Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas: Chipset; Dma; Oc; Dual Channel; Etc...


marcorr

Posts recomendados

Pessoal

Estou vivendo, a cada dia, a velha frase de Socrates "Quando mais sei, mais sei que nada sei..."

Comecei perguntando sobre a melhor placa no meu caso e estou barrando em conceitos q ainda não tenho. Vamos lá:

1. Estou usando uma placa (olha abaixo) com chipset SIS. Por problemas de audio onboard estou pensando em trocar para uma P4P800 com chipset Intel 865. Ja ouvi no site q exitem placas com Intel 875 tambem... Qual a diff entre elas ?

2. Eu vi tbem q essa P4P800 tem menor velocidade de DMA (2 x UltraDMA 100/66/33 ) a minha atual tem 2 x UltraDMA 133/100. Vou perder performance de HD/DVDRW com essa nova placa ? (meu HD é um Seagate barracuda 7200)

3. Eu tenho somente um pente de 512. (ainda não conhecia o D.C. ) vale a pena trocar por 2x256 ? tem ganho de performance visivel ?

3. OC: dá para fazer um OC em um P4 ? Vale a pena ?

Aguardo uma ajuda !!! Valeu a força !

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcorr@11 set 2004, 10:30

Pessoal

Estou vivendo, a cada dia, a velha frase de Socrates "Quando mais sei, mais sei que nada sei..."

Comecei perguntando sobre a melhor placa no meu caso e estou barrando em conceitos q ainda não tenho. Vamos lá:

1. Estou usando uma placa (olha abaixo) com chipset SIS. Por problemas de audio onboard estou pensando em trocar para uma P4P800 com chipset Intel 865. Ja ouvi no site q exitem placas com Intel 875 tambem... Qual a diff entre elas ?

2. Eu vi tbem q essa P4P800 tem menor velocidade de DMA (2 x UltraDMA 100/66/33 ) a minha atual tem 2 x UltraDMA 133/100. Vou perder performance de HD/DVDRW com essa nova placa ? (meu HD é um Seagate barracuda 7200)

3. Eu tenho somente um pente de 512. (ainda não conhecia o D.C. ) vale a pena trocar por 2x256 ? tem ganho de performance visivel ?

3. OC: dá para fazer um OC em um P4 ? Vale a pena ?

Aguardo uma ajuda !!! Valeu a força !

:bandeira:

P4P800 é uma boa escolha.... Ao que eu sei, parece que as placas com chipset 875 suportam ( oficialmente ) barramento 800MHz, Dual Channel e a tecnologia PAT, que dá um "empurrão" à mais no desempenho geral da máquina, especialmente memória

Já o 865 atualmente tb suporta barramento 800MHz ( Antes não era oficial ) mas somente na série 865PE e 865GV, além do Dual Channel... Algumas empresas, como a ASUS, fizeram "modificações" para permitir o uso da tecnologia PAT nos chipsets da série 865, visto que a Intel NÃO SUPORTA OFICIALMENTE esse recurso nos chipsets 865 :ahh:

É importante olhar com bastante atenção a placa que você for comprar com chipsets Intel 865 se o processador que você estiver usando ( ou for comprar ) utiliza barramento 800MHz :rolleyes:

Quanto ao fato das placas Intel suportarem apenas ATA100, isso foi uma opção da própria Intel, já que eles tinham como objetivo divulgar o suporte nativo de seus chipsets ao padrão Serial ATA, ou SATA. Isso porém não torna seu HD "mais lento" do que em placas usando ATA133, visto que o ganho de desempenho dos HD´s ATA133 é pouco perceptível... :bored:

Já o ganho de performance nessas placas usando Dual Channel é bem mais visível do que em máquinas Dual Channel com plataforma AMD, então vale a pena sim, você trocar seu pente de 512MB por 2x256MB, porém só vale a pena mesmo se os pentes forem no mínimo DDR333, ou se possível DDR400 :)

Quanto ao overclock, acredito que sim, os chips da Intel tem fama de serem bons para overclock, melhor até do que os chips AMD, agora depende da placa mãe que você escolher, e do tipo de overclock que você vai querer aplicar ( básico ou pesado )

Tem várias placas boas para P4 no mercado, é só pesquisar ou procurar opiniões de quem já possui placas P4 do tipo que você quer, além de olhar bem o que cada uma oferece, e tb ficar de olho no preço! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...