Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Italo Mendes

Projeto de um Microcontrolador

Recommended Posts

Galera, bom dia.

Eu sou Eletrotécnico e estou com um desafio em eletrônica, porém meu conhecimento em eletronica é bem básico.

Preciso criar uma PCB com as seguintes caracteristicas.

1 pino só de entrada e saida, quando for entrada vai para um circuito, quando for saida vai para outro circuito.
Vamos usar um Rapsberry Pi3.
Segue o desenho que o chefe disse que precisa e a placa onde esse circuito vai encaixar.

5b2b960f1100f_WhatsAppImage2018-06-20at18_09_02.thumb.jpeg.7f2c00bbc80d29de2db6e1128e18bf01.jpeg5b2b960e13b4b_WhatsAppImage2018-06-20at18_09.02(1).thumb.jpeg.af2035c2c3c8ae059af045de847c4e0f.jpeg

Se alguem puder ajudar, eu agradeço.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Italo Mendes ,

Tá bem mal explicado.... mas vamos tentar : qual a sua dúvida ?

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

@aphawk

Desculpe a explicação, foi essa explicação que eu recebi.

A dúvida é como eu posso fazer essa divisão de circuitos. A placa tem que ter 2 circuitos, porém somente um pino que vai ser usado como entrada e como saída.

Se ele emitir o sinal, no caso for uma saída, ele tem que "escolher" um circuito, se ele receber o sina, no caso for uma entrada, ele tem que "escolher" o outro circuito.

Novamente eu peço desculpa pela explicação, mas meu conhecimento em eletrônica é básico

Compartilhar este post

Link para o post

@Italo Mendes ,

Pelo desenho de seu chefe, ele nomeou um pino como Input, e outro pino como Output.

Até daria para fazer um unico pino ser uma saída, e quando não for acionada, poder servir como entrada, mas me parece meio sem sentido.

Tem certeza de que o mesmo pino tem de ser tanto entrada como saída ?

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

@aphawk

Tenho sim.

O desenho que ele fez, foi só uma representação do que ele precisa na entrada e o que ele precisa na saída. Porém é um unico pino.

Compartilhar este post

Link para o post

@Italo Mendes ,

Então, começa perguntando para ele o que significa para ele  saída acionada : é nivel alto, ou é nivel baixo ?

Depois pergunta para ele o que significa usar como entrada : vai ser nivel baixo ou nivel alto quando a entrada for acionada ?

Pergunta também qual vai ser a carga dessa saída.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

@aphawk

Eu peguei uma explicação melhor com ele

Vai ser um contador de unidades produzidas
Cada vez que um relé fecha contato para enviar tensão de 3,3VDC para o pino de entrada o controlador conta uma unidade produzida

E a saída, é uma saída genérica com transistor

O que ele quer é um dispositivo universal, que funcione tanto como entrada quanto saída. Ele quer que a gente faça essa configuração no  hardware.

O pino 37 da Rapsberry PI3 que é o GPIO26 vai ser o pino usado como entrada.

Ele disse que a ideia é fazer um circuito que atenda qualquer aplicação onde os pinos possam ser usados como entradas ou saídas.

Compartilhar este post

Link para o post

Estude o CI digital P82B96, que contém um par de portas BUFFER bidirecionais. Ele é bastante aplicado na linha SDA de barramentos I2C, cujas extremidades podem ser tanto entradas quanto saídas transistorizadas F5Rua4D.gif:

UiSbzqw.gif

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post

Link para o post

@Italo Mendes ,

Bom, acho que o que seu chefe quer é um milagre ....

Se a entrada estiver enviando 3,3V , e o transistor de saída acionar a saída, vai ter um curto e adeus transistor...

Por mim encerro aqui...

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Buguei aqui...

Só pra entender... você ta querendo uma espécie de chave comutadora eletrônica, é isso?

tipo: botão de campainha... aperto uma vez liga circuito "A" aperto segunda vez desliga "A" e liga "B" e assim sucessivamente, é isso? 

No lugar do botão usaria um sinal de nível alto qualquer...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais