Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequência de Overclock oscilando no CPUZ


T. Brito

Posts recomendados

Em 07/07/2018 às 00:05, Imakuni disse:

Resumindo, seu sistema está instável, ele não aguenta 4.7ghz a 1.2v . Você teria que ou aumentar a tensão, ou diminuir o clock. E no caso, é mais fácil diminuir o clock.

Mesmo aumentando o Vcore os workers ficam parados, mas assim, jogando não tenho nenhum problema, e no cine bench passa, eu acho que essa minha fonte não aguenta talvez. O que é estranho já que a maioria dos 8600k conseguem alcançar 5 ghz, detalhe: no HWmonitor a vcore ficava um pouco abaixo do que eu setei na bios. Afinal, na parte de advanced voltage eu teria que mexer em mais alguma coisa além do vcore? foi mo trabalho saber que pra alterar era apertando em "+", de qualquer forma, eu acho que vou deixar o preset em 4.7 sem mexer tensão, e estarei monitorando as temperaturas, já que não tive qualquer problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, T. Brito disse:

Mesmo aumentando o Vcore os workers ficam parados, mas assim, jogando não tenho nenhum problema, e no cine bench passa, eu acho que essa minha fonte não aguenta talvez. O que é estranho já que a maioria dos 8600k conseguem alcançar 5 ghz

Existem duas filosfias de OC: "tem que ser estável para tudo" e "ah, basta que passe em games, dane-se o resto". A maioria das pessoas vai na segunda, e é assim que eles conseguem chegar em 5ghz fácil, mas eu sou fã da primeira.

 

2 horas atrás, T. Brito disse:

detalhe: no HWmonitor a vcore ficava um pouco abaixo do que eu setei na bios. Afinal, na parte de advanced voltage eu teria que mexer em mais alguma coisa além do vcore? foi mo trabalho saber que pra alterar era apertando em "+", de qualquer forma, eu acho que vou deixar o preset em 4.7 sem mexer tensão, e estarei monitorando as temperaturas, já que não tive qualquer problema.

É normal que a tensão fique diferente do que você setou na BIOS. Quando em situação de carga, as leis da física dizem que a tensão tende a cair, por isso a diferença.

 

Se quiser compensar esse efeito, tem duas saídas. A primeira e mais óbvia é simplesmente colocar uma tensão maior para que caia para o valor certo. E a segunda é usar um campo na BIOS chamado LLC: quando em load, ele joga uma tensão extra para compensar a queda. A placa-mãe deveria configurar sozinha, mas você pode mexer manualmente e ajustar para que a queda seja pequena ou para que a tensão extra só faça passar um pouquinho do que o que você setou na BIOS.

 

Mas isso é um pouco mais avançado. Se você está achando difícil, não recomendo mexer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Imakuni disse:

Existem duas filosfias de OC: "tem que ser estável para tudo" e "ah, basta que passe em games, dane-se o resto". A maioria das pessoas vai na segunda, e é assim que eles conseguem chegar em 5ghz fácil, mas eu sou fã da primeira.

 

É normal que a tensão fique diferente do que você setou na BIOS. Quando em situação de carga, as leis da física dizem que a tensão tende a cair, por isso a diferença.

 

Se quiser compensar esse efeito, tem duas saídas. A primeira e mais óbvia é simplesmente colocar uma tensão maior para que caia para o valor certo. E a segunda é usar um campo na BIOS chamado LLC: quando em load, ele joga uma tensão extra para compensar a queda. A placa-mãe deveria configurar sozinha, mas você pode mexer manualmente e ajustar para que a queda seja pequena ou para que a tensão extra só faça passar um pouquinho do que o que você setou na BIOS.

 

Mas isso é um pouco mais avançado. Se você está achando difícil, não recomendo mexer.

Poxa me sinto meio frustrado, procuro procuro na internet artigos que possam facilitar isso mas não acho nada. De qualquer forma agradeço a ajuda! bom, meu grande foco no PC é jogos mesmo, então acho que deve me servir. Eu setei 5ghz so pra ver, o sistema não deu boot, deu tela azul, vi na bios que ela meio que setou a tensão para 1.3v, subi para 1.375, o sistema iniciou mas ao rodar o cinebench travou, então resetei pra default, creio que para esse over "passar" pelo menos no cinebench exija no mínimo 1.4v, como acho relativamente alto, vou deixar isso queto, to sem grana atualmente para acontecer uma besteira e ficar sem máquina, que montei tem 1 mes, quem sabe no fim do ciclo dessa máquina pra mim já que costumo passar 3 anos apenas até fazer outro upgrade, eu possa tentar me arriscar num over de verdade. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 09/07/2018 às 13:56, Imakuni disse:

Existem duas filosfias de OC: "tem que ser estável para tudo" e "ah, basta que passe em games, dane-se o resto". A maioria das pessoas vai na segunda, e é assim que eles conseguem chegar em 5ghz fácil, mas eu sou fã da primeira.

 

É normal que a tensão fique diferente do que você setou na BIOS. Quando em situação de carga, as leis da física dizem que a tensão tende a cair, por isso a diferença.

 

Se quiser compensar esse efeito, tem duas saídas. A primeira e mais óbvia é simplesmente colocar uma tensão maior para que caia para o valor certo. E a segunda é usar um campo na BIOS chamado LLC: quando em load, ele joga uma tensão extra para compensar a queda. A placa-mãe deveria configurar sozinha, mas você pode mexer manualmente e ajustar para que a queda seja pequena ou para que a tensão extra só faça passar um pouquinho do que o que você setou na BIOS.

 

Mas isso é um pouco mais avançado. Se você está achando difícil, não recomendo mexer.

Fala Imakuni,

Bom, aqui estou eu de volta porque não gosto de me dar por vencido quando não consigo algo.

Segui suas dicas, fiz exatamente o que disse. Prime95 em stock por 10 minutos, tensão inicial setada na bios.

Mas já comecei em 4.3ghz, e vi que a maioria dos Workers Funcionavam, apenas o 4 e 6 davam stopped. Subi a tensão aos poucos e vi que o worker 6 estabilizou e continuei tentando até conseguir com o 4. O máximo que consegui de forma estável usando o prime rodando o FFT que você recomendou foi em 4.5ghz. A tensão ficou em 1.29, não sei se é alta para esse over, porém abaixo disso o worker 4 em torno de 2 minutos de teste parava, ele foi o mais teimoso e o que mais exigiu o aumento de tensão. Aqui vai um print das temperaturas, em 10 minutos de teste com o prime. O que me deixa encabulado é esse tal de TMPIN4, mesmo sem over rodando o prime ele sobe constantemente. E com over em 20 minutos de teste, chegou a 93c, e as temps do processador com 20 minutos chegaram até 86 no core 2. 

 

 

 

thumbnail_overclock.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, T. Brito disse:

A tensão ficou em 1.29, não sei se é alta para esse over, porém abaixo disso o worker 4 em torno de 2 minutos de teste parava, ele foi o mais teimoso e o que mais exigiu o aumento de tensão.

Se realmente estivesse rodando em 1.29, eu acharia meio alto para 4.5ghz. Mas como na realidade você está rodando em 1.164v, eu diria que é normal.

 

3 horas atrás, T. Brito disse:

O que me deixa encabulado é esse tal de TMPIN4, mesmo sem over rodando o prime ele sobe constantemente. E com over em 20 minutos de teste, chegou a 93c, e as temps do processador com 20 minutos chegaram até 86 no core 2. 

Ignore esses sensores extras, você não precisa se preocupar com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Imakuni disse:

Se realmente estivesse rodando em 1.29, eu acharia meio alto para 4.5ghz. Mas como na realidade você está rodando em 1.164v, eu diria que é normal.

 

Ignore esses sensores extras, você não precisa se preocupar com eles.

Mas eu setei na bios 1.295, porque aparece menos ai voce sabe me dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, T. Brito disse:

Mas eu setei na bios 1.295, porque aparece menos ai voce sabe me dizer?

Por causa  das leis da física: quando a carga no processador aumenta, a tensão cai, é um fenômeno natural. Para combater isso, existe uma setting na BIOS chamada Load Line Calibration (LLC). O que ela faz é jogar uma tensão extra quando o processador está em load, fazendo com que fique mais ou menos assim:

msi-motherboard-designed_for_overclockin

 

Se você colocar um LLC mais fraco, vai ter muita queda, como você está vendo. Se colocar alto de mais, vai acontecer justamente o contrário, a tensão vai é subir quando você faz o teste de stress.

 

Se for mexer com ela, não tem receita de bolo, é tentativa e erro para ver o que mais se adequa à sua placa-mãe. Note que nessa imagem tem vários modos, sua mobo provavelmente não tem tantas opções e nem os mesmos nomes, mas a ideia básica é essa. Geralmente, o que se quer é fazer com que a tensão fique com uma curva parecida com a 3 (ligeiramente mais alto que o desejado na BIOS).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Por causa  das leis da física: quando a carga no processador aumenta, a tensão cai, é um fenômeno natural. Para combater isso, existe uma setting na BIOS chamada Load Line Calibration (LLC). O que ela faz é jogar uma tensão extra quando o processador está em load, fazendo com que fique mais ou menos assim:

msi-motherboard-designed_for_overclockin

 

Se você colocar um LLC mais fraco, vai ter muita queda, como você está vendo. Se colocar alto de mais, vai acontecer justamente o contrário, a tensão vai é subir quando você faz o teste de stress.

 

Se for mexer com ela, não tem receita de bolo, é tentativa e erro para ver o que mais se adequa à sua placa-mãe. Note que nessa imagem tem vários modos, sua mobo provavelmente não tem tantas opções e nem os mesmos nomes, mas a ideia básica é essa. Geralmente, o que se quer é fazer com que a tensão fique com uma curva parecida com a 3 (ligeiramente mais alto que o desejado na BIOS).

Então no meu caso, se está estável em 1.164 em carga, você acha que seria ideal eu tentar mexer com esse LLC ou deixar como tá? lembrando que segui tuas dicas de apenas mudar o vcore e o core ratio 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, T. Brito disse:

Então no meu caso, se está estável em 1.164 em carga, você acha que seria ideal eu tentar mexer com esse LLC ou deixar como tá? lembrando que segui tuas dicas de apenas mudar o vcore e o core ratio 

O ideal seria você aumentar a LLC para poder baixar a tensão da BIOS (digamos, você coloca para 1.2v para cair para 1.164), mas isso não é estritamente necessário, você pode se dar ao luxo de deixar como está se quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Imakuni disse:

O ideal seria você aumentar a LLC para poder baixar a tensão da BIOS (digamos, você coloca para 1.2v para cair para 1.164), mas isso não é estritamente necessário, você pode se dar ao luxo de deixar como está se quiser.

Valeu você ajudou bastante, esse assunto de overclock só não parece, mas é bem complexo dependendo do que se quer fazer, mas fiquei mó feliz com todos os workers funcionando. Acho que seria melhor se eu reduzisse a tensão e colocasse o LLC pra aumentar. Lá em casa eu vejo isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...