Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como é feito o circuito elétrico de um processador


Posts recomendados

Pra quem é da área de eletrônica, como eu, sabe que pra montar qualquer circuitinho da vida é preciso seguir uma linha de raciocínio categórica e a perca dessa linha de raciocínio pode fazer você começar o circuito do zero ( Na programação, por exemplo, para que você não se perca no código, tem-se as anotações). Eu sei que você pode anotar ou fazer diagramas de blocos na hora de criar um circuito elétrico, mas a criação de um circuito com milhões de componentes, como é o caso de um processador, é surreal. Um processador possui milhões de componentes internos a nível atômico. Como é feito o circuito elétrico de um processador? Como os projetistas desse tipo de componente não perdem sua linha de raciocínio ao cria-los, já que o processador possuí MILHÕES de componentes? E como esses componentes a nível atômico são criados e transformados em um circuito elétrico?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha lido esses dois artigos, e eles não responderam minha principal dúvida. Como os engenheiros desenham um circuito com uma quantidade de componentes tão grande que tem o processador? Reflitam um pouco, imaginem vocês participando da criação de um circuito elétrico com bilhões de componentes? Onde isso sera desenhado? Como a gente não vai se perder no meio do caminho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasElt

 

Sabe muito bem que isso é resultado de conhecimento acumulado por décadas que envolve BILHÕES DE DÓLARES investidos.

 

Não espere encontrar informação detalhada sobre isso que deve ser segredo da indústria muito bem guardado.

 

No máximo o que deve encontrar é informação superficial que acho que para você está de bom tamanho assim como para mim mero brazuca da república bananeira chamada Brasil.

 

O que me lembro do que li faz tempo é que os processadores são basicamente placas de silício ( acho que chamam de " wafer " ) onde estão incrustados nano transistores e que essas placas nem sempre saem perfeitas ( me pareceu quase que um chute na fabricação que pode ter um resultado bom, médio ou ruim ).  

 

Só deve encontrar mesmo em publicações técnicas especializadas na língua inglesa o que requer mais estudos e mais estudos lá fora, acredito.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, hj em dia isso não é mais feito manualmente. existem programas dedicados a obter soluções para cada tipo de circuito. Além disso eles  são divididos em módulos por cada função executada e isso cria "pacotes" que são montados conforme a necessidade e assim vão formando o conjunto de uma CPU( que podem exercer várias funções, desde um completo como de PC como para um simples PLC de uma geladeira) .

O que temos hj é resultado de muitas novas tecnologias que foram se aperfeiçoando com o tempo, temos que voltar ainda mais no tempo quando  ainda se usavam válvulas .Com a invenção do primeiro transistor começou a evolução. O que vem acontecendo é a miniaturização cada vez maior dos componentes e a técnica de impressão de circuitos diminui cada vez mais a espessura deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PedraX, independente de ser desenhado manualmente ou não, o circuito é projetado, ou seja, nenhum transistor que compõe o circuito está ali por acaso, é tudo pensado. E mesmo que exista programas com certos algorítimos específicos para otimizar algum trabalho, eles não fazem o trabalho todo, não da pra você falar para o software ir lá fazer uma nova geração de processadores. No máximo, o que todos os programas fazem é um padrão de ações com critérios pré estabelecidos. Eles não criam tecnologias novas. Eu sei que tudo isso é resultado de décadas de estudo e muito investimento, mas eu quero ter uma mínima ideia de como é projetado esse tipo de circuito, e eu não tenho, e isso me deixa irritado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasElt

 

Maior aprofundamento mesmo só em nível científico, você teria que estudar anos em uma universidade/faculdade sobre arquitetura de computadores, engenharia da computação, hardware, mecânica, não é um assunto em que se resume em linhas, artigos, os engenheiros desenham primeiro os projetos no papel tudo passando por etapas, análises, testes e mais testes até começar à ser aprovado e ser produzido em massa, Só o currículo para trabalhar na Intel, AMD, Nvidia exige muita coisa e por isso eles que trabalham lá sabem muito mais do que nós e inclusive tem os segredos de indústria de onde trabalham onde não pode entregar a cereja do bolo.

 

Quer saber só mesmo como são produzidos fisicamente os processadores? Um engenheiro mecânico que já trabalhou em fábricas pode te responder, eles estudam não só produção de carros, mas também de hardwares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...