Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Periféricos USB na instalação do Windows


Posts recomendados

Saudações, galera!

Seguinte: essa semana troquei algumas peças da minha máquina. Instalei uma placa-mãe Asus TUF H310M-Plus Gaming/BR, um processador Intel i38100, uma RAM T-Force Delta RGB 8Gb DDR4 2400MHz, o gabinete imagino que não seja relevante e adicionei um SSD Kingston 120Gb. Conectei o SATA do SSD na porta SATA1 da placa-mãe e o HD, que eu já tinha, na porta SATA3.
Montei um pen-drive bootável com o Windows 7, seguindo essas dicas e aparentemente deu certo, pois ao conectar o pen-drive em alguma outra máquina, mostra-se o ícone como se fosse um disco de instalação do Windows mesmo.

Liguei a máquina, entrei na BIOS, o pen-drive foi reconhecido e então o coloquei como boot primário e o SSD em segundo. Em seguida habilitei o CSM como o site da Asus recomenda em caso de boot customizado. Também habilitei a opção Suporte USB Legacy, que o site da Asus recomenda para que os periféricos funcionem na instalação de Sistemas Operacionais a partir de pen-drives. Fui no menu Exit, salvei as mudanças na BIOS e reiniciei clicando na mesma opção. Até aí mouse e teclado funcionam perfeitamente.

O problema veio em seguida, quando ao invés de abrir a tela de instalação do Windows, apareceu essa tela preta informando que o Windows estava potencialmente corrompido. Até aí ok, cliquei para começar o reparo. Na sequência apareceu uma tela com essa janela (com a opção US selecionada ao invés do exibido na imagem do link) e aí meu teclado e meu mouse, ambos USB, não funcionam mais. Conferi bem e ambos estão conectados em portas USB 2.0, e mesmo trocando de porta ou conectando no painel frontal, os periféricos não funcionam nessa janela.

Alguém faz ideia de qual pode ser o problema? Nas páginas de venda da placa-mãe, informam que o Sistema Operacional suportado é o Windows 10 64bit. Pode ser essa minha falha? Pois pensei que isso importaria somente se eu reutilizasse o SO instalado em algum disco rígido. Outro ponto é eu estar utilizando o mesmo HD. Minha ideia era formatá-lo na tela em que o Windows pede para que eu selecione em qual disco instalar o SO, daí eu formataria o HD (que possui o Windows que eu utilizava antes de trocar as peças), deixaria ele limpinho e instalaria o Windows no SSD. Quanto aos drivers, a placa-mãe veio com o CD com eles. Há como instalá-los antes de instalar o Sistema Operacional? Pois imagino que se fosse possível, os drivers de USB estariam lá no meio e resolveria-se o problema.

Não encontrei nenhum mouse ou teclado com conexão PS2 aqui perto, seja emprestado ou comprando, então estou maluco para resolver esse problema. Agradeço muito a quem puder me auxiliar e a quem dedicou tempo a meu problema desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas placas Asus tem na configuração da USB várias opções entre elas "boot parcial por usb" se não marcar isso, tanto o teclado como o mouse ou qualquer usb só irão funcionar após o windows subir quase que totalmente, isso inviabiliza as opções necessárias ao teclado principalmente que é o acesso a bios teclando o delete.

Existem meios de trocar de placa sem precisar formatar o hd mas nada substitui uma instalação limpa e do zero , inclusive com drivers atualizados obtidos na internet já que o DVD fornecido com a placa contém arquivos defasados.

Você não precisa acessar a bios para habilitar esse ou aquele dispositivo, placas Asus assim como outras, possuem o  menu de boot, no caso seu seria clicar F8 na inicialização e escolher a opção desejada.

Obs: Se for o seu caso, e na bios estiver marcado para não iniciar com dispositivos usb, isso só se resolve resetando a placa tirando a bateria, ai por default a bios é carregada com a opção que habilita as usb durante o post assim pode usar teclado, mouse, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, misterjohn disse:

Algumas placas Asus tem na configuração da USB várias opções entre elas "boot parcial por usb" se não marcar isso, tanto o teclado como o mouse ou qualquer usb só irão funcionar após o windows subir quase que totalmente, isso inviabiliza as opções necessárias ao teclado principalmente que é o acesso a bios teclando o delete. [...]

 

Então, a única opção relacionada a USB que minha BIOS exibe é em relação a Suporte USB Legacy. Há no mesmo menu uma opção XHCI Hand-off, que confesso não fazer ideia a que se refere. E até a tela com a janela de escolha de tipo de entrada do teclado ser exibida, o teclado e mouse funcionam, tanto que mexo na BIOS através deles.
Há, e não sei se é relevante, apesar das funções dos periféricos ficarem inválidas, os LEDs deles funcionam normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...