la. kkk

(pergunto sobre aterramento e dps) e dou uma xingada se for o caso.....

 

Tambem saber se um filtro de linha serviria pra alguma coisa. E onde por, antes ou depois do nobreak.

 

(Desde ja MUITO grato, esse tipo de informação eh muito mal distribuída no brasil.

No meus tempos de curso técnico na prova final tive que por estabilizador em todas as maquinas do meu projeto. hahha se o professor fosse daqui tinha reprovado)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@victorttt sobre no-break online dupla conversão dá uma olhada aqui. Esses no-breaks são usados em servidores e outros equipamentos críticos e são os mais indicados para o seu caso.

 

O filtro Clamper é indicado, protege contra surtos que venham pela rede telefônica. Mas não adianta proteger a entrada de telefone e deixar a elétrica desprotegida. Daí deve usar um Clamper Multiproteção, que protege telefone e elétrica (tem 8 tomadas).

 

O filtro de linha deve ser instalado antes do no-break, de forma a protegê-lo também. Falei do DPS porque também é um dispositivo de proteção que deve ser instalado no quadro de distribuição elétrico e protege toda a instalação. Pela ABNT é de uso obrigatório em instalações novas . É uma proteção mais robusta e o filtro de linha faria uma proteção mais fina. Tem uns vídeos da Clamper no YouTube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...