Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Variação de energia: computador desliga, o outro não


Posts recomendados

Olá amigos, um bom dia a todos.

 

Bem, venho abrir esse tópico, pois realmente não encontrei nada que chegasse perto de uma explicação na qual estou vivendo aqui em casa.

Eu moro numa ilha e realmente o fornecimento de energia não é dos melhores, tendo pontos de variação durante o dia (~220v á ~190V na última medição).

Possuo um estúdio de design e tenho dois computadores, segui a cartilha do saudoso Faller e ambos estão ligados a energia elétrica com filtros de linha Clamper individuais e idênticos e com aterramento.

O computador A possui as seguintes configurações:
Core i5 4440
GA-H97-D3H
16GB Ram
120GB ssd evo 840
500GB Barracuda Segate
750ti evga ftw

Seasonic S12ii 520w

O computador B possui as seguintes configurações:
FX 6300
GA-78-LMT
8GB Ram
120GB ssd evo 850
500GB Barracuda Segate
Cosair CX450w

 

Bem, o problema que está ocorrendo é que em variações normais, ambos os computadores A e B continuam ligados normalmente, porém quando existem variações

muito bruscas ou quedas muito rápidas, apenas o computador B continua ligado, isso é algo que eu não estou conseguindo entender. Eu tentei dar uma procurada na Bios 

da placa-mãe do computador A e encontrei uma tal de opção chama ''Power Loading'' está automática, essa opção que pelo que eu entendi, permite que a carga falsa evite que a autoproteção ative o desligamento quando a fonte de alimentação estiver com pouca carga. Bem essa é a justificativa do problema? É justificável a compra de uma fonte nova para o computador A, talvez uma CX 550w? Ou não adiantaria já que a placa-mãe continuaria a mesma e possa ser esse diabo de proteção? Até a facada do Nobreak Senoidal de Dupla conversão eu já pensei em fazer.

Eu realmente estou em dúvida sobre o que fazer, pois os desligamentos ocorrem pelo menos uma vez ao dia. E eu já presenciei ao vivo da energia oscilar, a caixa de som desligar e ligar, o computador A desligar e iniciar boot depois, e o computador B simplesmente ficar funcionando como nada tivesse ocorrido. O computador A tem algum problema ou o computador B é um highlander? 

Se pudessem me ajudar nesse mistério eu agradeceria. Afinal o computador A é meu e o B obviamente é de minha mulher  :tw_dissapointed:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma das explicações plausíveis para isso dai chama-se Holding time que é o tempo que a fonte aguenta suprir de energia a sua config após a energia ter desaparecido de sua entrada. A especificação ATX prevê que esse tempo deva ser de no mínimo 16 mili segundos.

Acontece que uma boa fonte pode ter um holding time pouco maior, sem nenhum problema e que seja o suficiente para segurar aquele tempinho a mais que em determinado momento a energia falhou..

Ademais não dá para buscar esse tipo de saída pois nem sempre ela é infalível. Claro que uma fonte que tenha maior holding time melhor mas pode não ser a solução..

A diferença de demanda momentânea de cada um dos PC´s pode também ser a explicação de um segurar e outro não. Aquele PC que estiver sob stress vai tender a desligar enquanto que outro, navegando na internet, por exemplo, pode se manter ligado..

A real solução definitiva nesses casos passa pela adoção de um no-break decente, infelizmente...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller @Henrique - RJ , muito obrigado pelas respostas.

 

Eu esqueci o login da minha conta e tive que criar outra, ainda é o Marcello que abriu o tópico.

Bem eu enxergo duas saídas pra mim:

 

Comprar um no-break Senoidal de Dupla Conversão
Eu precisaria de um modelo que tivesse a potencia necessária para tocar esses dois computadores listados acima, não vou ligar monitores nem nada, preciso do no-break apenas para desligar o computador de maneira tranquila em paz. Desculpe a ignorância, mas qual seria a quantidade de Va`s que o no-break precisaria para tocar esse dois computadores?

Desarmar o reinicio em quedas rápidas

O que me deixa mais ansioso é o fator do liga-desliga quando há queda e retorno contínuos na minha rede elétrica, com isso o computador fica ligando e desligando continuamente até a energia normalizar. Quando estou presente eu corro e desligo a chave da energia na fonte, porém não são todas as vezes que estou por perto. A bios dele já está configurada com o AC back desligado, inclusive quando a energia falta por um período maior que um minuto ele não liga automaticamente. Bem, o fato de desligar em si, não é algo que eu acredito agrida muito o computador, o que me deixa preocupado são os boots interrompidos quando a energia cai e volta muitas vezes e o computador tenta acompanhar isso.

 

Eu gostaria de saber se existe então algum dispositivo que quando a energia cai, ela só volte ao computador quando eu acionar esse disposito manualmente. Deixa eu me fazer entender de maneira mais fácil, eu li algo sobre chaves magnéticas, seria possível fazer algo com isso? Que quando falte a fase ele desarme e só seja possível ter energia indo para fonte se eu acionar manualmente? O quadro aqui de casa é monofásico, existe algo que sirva para essa função, de desarmar a energia quando falta a fase?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcello Vanzillotta F

 

Se as quedas não são muito frequentes durante o dia e não duram muito eu usaria um simples nobreak de 600VA ( compraria até um usado mesmo barato como um APC BR600N-BR que possui um circuito de proteção parrudo e inteligente como comentado pelo @rau entendido aqui do fórum faz tempo: 

 

Eu até uso um desse modelo para alimentar 2 PCs que me dá mais segurança e tranquilidade em caso de queda de luz ou qualquer anomalia.

 

Agora, se as quedas, mesmo não sendo muito frequentes, durarem mais que 10 minutos só vejo o uso de um gerador automático pequeno combinado com um nobreak desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ @faller

 

Com relação a esse nobreak, ele é senoidal com dupla conversão? Pelo preço e pelo o que eu li no tópico que você anexou, ele é um no-break comum, e pelo que o faller já falou em outras ocasiões, esse tipo de no-break tem um estabilizador interno e seu uso com fonte pfc não é muito indicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Marcello Vanzillotta F disse:

@Henrique - RJ @faller

 

Com relação a esse nobreak, ele é senoidal com dupla conversão? Pelo preço e pelo o que eu li no tópico que você anexou, ele é um no-break comum, e pelo que o faller já falou em outras ocasiões, esse tipo de no-break tem um estabilizador interno e seu uso com fonte pfc não é muito indicado.

 

Sim é comum e não é muito indicado para fontes com PFC mas se você for ler o tópico um pouco mais pra frente verá que o @rau usava em seu PC com fonte co PFC sem problemas. Talvez o risco só exista quando falta  luz e ele entra em modo bateria e fica nessa situação por muito tempo e isso deve se aplicar mais em que usa bateria de 9A que faz a autonomia aumentar de 15 ou 20 minutos para 25 ou 30 minutos ou mais. Eu diria que não é indicado mas também não é proibido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em ‎20‎/‎06‎/‎2018 às 20:29, Marcello Vanzillotta F disse:

Eu gostaria de saber se existe então algum dispositivo que quando a energia cai, ela só volte ao computador quando eu acionar esse disposito manualmente. 

 

Procure por rele de selo..

Algo assim ou assemelhado..

image.png.69276fe761d623ee29e140a898dd320a.png

 

image.png.dff56a90f39c90685a517c93f106788d.png

 

image.png.18bd2232c61fcf444103920d83de535d.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...