Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Grungemala

Fórmula Para Calcular A Velocidade Máxima

Recommended Posts

aí, tenho visto muita gente, reclamando de suas conexões, e querendo saber também, qual a velocidade máxima que ela pode atingir... vou postar uma formúla aqui, bem simples, mas que muitos desconhecem...

pegue por exemplo, a minha conexão.... speedy light (128 kbps).

muita gente, diz que é só dividir por 8 e pronto, já se sabe qual o máximo que ela atinge... mas não é bem assim.

se são 128 kbps, ela atinge até 128000 (cento e vinte e oito mil kilo bits (não BYTES)... daí vem a formúla...

128000 divide por 8, para saber qts BYTES vai ter... daí eu divido o resultado dos BYTES por 1024, para transformar isso em KB kiloBYTES, visto que para se formar 1 kilobyte, são necessários 1024 BYTES.

então fica:

velocidade da conexão / 8 / 1024 = velocidade máxima da conexão.

com isso, eu vejo que a minha conexão, atinge no máximo, 15,625 KBps e não 16 KBps, como seria se eu dividisse apenas por 8....

espero ter ajudado, pois muita gente tem essa dúvida, e muita gente, também passa a fórmula incompleta...

abraços...

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tua explicação.

Mas eu acho q a galera generaliza para não cozinhar demais.

Isso é como memória, seria legal chegar pro cliente e dizer q ele tem 131072KB ao invés de 128MB?

Mas valeu.

B)

Compartilhar este post

Link para o post

Há dois erros nessa conta.

O primeiro é técnico. 1 kbit é igual a 1024 bits, da mesma forma que 1 kByte é igual a 1024 bytes. Ou seja, no caso citado: 128 kbits * 1024 = 131072 bits.

Dividindo esse valor por 8, para transformar em Bytes, chegamos a 16384 Bytes. Para chegar em KBytes, dividimos por 1024, e chegamos a... 16 KB.

Como multiplicamos e depois dividimos por 1024, esse número cancela. Então, o que sobra é a velha e boa divisão por 8.

O segundo erro é prático. Se as conexões oscilam tanto, dependem de tantos fatores, não teria muita lógica chegar num valor tão exato como 15,625. Os últimos algarismos significativos não teriam nenhum valor real.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por nunotaz@11 set 2004, 01:35

Mas eu acho q a galera generaliza para não cozinhar demais.

Isso é como memória, seria legal chegar pro cliente e dizer q ele tem 131072KB ao invés de 128MB?

concordo plenamente.... mas apenas botei a formula para galera ver como q funciona +/-

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por A2kuma@11 set 2004, 01:40

O primeiro é técnico. 1 kbit é igual a 1024 bits, da mesma forma que 1 kByte é igual a 1024 bytes. Ou seja, no caso citado: 128 kbits * 1024 = 131072 bits.

Dividindo esse valor por 8, para transformar em Bytes, chegamos a 16384 Bytes. Para chegar em KBytes, dividimos por 1024, e chegamos a... 16 KB.

Como multiplicamos e depois dividimos por 1024, esse número cancela. Então, o que sobra é a velha e boa divisão por 8.

muito bem pensado...porém... quando você conecta, a velocidade que aparece não é medida em bps??? por exemplo....

33600 bps...

e não 33,6kbps.. (se bem q no xp aparece assim)

daí ficaria válida a fórmula.. mas mesmo assim, valeu pela ajuda... isto mostra que a fórmula vai depender de cada caso... oun não..... sei lá.... agora to confuso... :tantan:

O segundo erro é prático. Se as conexões oscilam tanto, dependem de tantos fatores, não teria muita lógica chegar num valor tão exato como 15,625.

você leu direito o nome do tópico???? velocidade "máxima" e não a velocidade certa... quis dizer q o máximo q vai poder chegar, é em torno de 15,62kbps... e não q "deve" ficar em 15,62kbps...

Os últimos algarismos significativos não teriam nenhum valor real. 

se for para arredondar, num adianta nd eu explicar a fórmula...

Bom, agora chega de blah blah blah... é isso aí....

A2kuma.... num leve o meu post como se eu não tivesse gostado de você ter me corrigido, pois pode parecer isso, dependendo do jto q a pessoa lê isso aqui... pode parecer, mas não é.. esse é meu jto de falar/escrever mesmo... TE AMO!!! :palmas: hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Tá tudo tranquilo, Grungemala. Mas não precisa me amar não.

Como você mesmo disse, o XP mostra em kbps. Talvez tenham percebido o erro que estavam cometendo, e corrigiram.

Vai por mim, só precisamos mesmo dividir por 8. Ou seja, no caso que você citou a velocidade máxima é mesmo 16 kB/s, e não 15,625.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por A2kuma@11 set 2004, 23:46

Como você mesmo disse, o XP mostra em kbps. Talvez tenham percebido o erro que estavam cometendo, e corrigiram.

Vai por mim, só precisamos mesmo dividir por 8. Ou seja, no caso que você citou a velocidade máxima é mesmo 16 kB/s, e não 15,625.

Dividir por 8 é bem mais fácil..

Mas a titulo academico legal !

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por jsilva_mvx+12 set 2004, 20:01QUOTE (jsilva_mvx @ 12 set 2004, 20:01) A2kuma@11 set 2004, 23:46

Vai por mim, só precisamos mesmo dividir por 8. Ou seja,  no caso que você citou a velocidade máxima é mesmo 16 kB/s, e não 15,625.

Dividir por 8 é bem mais fácil..

Mas a titulo academico legal !

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais