Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com carregador de celular portatil


Posts recomendados

Galera, simulei este circuito simples onde, aparentemente tudo parece correto, porém ao testar na prática utilizando uma fonte de bancada, a tensão e corrente na saída eram respectivamente 5v e 1,5 A, mas ao colocar o USB, e um celular para carregar, nada acontecia, e o LED em paralelo ficava mais fraco ao conectar o mesmo, indicando uma queda de corrente, o que pode estar acontecendo?(Sou iniciante na eletrônica e novo no fórum, me desculpem qualquer coisa).

carregador simples.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe_4020 seu circuito não tem retorno para o regulador subir a tensão e manter estável a medida que a corrente aumenta. 

Ele simplesmente estabiliza a base do transitor onde a corrente é praticamente a mesma independente da carga que estiver no emissor. 

Experimente fazer dessa forma:

images?q=tbn:ANd9GcTIzr8rpLoINrgphImACUZ

 

adicionado 4 minutos depois

Repare que a saída do regulador também está ligada a carga, assim tem como o regulador saber a corrente de consumo e controlar a base do transistor para sempre manter 5V na saída. 

Fique atento ao transistor que é PNP, eu fiz um regulador desses para a minha fonte de bancada e usei R de 6,8ohm e um transistor TIP147. 

Claro que você pode usar outro tipo de transistor e outro resistor para adequar o ganho. 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Felipe_4020 disse:

Muito obrigado @Mestre88 e @lucas35 vou testar dessa forma pra ver se da certo!

 

Aqui a simulação com o circuito da minha fonte que eu fiz na época:

imagem138.GIF.c10bfb65d01816dc44c6746af35b4475.GIF

Teoricamente o resistor R3 é de 1R, pois simula o máximo da fonte que é de 5A, assim como mostra o amperímetro U5.

Na prática o resultado foi o mesmo, só não coloquei o resistor de 1R pra não judiar do circuito, mas com outros valores as contas bateram do mesmo jeito.

R1 é de 2R2 e não de 6R8 como eu disse acima.

Veja também que a corrente de 1A passa pelo regulador, pois esse é o máximo dele. O restante vai para o transistor.

 

Outra coisa, é importante na hora de montar fazer boas ligações com os terminais dos componentes, nada de protoboard e fios fininhos enrolados dos terminais do regulador e transistor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ilovepic disse:

Obrigado pela partilha! Vai ser muito bom para o meu aprendizado. Com a resposta do @Mestre88 consegui perceber que tenho que estudar mais os ampop's! :) Valeu

Mas nesse circuito não tem AmpOp, a não ser o que está interno no 7805.

 

@Felipe_4020 Lembrando que esse tipo de regulador se aplica mais a circuitos didáticos, ou em fontes usadas pra testes como a que eu montei. Esse tipo de regulador tem um grande problema relacionado a desperdício de energia elétrica, repare no meu esquema.

A carga de 5V consome 5A, logo se tem 25W. Na entrada do circuito se tem 12V e os mesmos 5A, o que totaliza 60W, perceba que 35W foram jogados fora pra reduzir 12V para 5V.

Numa aplicação com baterias pra se carregar um celular, o desperdício será bem menor do que esse do exemplo, pois irá usar 7,5V para reduzir a 5 e uma corrente menor, já que o celular não passa de 1A.

Existe outro problema também que é o fato do 7805 só funcionar bem com tensões a partir de 8V, no caso de duas baterias de 3,7V assim que ficarem fracas chegando aos 7V o regulador já fica capenga, não entrega mais 5V estabilizados.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...