Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete dando choque ao encostar


Posts recomendados

Specs do PC:

 

Fonte: EVGA G3 550W

placa-mãe: B360-F ROG 

Processador: i5 8400

Memórias: GSkill TridentZ 2x8GB 

Placa de vídeo: r9 270x

Cooler: Kraken X42

Gabinete: s340 (a versão normal, não é o elite)

 

Só avisando antes que isso nunca tinha acontecido comigo desde que eu comecei a mexer com computadores em 2011, é a primeira vez que me ocorre algo do tipo.

Então, é o seguinte: recebi minha fonte nova hoje, troquei a minha antiga (uma CX550) e instalei normalmente. Fiz o método lá do clips pra ver se tava tudo funcionando e tava tranquilo, liguei na placa-mãe a fonte e o PC ligou normalmente sem problema algum. O computador ficou ligado por mais ou menos uma hora.

Deixei o PC baixando alguns arquivos, sai do quarto e voltei uns 30 minutos depois, os fãs que estavam conectados ao watercooler tinham desligado e a bomba estava a 0RPM (isso já havia acontecido também com a fonte antiga).

 

Desliguei o computador, liguei de novo e a mesma coisa, resolvi tirar tudo da tomada pra abrir e ver o que tava acontecendo e assim que coloquei os dedos nos parafusos, levei um ***** de um choque. (eu não tava usando chinelos na hora, e eu já tinha notado isso acontecendo com a fonte antiga também mas não me importei muito porque achei que a fonte que tava com problemas, tanto que só ligava o computador pra pegar alguns arquivos do meu antigo HD e logo em seguida eu desligava, nunca usei por períodos muito extensos). Depois disso também notei que, mesmo sem nada ligado, somente o HDMI da TV para a placa de vídeo, eu também levo choque, mas só descalço. Pensei que fosse a minha placa de vídeo de início, a minha nova tá chegando da gringa o próximo fds, se for esse o problema então pode ser resolvido daqui uma semana.

 

Fui ler uns artigos na internet sobre hoje e vi que o problema é provavelmente relacionado ao cabo da minha fonte ou a tomada aqui da minha casa. Enfim: um dos cabos do watercooler estava mal encaixado, encaixei normalmente e os fans nem a bomba não desligaram desde então, mas o problema do choque do gabinete ainda persiste. Dei uma mexida de leve na fonte pra ver se não tinha nada solto, olhei com uma lanterna e tudo parece estar no lugar, sem nenhum capacitor solto ou coisa do tipo.

 

Segue nos anexos aí as fotos, a primeira é o cabo que eu uso da fonte pro filtro de linha (vi uns gringos falando que talvez seja esse o problema), e do filtro de linha eu uso uma extensão, a amarela, (porque o cabo do filtro não é grande o suficiente) pode ser esse o problema também? É uma gambiarrinha, posso consertar sem problema e/ou só ter que usar o filtro de linha mesmo. Também não sei se o problema pode ser no filtro de linha, já tá há uns tempos aqui na minha casa e nunca notei nada de errado acontecendo... não sei se a qualidade é realmente boa.

 

Muito obrigado, espero que o problema não seja a fonte... é novinha a bichinha :tw_confounded:

PC1.jpg

pc2.jpg

PC3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

  @Fernando Nogueira faz um fio-terra

 

conecte um fio encapado(o mesmo utilizado na instalacao eletrica de tua residencia) de 3 metros ou mais, aparafusado no gabinete, na parte metalica, e a outra extremidade do fio, conectado (amarrado/soldado/aparafusado) a uma barra de metal (canos de agua/ cobre) de pelo menos 50cm ou mais, e enterre esta barra de metal no solo. nunca mais o pc irah dar choque.

lembre-se: em dias de tempestade e ou ausencia, nada conectado ao pc ou qualquer aparelho eletrônico pode estar conectado a qualquer tomada de energia, mesmo com o disjuntor desligado.

conectado na tomada esta, energizado estarah, com ou sem luz/energia. 

adicionado 9 minutos depois

e quando possivel, troque o filtro de linha, por um de metal, com no maximo 5 tomadas, para serem usadas apenas com o pc, monitor, impressora e outro dispositivo computacional qualquer.

pode e deve ser utilizado o fio-terra no filtro de linha. deve-se evitar a todo custo utilizar plastico em emendas eletricas. (filtros de linhas, e etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Van Jacques disse:

 

  @Fernando Nogueira faz um fio-terra

 

conecte um fio encapado(o mesmo utilizado na instalacao eletrica de tua residencia) de 3 metros ou mais, aparafusado no gabinete, na parte metalica, e a outra extremidade do fio, conectado (amarrado/soldado/aparafusado) a uma barra de metal (canos de agua/ cobre) de pelo menos 50cm ou mais, e enterre esta barra de metal no solo. nunca mais o pc irah dar choque.

lembre-se: em dias de tempestade e ou ausencia, nada conectado ao pc ou qualquer aparelho eletrônico pode estar conectado a qualquer tomada de energia, mesmo com o disjuntor desligado.

conectado na tomada esta, energizado estarah, com ou sem luz/energia. 

adicionado 9 minutos depois

e quando possivel, troque o filtro de linha, por um de metal, com no maximo 5 tomadas, para serem usadas apenas com o pc, monitor, impressora e outro dispositivo computacional qualquer.

pode e deve ser utilizado o fio-terra no filtro de linha. deve-se evitar a todo custo utilizar plastico em emendas eletricas. (filtros de linhas, e etc)

 

Opa, muito obrigado por responder!

 

Então, amanhã mesmo vou ver se posso fazer isso que você orientou, posto aqui os resultados. Qual filtro de linha recomendaria? Vi esse aqui na Kabum mas não sei se é bom. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...