Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

tem como fazer a placa-mãe apitar ou algo assim caso o water cooler morra?


Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

@Gibran Davila Olá, boa tarde e seja bem vindo ao Fórum do Club o Hardware.

 

Bom colega, se der algum problema, você vai reparar na temperatura, pois superaqueceria e desligaria o computador, você pode até encontrar speakers que são as famosas "buzinas" que apitam quando há algo de errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gibran Davila Não, na verdade placas mães mais modernas vem com uma telinha LCD que indica um erro em Hexadecimais aonde você vê na internet o erro, exemplo, digamos que minha placa-mãe está indicando um problema 1F, então eu recorreria ao manual ou site do fabricante e lá costuma informar o problema.

Esses aqui que são os speakers que você pode conectar na placa-mãe:

image.png.d03b47c6eb0a638f0dd1e54b81150aac.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Gibran Davila Sim ela tem sim, as mais tops tem, a minha X99 gaming g1 que tem um tempinho de mercado tem também, a sua que saiu esse ano basicamente tem sim:

2017092516023005_big.thumb.png.c94a3b58cbbd75807ff04c8e2b228569.png

Veja perto da entrada SATA, neste modelo a AORUS deixou um LED para cada equipamento, um para CPU, um para memória, um para VGA e outro de BOOT.

 

Neste exemplo à seguir veja, este é o LCD que lhe falei, este se localiza na minha placa-mãe e ele mostra um código quando tem algum erro:

10903_big.thumb.png.8e1a989db376ba82af40ad7c45e663f2.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gibran Davila a sua placa-mãe tem duas características que você pode usar para detectar que a bomba parou de funcionar. 

 

1 - water cooling flow rate detection.

2 - fan fail warning.

 

Também tem o overheating warning.

 

Você também tem três conectores com características de CPU_FAN (que devem avisar quando o fan / bomba pararem de funcionar).

 

CPU_FAN
SYS_FAN3_PUMP
CPU_OPT

 

Então dá para plugar a bomba e os fans em dois desses três conectores (bomba em um um deles, os dois fans em outro). Pesquise no seu BIOS as opções de aviso. Eu não entendo muito disso, mas o CPU_FAN eu sei que avisa quando o fan / bomba parar de funcionar. O speaker talvez seja bom para apitar nesse caso. Esse CPU_OPT deve ter a mesma função. Esse SYS_FAN PUMP deve ter também algum aviso de que a bomba parou de funcionar. Talvez até para avisar quando ela abaixar de certa rotação.

 

No manual da placa-mãe não explica, mas você pode ver no BIOS as opções que esses conectores oferecem.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...