Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalos frequentes em um PC que não tinha gargalos


Posts recomendados

Galera, nesses últimos 3 dias, eu estava jogando GTA 5, Fortnite e FIFA 18. Todos eles estão com fortes travamentos no início do jogo, principalmente o Fortnite e o FIFA 18, após um tempo ambos voltam a frequentar os travamentos. No GTA 5 a situação tem algo a mais, ele tem problemas com renderizamento de mapa, achei que fosse o processador, porém ele está usando em média 50%, antes desses 3 dias, os jogos estavam todos normais, não sei se foi alguma atualização ou algo do tipo. Outra observação para GTA 5, quando jogo com meus amigos, as suas vozes ficam travando e atrasando em alguns momentos.


Configuração:

placa-mãe: MSI B350M Gaming Pro
Processador: Ryzen 5 2600
Placa de vídeo: 1050 Ti 4Gb MSI Gaming X
Memória RAM: 8Gb 2400Mhz Evo Potenza (Recomendação de alguém do Fórum)
Fonte: Evga 450w Bronze
HD: Hitachi 250Gb (antigo, pelo menos 8 anos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Grandes chances de ser esse seu HD. Baixe algum programa para monitorar e diagnosticar a saúde de seu HD como o HD Tuner ou HDsentinel e veja se ele indica algum problema.

 

Também sugiro baixar O Crystal Disk Mark e realizar um benchmark das velocidades de transferências que seu HD atinge para ver se estão muito baixas.

 

Com um PC desses um SSD cai muito bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ryan Rodrigues As temperaturas também estão boas. Para monitorar os recursos durante os jogos você usa o MSI Afterburner, sugiro seguir o seguinte tutorial:

Deve estar um pouco diferente já que esse tópico é do ano passado mas nada impossível.

 

É muito estranho, eu arriscaria que é o HD mesmo com os relatórios dizendo que ele está bem. Não faz sentido um HD de 8 anos de idade ter 98% de saúde como se nunca tivesse sido usado. Mas antes de trocar de HD responda as seguintes perguntas:

 

Seu windows está atualizado?

Você está usando o driver de chipset fornecido pela AMD?

BIOS está atualizada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous  Windows está atualizado, vou atualizar o Chipset e a BIOS agora. Sobre o HD, eu acho que está errado, no CrystalDisk fala que ele está em estado de alerta.

adicionado 32 minutos depois

Minha GPU tá sendo usada uma média de 40% no FIFA 18,  70% no GTA V e 97% no Fortnite. Na CPU está usando 35% no FIFA 18, uma média de 47% no GTA V, sendo que ele chega a altas porcentagens no começo do jogo, no Fortnite chega a 56%, igualmente ao GTA ele chega a altas porcentagens no inicio.@grievous

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto de memória física você tem?

Se tiver apenas 8Gb ou até mesmo 16Gb mas não estiver configurado certo no windows. O próprio windows pode estar gerando muito espaço de buffer no HD e como você está com pouco espaço livre, pode estar chegando no limite de espaço insuficiente e assim travando ou tirando toda fluidez do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ryan Rodrigues O uso dos recursos estão normais, apenas se tivesse alguma coisa em 100% de uso que seria estranho e poderia estar causando alguma lentidão. Reforço a ideia que é o HD o culpado, sugiro comprar um SSD para colocar o sistema e os jogos mais leves hoje em dia o preço está razoavelmente bom por R$250~300 você acha uns de entrada como esse da kinston:

 

SSD Kingstom A400 240GB (mercadolivre)

SSD Kingstom A400 240GB (loja Kabum)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Ryan Rodrigues disse:

@grievous Sim, atualizei e continuaram os problemas.

adicionado 0 minutos depois

@rnicchio Tenho só 8GB, como posso configurar corretamente?

Verifique a configuração primeiro.

No Windows vá em Sistema > Sobre > Informações do Sistema > Configurações Avançadas do Sistema > Aba Avançado > Desempenho (Configurações) > Aba Avançado > Memória Virtual (Alterar).

Tire o gerenciamento automatico se estiver marcado e configure manualmente em tamanho personalizado e sete mínimo e maximo em 4000 e faça um teste se sente alguma diferença. Em outra oportunidade faça um teste desativando (sem arquivo de paginação), mas não é recomendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não senti diferença nessa sua primeira opção, no meio do teste deu um erro que eu não consegui ler a tempo, quando fui tirar o print o PC perdeu a imagem e fui obrigado a reiniciar.@rnicchio

adicionado 31 minutos depois

Acabei de usar a segunda opção, nem carregou o jogo... @rnicchio

adicionado 33 minutos depois

@grievous Algumas vezes, meu disco chega a ficar 100% sem explicação somente com o Discord aberto. o que acaba "pegando" mais utilização de disco é o sistema.

adicionado 34 minutos depois

@grievous vou dar uma olhada e vou ver se posso investir no SSD. Obrigado pelas recomendações! :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Ryan Rodrigues disse:

Eu não senti diferença nessa sua primeira opção, no meio do teste deu um erro que eu não consegui ler a tempo, quando fui tirar o print o PC perdeu a imagem e fui obrigado a reiniciar.@rnicchio

adicionado 31 minutos depois

Acabei de usar a segunda opção, nem carregou o jogo... @rnicchio

adicionado 33 minutos depois

@grievous Algumas vezes, meu disco chega a ficar 100% sem explicação somente com o Discord aberto. o que acaba "pegando" mais utilização de disco é o sistema.

adicionado 34 minutos depois

@grievous vou dar uma olhada e vou ver se posso investir no SSD. Obrigado pelas recomendações! :-)

Tente setar o mínimo e máximo em 1000 para mínimo e 8000 para máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ryan Rodrigues disse:

@rnicchio Colocar o mínimo 1000 e o máximo 8000?

 

Isso.

Se não está com problema de drivers ai não? conflitos, ou sei lá? já tentou desinstalar todos os drivers da placa de vídeo, inclusive passar aquele programa que limpa tudo mesmo e instalar novamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...