Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Como fazer com que o excel não me retorne erro


Posts recomendados

Boa noite, minha dúvida é simples, porém tem me dado dor de cabeça.

 

Preciso fazer uma fórmula que compute notas de alunos e me devolva uma média conforme eu vá lançando as notas, até aí tudo bem, pois tenho usado soma e divisão e tem dado certo. O problema é que em algumas células não existem números e sim letras, pois quando um aluno não faz uma atividade colocamos as letras "NF" na célula, ou seja, quando faço a fórmula ela me devolve o erro de #VALOR pois essas letras não podem ser somadas. Eu gostaria de saber se existe alguma maneira de fazer o Excel entender esse NF como 0, por exemplo, para que ele possa continuar a fazer a fórmula normalmente mesmo quando eu inserir essas letras. 

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para isso basta ajeitar a sua fórmula com um Se, mas fica difícil explicar certinho na sua fórmula pois você não a postou. Resumindo seria mais ou menos assim:

 

=se(A1="NF";0;"")

 

Nas fórmulas para não apontar erros de Excel, usamos o SE ERRO, que consiste em "se acontecer algum erro nessa fórmula, faça isso".

 

SEERRO(se(A1="NF";0;"");"")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, vou tentar dessa maneira e posto se conseguir.

 

Obrigado!

 

Minha fórmula é uma simples soma e divisão para obter médi, por exemplo:  =A1+B1+C1/3

 

Não utilizo a fórmula de média pois algumas células contém multiplicação, também, como por exemplo: =(A1*2+B1*2)/2

adicionado 22 minutos depois

@diego_janjao

Boa noite, não consegui fazer desta maneira também. Continua me retornando erro.

 

Estou anexando um print de parte da tabela com os dados e a fórmula, para ver se ajuda!

 

Com a função "SE" como ficaria essa fórmula? agradeço pela atenção

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia,@Arthur Luiz Alves Costa

 

Experimente copiar e colar a formula abaixo na célula M2 e arrastar até a célula M6:

=(ÉNÚM(B2*2)+ÉNÚM(C2*2)+ÉNÚM(D2)+ÉNÚM(E2)+ÉNÚM(F2)+ÉNÚM(G2)+ÉNÚM(H2)+ÉNÚM(I2)+ÉNÚM(J2)+ÉNÚM(K2))/12

Não se esqueça de clicar em Curtir.

 

Se n]ão for isso, anexe a planilha, pois na figura não dá para testar fórmulas.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Patropi disse:

Bom dia,@Arthur Luiz Alves Costa

 

Experimente copiar e colar a formula abaixo na célula M2 e arrastar até a célula M6:


=(ÉNÚM(B2*2)+ÉNÚM(C2*2)+ÉNÚM(D2)+ÉNÚM(E2)+ÉNÚM(F2)+ÉNÚM(G2)+ÉNÚM(H2)+ÉNÚM(I2)+ÉNÚM(J2)+ÉNÚM(K2))/12

Não se esqueça de clicar em Curtir.

 

Se n]ão for isso, anexe a planilha, pois na figura não dá para testar fórmulas.

 

[]s

Bom dia, não consegui dessa maneira, também, A fórmula agora me retorna um valor diferente, porém estou anexando a planilha para ficar mais fácil!

 

Agradeço a ajuda

 

 

Planilha notas.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia, eu postei a planilha acima para que facilitasse para vocês me ajudarem. O resultado que eu espero é que eu consiga Inserir a sigla "NF" em qualquer célula sem que isso afete a fórmula e a mesma me retorne erro. Está me retornando erro por ser um texto em meio a números e o Excel não consegue realizar o cálculo para mim. Gostaria apenas que ele ignorasse o texto em determinada célula e executasse a fórmula da mesma maneira.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu resultado correto pois as duas primeiras células (no caso B2 e C2) são multiplicadas por 2. A fórmula que eu gostaria de usar a princípio (e que está me retornando erro) é essa =(B2*2+C2*2+D2+E2+F2+G2+H2+I2+J2+K2)/12 

 

A fórmula que você me passou não deu erro, somente me deu um resultado errado, quase deu certo! 

 

Obrigado pro estar me ajudando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por me ajudar! Porém ainda não cheguei no resultado esperado. A minha fórmula contém uma divisão em seu final, assim: =(b2*2+c2*2+d2+e2+f2+g2+h2+i2+j2+k2)/12 Se eu inserir a divisão por 12 na fórmula o valor final dá errado ainda :/ não vejo solução pra esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Arthur Luiz Alves Costa

 

você tem pesos diferentes para as primeiras avaliações, né? Em M2, teste essa fórmula abaixo (e no anexo) e depois arraste.

 

Obs.: é uma fórmula matricial, então finalize ela não só com ENTER, mas com CTRL+SHIFT+ENTER

 

=SOMA(SE(ÉNÚM(B2:K2);B2:K2;0)*{2.2.1.1.1.1.1.1.1.1})/12

P.S.: se seu Excel for 2013 ou 2016, troque o ponto pela barra invertida na expressão {2.2.1.1.1.1.1.1.1.1}, ficando {2\2\1\1\1\1\1\1\1\1}.

 

Planilha notas.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...