Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema elétrico (?) / anti surge Asus


Posts recomendados

Olá a todos da comunidade, eu venho através desse tópico buscar ajuda.

Eu sei que por aqui existem vários tópicos relacionados ao anti surge da Asus, eu li quase todos, mas ainda tenho dúvidas pois meu caso é um pouco peculiar.

Amigos, eu tenho tal Pc fazem 5 meses:

Processador: AMD FX - 6300 Black Edition

placa-mãe: Asus M5 A78L-M (LX/BR)

Placa de vídeo: Radeon HD 6570 OC (pcyes) 4gb e 128 bits

Ram da Multilaser 4gb DDR3 

HD de 1T da Multilaser

Fonte de alimentação: Fortrek. total output maximum: 450W / total output real: 200W

 

Mas antes dessa configuração atual eu usava uma placa-mãe SuperAlloy AsRock N68-GS4 FX R2.0 , placa de vídeo: Radeon R5 230 da Sapphire e outra fonte de alimentação um pouco melhor do que a atual, só não digo o modelo e potência porque realmente não tenho mais embalagem dela e não lembro mas era um pouco melhor do que a atual.

 

Então, na época da placa AsRock eu tive um problema misterioso que meu PC parou de funcionar após apresentar alguns problemas de não querer ligar, eu fui em vários técnicos para descobrir e o único diagnóstico que eu consegui foi que a placa-mãe não estava funcionando, então recorri a garantia, daí demorou muito para a fabricante mandar outra e o gerente da loja me deu essa Asus no lugar da AsRock. 

Instalei a Asus normalmente, usei por uns 2 ou 3 meses sem problemas, até que um dia não estava querendo ligar os periféricos, então eu imaginei que fosse força do estabilizador, aí eu troquei a chave da fonte e fui ligar direto na tomada, me surpreendi com a explosão da fonte, comprei a Fortrek citada e aproveitei para trocar a placa de vídeo que citei (Radeon HD 6570), após 1 mês agora ela está apresentando um problema um pouco mais específico:

Os periféricos param de funcionar e o botão Power fica inutilizável, tenho que desligar direto pelo estabilizador, ah esqueci de citar que quando comprei a Fortrek eu comprei também um novo estabilizador por segurança. O antigo estabilizador já tinha muito tempo de vida, era um APC, o de agora é um aparentemente de baixa qualidade: Energy Lux (dá pra perceber até pelo nome, ele tem uma estrutura um pouco fajuta, de plástico barato)

Eu li muito sobre desligar o recurso de segurança da Asus (anti surge), mas como falei, o meu caso é diferente, já tive problema semelhante com a AsRock, apesar de não ter certeza.

O que poderia ser ? A rede elétrica de minha residência ? A rede elétrica daqui é um pouco antiga, mas nunca tive problemas com nenhum eletro/eletrônico (apesar que PC se trata de peças sensíveis, não é ?)

Tenho medo que dessa vez o anti surge esteja certo, e por eu desligar ele eu me dê mal ... Talvez a queima da minha primeira fonte diga algo, não ? Por que mesmo a chave da antiga fonte estando no lugar certo, ela queimou quando coloquei direto na tomada ... 

Será que devo fazer uma revisão de minha rede elétrica para então continuar usando meu PC aqui ? Ou comprar um estabilizador/nobreak de qualidade que estabilize bem a energia instável (se for o caso) daqui ?

Eu não uso o computador para atividades que puxam demais, e nem por muitas horas diárias. 

 

Normalmente os periféricos param de funcionar e tenho que desligar no estabilizador, apenas uma vez apareceu apareceu a mensagem do Anti Surge.

 

Obrigado pela atenção de todos, e me desculpe a equipe de moderadores

 se eu descumpri alguma regra, é que eu sou novo no fórum e vim em busca de ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Francisco Edson Lopes

 

Fontes genéricas + estabilizadores.. :rezando:

 

Não me surpreenderia se os problemas anteriores, tivessem sido causados por essa dupla.. Não me surpreenderia, se o problema atual, tiver o mesmo causador..

 

O ideal seria usar o PC com uma fonte decente, pra descobrir se é a dupla mesmo ou se é algo além disso.. Uma coisa que diz que o problema é isolado...

 

Citação

A rede elétrica daqui é um pouco antiga, mas nunca tive problemas com nenhum eletro/eletrônico

 

Se fosse algo na rede elétrica, você teria problemas maiores que uma fonte de PC...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Snayperskaya disse:

Desligue o ASUS Anti Surge. É um opcional que nunca funciona direito.

@Snayperskaya Eu pensei em fazer isso, quase fiz, porém como eu disse no post só apareceu a mensagem do Anti Surge uma vez e as demais apenas morriam os periféricos e travava o botão Power sendo necessário eu desligar direto no estabilizador, me fazendo pensar que o problema seja mesmo na condução elétrica, meu medo é que o desligamento do Power surge possa acarretar na queima de algum componente, posso desligar o recurso sem medo, diante a situação ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Asus anti-surge está tentando proteger sua placa dessa fonte e desse estabilizador! Pare de usar estabilizador, mande para a reciclagem e troque a fonte bomba por uma decente: Corsair CX450. 

Uma fonte de qualidade é essencial para funcionamento estável dos demais componentes. Fontes que tem chavinha 110/220 nao prestam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Francisco Edson Lopes sim, pode ligar direto na tomada. Se quiser agregar proteção use um filtro de linha decente, da Clamper ou Upsai. Aterramento é importante também. Nao caia em papo de vendedor com fonte "watts reais" e outras baboseiras. Veja os tópicos em destaque desse setor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, hoje fiz testes na fonte com um multímetro e estavam normais os níveis. Porém o problema persistia, eu testei com outra fonte e ficou tudo normal (uma Multilaser de 230w), descobri que o estabilizador que citei "Energy Lux" na verdade é um protetor e não estabilizador, o que pode ter sido isso que tenha causado o problema, porém, eu tenho esse APC antigo que anexei como foto, o botão dele é meio que mecânico, ou seja, preciso pressionar e segurar para desligar, só que já faz mais ou menos 8 meses que esse botão não tem funcionado bem, as vezes preciso ficar até 5 minutos segurando para então ele desligar (ou ligar). o que eu faço ? Continuo usando nesse estabilizador APC ou coloco a fonte direto na tomada ? Pois última vez que eu fui tentar ligar uma fonte direto na tomada ela queimou, e a chave de eletricidade estava na posição correta.

1530111394835-1362573193.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...