Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com carregador de celular portatil


Posts recomendados

Galera, simulei este circuito simples onde, aparentemente tudo parece correto, porém ao testar na prática utilizando uma fonte de bancada, a tensão e corrente na saída eram respectivamente 5v e 1,5 A, mas ao colocar o USB, e um celular para carregar, nada acontecia, e o LED em paralelo ficava mais fraco ao conectar o mesmo, indicando uma queda de corrente, o que pode estar acontecendo?(Sou iniciante na eletrônica e novo no fórum, me desculpem qualquer coisa).

carregador simples.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe_4020 seu circuito não tem retorno para o regulador subir a tensão e manter estável a medida que a corrente aumenta. 

Ele simplesmente estabiliza a base do transitor onde a corrente é praticamente a mesma independente da carga que estiver no emissor. 

Experimente fazer dessa forma:

images?q=tbn:ANd9GcTIzr8rpLoINrgphImACUZ

 

adicionado 4 minutos depois

Repare que a saída do regulador também está ligada a carga, assim tem como o regulador saber a corrente de consumo e controlar a base do transistor para sempre manter 5V na saída. 

Fique atento ao transistor que é PNP, eu fiz um regulador desses para a minha fonte de bancada e usei R de 6,8ohm e um transistor TIP147. 

Claro que você pode usar outro tipo de transistor e outro resistor para adequar o ganho. 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Felipe_4020 disse:

Muito obrigado @Mestre88 e @lucas35 vou testar dessa forma pra ver se da certo!

 

Aqui a simulação com o circuito da minha fonte que eu fiz na época:

imagem138.GIF.c10bfb65d01816dc44c6746af35b4475.GIF

Teoricamente o resistor R3 é de 1R, pois simula o máximo da fonte que é de 5A, assim como mostra o amperímetro U5.