Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multímetro Analógico Hung Chang HC3030S


Posts recomendados

Boa tarde a todos,

 

Recentemente encontrei um multímetro analógico que pertencia a meu pai no meio de algumas bagunças aqui em casa. Resolvi testá-lo mas o mesmo não estava funcionando corretamente em todas as funções. Resolvi então abrir o mesmo e verificar os componentem. Após alguma pesquisa consegui encontrar o diagrama esquemático do circuito com os valores dos componentes, para verificar um por um. Acabei encontrando dois diodos de sinal (1n4148) em curto, mas me deparei com a seguinte situação: o resistor R19 é indicado como sendo de 45.6 ohms no esquemático (valor confirmado com o teste com o multímetro), porém o seu esquema de cores (amarelo, verde e azul, acredito que o dourado seja da tolerância do mesmo e o marrom da faixa de temperatura de trabalho) indica que ele seria um resistor de 45 Mohms. Está correta a minha suposição ou estou equivocado? Se estiver correta, existe algum outro padrão para a leitura das cores do resistor? Existem outros resistores em que o esquema de cores não bate com o valor indicado no esquemático.

 

Além disso, eu não consegui identificar o componente nomeado com Jx na placa (onde x é o número do mesmo, por exemplo J1, J2, etc.). Creio que seja apenas um jumper, mas como a placa possui jumpers com cabos e também estes que se assemelha a um componente fiquei na dúvida, seria ele mesmo um jumper?

 

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Multimetro.jpg

HC-3030S_sch.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você, estava consultando uma tabela errônea, que indicava que o resistor de 5 cores "só poderia" possuir a ultima cor como indicador de coeficiente de temperatura. Foi só dar uma rápida pesquisada e encontrei a errata da mesma, obrigado pela resposta.

 

Continuo no aguardo sobre o componente nomeado como J, se ele seria apenas um jumper ou outro tipo de componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, também acredito que seja só Jumper ou um tipo de fusivel, nessa mesma placa tem um outro igual descrito como J8 no lado direito do resistor R19 que você marcou, meça esses componente, se der um curto, pode colocar um jumper no lugar deles (J2 e J3).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2018 às 16:31, Guilherme Menezes Morais disse:

Além disso, eu não consegui identificar o componente nomeado com Jx na placa (onde x é o número do mesmo, por exemplo J1, J2, etc.). Creio que seja apenas um jumper, mas como a placa possui jumpers com cabos e também estes que se assemelha a um componente fiquei na dúvida, seria ele mesmo um jumper?

 

Sim, é praticamente um jumper. Veja que tem uma listra preta, é um resistor de 0 ohm.

 

Em 22/06/2018 às 16:31, Guilherme Menezes Morais disse:

Existem outros resistores em que o esquema de cores não bate com o valor indicado no esquemático.

É assim mesmo, existem várias séries dos aparelhos. Dependendo da época o fabricante trocava os componentes e fazia outro esquema. Esse esquema deve ser de outra versão.

 

O problema desse multímetros antigos, se sempre foi usado corretamente é causado por sujeira ou desgaste nos contatos de chaves e potenciômetros.

 

Em 22/06/2018 às 16:31, Guilherme Menezes Morais disse:

Acabei encontrando dois diodos de sinal (1n4148) em curto,

Retirou pra medir?

Eles estão em contra-fase em paralelo com a bobina móvel, logo se medir no circuito vai parecer que é curto.

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...