Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Achelexus

Como não ser passado a perna ao comprar partes usadas de PC?

Recommended Posts

Como o título diz, quais são umas boas ideias pra evitar comprar partes de PC usadas que acabam não funcionando direito ou estão quebradas? Principalmente pelo Mercado-Livre.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

@Achelexus Se você já corre risco comprando novo imagine usado. Procure ver a qualificação do vendedor no ML, procure manter um bom dialogo com ele na negociação e lembre que qualquer problema, você estará amparado pelo CDC (Codigo de defesa do consumidor), tem tmb o mercado pago enfim..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Preços muito abaixo de mercado, peças "sujas" (de gordura ou marcas de retrabalho) ou com marcas de uso severas.
No mais, o ML oferece alguns dias para que você possa devolver o produto caso apresente problemas. Tomando alguns cuidados você consegue produtos bons, mesmo usado.

Complementando: algumas peças possuem desgaste maior que outras, além de dependerem maior das condições de uso, como HDs e fonte, além da própria placa-mãe ou a placa de vídeo. 

Processador dificilmente dá problema, ou queima, então pode comprar de forma segura.
Sempre após receber um produto, é legal rodar testes de stress para averiguar o funcionamento e programas de diagnóstico, por exemplo, para ver o tempo de uso do HD, SSD.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem como. Eu, por exemplo prefiro comprar e vender na mesma cidade, de preferência com retirada em mãos, mesmo assimtem algum risco. Dicas:

primeira coisa: olhar o histórico do vendedor/ou comprador.

segundo: preferir comprar no cartão de crédito.Existe a possibilidade de cancelamento caso haja problemas.

terceiro: como já afirmei, comprar de lugar próximo.além de influir no frete a proximidade dá uma segurança maior

quarto: quando a peça depender de outras para funcionar, peça um vídeo executando o funcionamento do produto.

quinto: ver se a venda é garantida pelo selinho "compra segura".Nesse caso a garantia é do próprio ML

Existem outras precauções que devem ser tomadas que vão do bom senso: evitar ofertas muito abaixo do mercado, prestar atenção em tudo o que está escrito(muitas vezes o produto é vendido como novo e nas letras miúdas...), etc

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ué... no ML você pode devolver em até 7 dias, por quaisquer que sejam os motivos...

Sem falar q a política do ML protege os grandes revendedores, vendedor casual q se f...

Digamos que eu compre (em qq lugar) um i7 7700 e detone ele. Entro no ML, compro de qualquer novato um i7 7700, troco pelo que eu estraguei e peço devolução. Eles não tem controle nenhum, além do q está registrado em cada conta, vão checar meu histórico e do novato, pra "tentar descobrir" quem está com a razão. Tenho muito medo de vender algo lá por conta disto, já tive amigo (e amigo lojista) prejudicado.

Claro que você não vai aplicar essa toda hora, mas cara, é uma peça cara, conseguida de GRAÇA.

Sendo um grande vendedor, o ML sempre vai te dar razão, mas se você for pequeno...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, mirache disse:

Mas ué... no ML você pode devolver em até 7 dias, por quaisquer que sejam os motivos...

Sem falar q a política do ML protege os grandes revendedores, vendedor casual q se f...

Digamos que eu compre (em qq lugar) um i7 7700 e detone ele. Entro no ML, compro de qualquer novato um i7 7700, troco pelo que eu estraguei e peço devolução. Eles não tem controle nenhum, além do q está registrado em cada conta, vão checar meu histórico e do novato, pra "tentar descobrir" quem está com a razão. Tenho muito medo de vender algo lá por conta disto, já tive amigo (e amigo lojista) prejudicado.

Claro que você não vai aplicar essa toda hora, mas cara, é uma peça cara, conseguida de GRAÇA.

Sendo um grande vendedor, o ML sempre vai te dar razão, mas se você for pequeno...

Calma mano. Gente corrupta tem em todo lugar, pode ocorrer problemas, mas vender ocasionalmente não tem problema nenhum. Você pode se proteger de um comprador mal intensionado tirando boas fotos do produto para confirmar que ele não será trocado, colocar alguma etiqueta ou selo que confirme isso etc.

O ML não é perfeito, mas é uma boa forma de comprar e vender.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá...

Partes usado não é uma compra segura, mas antes, deve-se ter noção dos seguintes pontos.:

1- Pergunte se já foi ao conserto, se sim não compre, porque não presta, e só vai servir por pouco tempo, em média de 1 até 3 meses.

2- Estado em funcionamento: Se for comprar, faça um teste antes de fechar negócio, e vejá agarantia do produto. Já mais compre sem garantia, pois você corre o risco de jogar o seu dinheiro no lixo.

3- Faça perguntas lógicas para estudar o vendedor tipo: você sabe informar se o produto tem falhas, defeito ou já foi adquerido de outras pessoas. Dai você já imagina que há malandagem.

4- Vejá todas informação detalhado do vendedor tipo: Comentarios positivos, trabalha a muito tempo, é confiavel, garante a troca ou devolução do dinheiro em caso de problema com o produto.

Recomendo sempre pesquisar e ver outras possibilidades, e só efetuar a compra, quando tiver certeza que é confiavel.

Em minha opinião: produto usado nem sempre prestam ou se mantém por muito tempo. A única coisa que chama aténção, é apenas o valor barato.

Espero ter ajudado.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, mattaus disse:

Você pode se proteger de um comprador mal intencionado tirando boas fotos do produto para confirmar que ele não será trocado.

Ainda é a palavra de um contra a de outro. Selo ou etiqueta postos pelo vendedor, quem garante que o vendedor é bem intencionado?

Podemos inverter as bolas do exemplo anterior, eu como vendedor, anuncio um produto bom e vendo o estragado.
Posso ter tirado fotos e feito vídeo do produto bom, dps ter trocado (selo + etiqueta ou whatever), e vou dizer que foi o comprador quem estragou. Ainda mais sendo do mesmo lote, todos tem o número de série.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@mirache Bacana, ai você vai responder com uma Obrigação de Fazer e entregar coisa certa ao consumidor, vendedor espertinho só se ferra quando vai cair na mão de advogado, sou formado em Direito e gosto bastante do CDC e te digo amigo, até pericia será feita no produto. Na vida você não pode crescer querendo dar golpe nas pessoas, por mai que isso ocorra. O bom que mesmo com toda falha do judiciário, o ressarcimento é certo, e dependendo do caso concreto dentro do processo incidental ou não, você vai acabar na vara criminal - JECRIM  e vai ser obrigado a aceitar uma transação penal, se não aceitar sera denunciado pelo MP, que dependendo do caso nem concurso publico você poderá fazer, terá eu nome restrito enfim..não vale a pena dar uma de esperto. ISSO NÃO É ATINGINDO você, só estou te afirmando que ele como consumidor tem todo seus direitos amparados pelo CDC, pois a comprovação e afronta ao principio da Boa Fé contratual será aplicado no processo.

Se o vendedor nojento levasse a melhor apenas afirmando que quem estragou o produto foi o consumidor, não precisaria existir CDC nem porcaria nenhuma. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@O Monge É exatamente por isso que não vendo nada lá, como disse no post anterior, eles sempre vão dar razão pro consumidor, a não ser que o vendedor tenha grande quantidade de vendas do ML. Vender casualmente lá, uma ou outra peça q você tenha? É sempre um tiro no escuro.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@mirache Já vi muito processo contra o mercado livre, a maioria com vendedor querendo dar uma de esperto, ai no final responde o ML e o vendedor. Já vi caso de vendedor ter que devolver um Iphone 6S novo, repetição em dobro de danos morais e ainda o advogado do Autor querendo ferrar mesmo com o vendedor do ML, denunciou o cara na vara crime por estelionato. Enfim, até hoje o cara deve ta arrependido, isso tudo porque enviou para casa do cliente que era filho de um promotor de justiça, um celular bem antigo no lugar do Iphone e depois da venda sumiu do ML. KKKK resumindo o cara que vai querer dar uma de esperto tem que fazer muito bem feito o golpe, porque se cair o caso na mão de um bom advogado, ele se  ferra.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, LuisOPsum disse:

3- Faça perguntas lógicas para estudar o vendedor tipo: você sabe informar se o produto tem falhas, defeito ou já foi adquerido de outras pessoas. Dai você já imagina que há malandagem.

Boa dica, sempre fique em alerta com "Não sei se funciona, já recebi assim", ou "Não pude testar". É comprar às cegas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais