Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Felipe_4020

Problema com carregador de celular portatil

Recommended Posts

Galera, simulei este circuito simples onde, aparentemente tudo parece correto, porém ao testar na prática utilizando uma fonte de bancada, a tensão e corrente na saída eram respectivamente 5v e 1,5 A, mas ao colocar o USB, e um celular para carregar, nada acontecia, e o LED em paralelo ficava mais fraco ao conectar o mesmo, indicando uma queda de corrente, o que pode estar acontecendo?(Sou iniciante na eletrônica e novo no fórum, me desculpem qualquer coisa).

carregador simples.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

verificou se na prática você não inverteu algum componente, principalmente o adaptador USB, (positivo no lugar do negativo...) 

Compartilhar este post

Link para o post
24 minutos atrás, lucas35 disse:

Boa noite,

verificou se na prática você não inverteu algum componente, principalmente o adaptador USB, (positivo no lugar do negativo...) 

sim, verifiquei conforme o datasheet dos componentes.

Compartilhar este post

Link para o post

@Felipe_4020 seu circuito não tem retorno para o regulador subir a tensão e manter estável a medida que a corrente aumenta. 

Ele simplesmente estabiliza a base do transitor onde a corrente é praticamente a mesma independente da carga que estiver no emissor. 

Experimente fazer dessa forma:

images?q=tbn:ANd9GcTIzr8rpLoINrgphImACUZ

adicionado 4 minutos depois

Repare que a saída do regulador também está ligada a carga, assim tem como o regulador saber a corrente de consumo e controlar a base do transistor para sempre manter 5V na saída. 

Fique atento ao transistor que é PNP, eu fiz um regulador desses para a minha fonte de bancada e usei R de 6,8ohm e um transistor TIP147. 

Claro que você pode usar outro tipo de transistor e outro resistor para adequar o ganho. 

• Curtir 3
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, Felipe_4020 disse:

Muito obrigado @Mestre88 e @lucas35 vou testar dessa forma pra ver se da certo!

Aqui a simulação com o circuito da minha fonte que eu fiz na época:

imagem138.GIF.c10bfb65d01816dc44c6746af35b4475.GIF

Teoricamente o resistor R3 é de 1R, pois simula o máximo da fonte que é de 5A, assim como mostra o amperímetro U5.

Na prática o resultado foi o mesmo, só não coloquei o resistor de 1R pra não judiar do circuito, mas com outros valores as contas bateram do mesmo jeito.

R1 é de 2R2 e não de 6R8 como eu disse acima.

Veja também que a corrente de 1A passa pelo regulador, pois esse é o máximo dele. O restante vai para o transistor.

Outra coisa, é importante na hora de montar fazer boas ligações com os terminais dos componentes, nada de protoboard e fios fininhos enrolados dos terminais do regulador e transistor.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela partilha! Vai ser muito bom para o meu aprendizado. Com a resposta do @Mestre88 consegui perceber que tenho que estudar mais os ampop's! :) Valeu

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, ilovepic disse:

Obrigado pela partilha! Vai ser muito bom para o meu aprendizado. Com a resposta do @Mestre88 consegui perceber que tenho que estudar mais os ampop's! :) Valeu

Mas nesse circuito não tem AmpOp, a não ser o que está interno no 7805.

@Felipe_4020 Lembrando que esse tipo de regulador se aplica mais a circuitos didáticos, ou em fontes usadas pra testes como a que eu montei. Esse tipo de regulador tem um grande problema relacionado a desperdício de energia elétrica, repare no meu esquema.

A carga de 5V consome 5A, logo se tem 25W. Na entrada do circuito se tem 12V e os mesmos 5A, o que totaliza 60W, perceba que 35W foram jogados fora pra reduzir 12V para 5V.

Numa aplicação com baterias pra se carregar um celular, o desperdício será bem menor do que esse do exemplo, pois irá usar 7,5V para reduzir a 5 e uma corrente menor, já que o celular não passa de 1A.

Existe outro problema também que é o fato do 7805 só funcionar bem com tensões a partir de 8V, no caso de duas baterias de 3,7V assim que ficarem fracas chegando aos 7V o regulador já fica capenga, não entrega mais 5V estabilizados.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais