Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
J Filho

Bons processadores LGA 775

Recommended Posts

Olá, pessoal.

Bem, sou novo aqui e gostaria de umas opiniões.

Estou montando um PC para virtualização de sistemas operacionais, que pretendo utilizar também para outras tarefas, como programação, navegar na internet, estudos, etc.

Tenho atualmente um Core i3 3210 de terceira geração, que tá parado à espera de uma placa-mãe nova.

Encontrei um kit bem barato à venda, com LGA 775.

A questão é que fiquei na dúvida entre os processadores desse socket, sendo três que tenho de escolher:

 

Core 2 Duo E8600 @ 3.33Ghz

6MB de Cache

45nm

 

Core 2 Quad Q9400 @ 2.66Ghz

6MB de Cache

45nm

 

Core 2 Quad Q6600 @ 2.40Ghz

8MB de Cache

65nm

 

Esse último tem um cache maior, que para algumas pessoas pode ser uma vantagem em LGA 775.

Como eu disse, quero para as tarefas acima. Não pretendo usá-lo para jogar, mas colocarei uma placa de vídeo básica, para não depender de video onboard.

Eu sei que alguns poderão me recomendar outras plataformas mais modernas, ou até processadores melhores para o mesmo LGA 775, como um Xeon adaptado, mas gostaria de opiniões apenas os processadores acima, já que são os que o vendedor ofereceu. Também não pretendo adquirir outras peças, pela idade da plataforma e sua obsolência.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dentro destas sugestões impostas.

Descarte o primeiro e o terceiro processador.

 

Além da própria capacidade oferecida pelo processador, tem que dar nota a velocidade do barramento.

 

E8600

Tecnologia de virtualização Intel® para E/S direcionada (VT-d) Sim

Velocidade do barramento1333 MHz FSB

 

Q9400

Tecnologia de virtualização Intel® para E/S direcionada (VT-d) Sim

Velocidade do barramento1333 MHz FSB

 

Q6600

Velocidade do barramento1066 MHz FSB

 

E com base no teu comentário de virtualização. Adicionei um critério nos dois processadores de menor capacidade, que o terceiro não tinha.

 

Vide o detalhamento dos processadores.

Intel Core 2 Duo E8600

Intel Core 2 Quad Q9400

Intel Core 2 Quad Q6600

 

Cita: Ser forte, nem sempre é ser mais rápido.

Editado por Jasiel
Colocar nome nos links.
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Diego FSTI Obrigado, amigo. Eu realmente estava pensando em pegar o Q9400, mas um suposto técnico de informática aqui disse que o E8600 era mais forte, mesmo sendo dual core. Talvez o cara tenha levado em conta o clock relativamente alto e o cache interessante. Eu já sabia que o Q6600 era o mais fraco dos Core 2 Quad, mas achei interessante o cache.

Eu uso muito virtualização, e um quad core é sempre bem-vindo.

 

@Leonardo Roman É, amigo, o Q9400 leva vantagem vendo o comparativo entre as duas CPUs. Obrigado.

 

Eu pessoalmente acho as CPUs do LGA 775 obsoletas, mas como eu estava precisando de um PC dedicado para umas tarefas específicas, e pelo preço que o cara está oferecendo, acho que compensa. Além do fato que tenho outras peças aqui paradas, como fonte, memórias, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, J Filho disse:

Eu pessoalmente acho as CPUs do LGA 775 obsoletas

 

Aí transcende a opinião, meu caro.

Eles são, já foram defasados por várias gerações dos Core i. ;)

 

Adendo que o CPUboss só é útil neste caso pois são todos processadores de mesma arquitetura, mas, se você conseguir pegar um Core i5 de segunda ou terceira geração, eles serão bem melhores.

Editado por Evandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Evandro

 

Sem esquecer que os C2Q tem clock base muito baixo em comparação com quad Intel recentes, fazendo um overclock nesses velhinhos aí chega um ponto que não devem em nada para i5 7500, i5 4460 segurando vgas do nível de R9 380x 4GB e  GTX 1050 TI 4GB.

Editado por OCCT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@OCCT eu tenho uma visão diferente de vocês sobre overclock, especialmente em usados. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Evandro

 

Parte do meu setup é usado, nada a reclamar pelo preço que paguei hehe: Xeon 2680 v2 , RX 470 OC.

 

No caso do amigo acima, nem compensa ele montar um kit 775, só core i em diante, C2Q só valia a pena se ele já tivesse parte do setup quase pronto.

Editado por OCCT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, amigos.

Como eu disse acima, acho o LGA 775 bem obsoleto. Eu só vou pegar pelo preço que o vendedor fez pra mim, sem contar que a mobo é DDR3. Como eu já tinha a fonte, memórias, HD, etc, ficou mais fácil. Se eu fosse montar do zero partia logo para uma plataforma mais moderna. Eu comprei uma placa-mãe básica socket 1155: Asrock DTA-H61M-HVS por R$ 150 e irei utilizá-la com um Xeon E3 1220 V2 que comprei usado no Aliexpress.

 

@Evandro Os caras do Mercado Livre 'passam gasolina' nos processadores Core i da segunda e terceira geração. Os preços são absurdos. Eu estava pensando em trocar meu Core i3 3210 OEM por um Core i5 3330, mas os preços são cabulosos. Então optei por importar um Xeon E3 1220 V2 mesmo, que PRA MIM atende perfeitamente o que eu quero fazer, e é muito superior ao meu i3. Não sou muito fã de overclock, uma vez que não uso minhas máquinas para jogos (pesados), pra mim trabalhar em Stock é tranquilo.

 

@OCCT Também não tenho muito preconceito com produtos usados, desde que estejam em boas condições. Já usei processadores usados por muito tempo sem problema nenhum. Sobre o clock dos Core 2 Quad, o Q9650 tem 3.0Ghz com 12MB de Cache. Os números dele são atraentes para multitarefa, como virtualização, por exemplo. Mas ficar preso numa CPU de 2008 com seus inovadores (época) 45nm é complicado, mas ele é muito superior ao Q9400 que peguei aqui. Os fãs do LGA 775 irão, certamente, recomendar o Xeon E5450 ou o X5450 com adaptação para 775, mas ainda assim bem obsoletos.

 

Paguei R$ 120 no kit, então valeu a pena, sem contar que posso vender isso mais pra frente e fortalecer meu setup 1155.

 

Obrigado a todos.

Editado por Evandro
removendo uso desnecessário de negrito
  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×