Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WinXP - Recuperação/reinstalação do sistema sem perda de dados.


Posts recomendados

Olá pessoal, um cliente meu teve seu disco corrompido, e não posso formatar tal pc por causa do software de automação, BD, licenças, e tal.

O hd apresenta valores SMART condenados, e badblocks, mas ainda é possível ver seu conteúdo.

Se tentar bootar normalmente dá BSOD 7b, em modo de segurança também BSOD 7b, mas não dá INACESSIBLE_BOOT_DEVICE e manda passar o chkdsk.

Ao navegar, há algumas pastas FOUND.00x (os temíveis fragmentos de arquivos)... ou seja, está corrompido.

Clonei esse disco(daqui pra frente só estou no clone) , dei um chkdsk /r (tanto via outro sistema, como via console de recuperação), foi feito alguns reparos no sistema de arquivos.

Fui alegremente reinstalar o Windows por cima, mas o instalador não apresenta a opção de Reparação da instalação!; troquei meu cd do Windows, pois era SP3 com Nlite, e isso atrapalharia; Tentei com outro cd do Windows XP SP2, sem modificações, e tb não mostrou a opção de reparação do sistema.

Para verificar o que tá acontecendo... Entrei via console de recuperação, listei os diretórios, e estava faltando a pasta "Document and settings".. ferrou!...Busquei numas das pastas "FOUND.00x" a pasta, e a repus no seu lugar (claro que a integridade não é garantida).

Tentei a reinstalação de novo, mas o Windows ainda não mostra a opção de reparar o sistema ..

Bootei via console de recuperação, dei um BOOTCFG /SCANOS e dá um erro dizendo pra passar o CHKDSK, já fiz isso umas 3 vezes e nada de erros pelo chkdsk.

Já dei FIXBOOT,FIXMBR, mas já sabia q não seria isso.

"How is it possible for the Recovery Console to recognize the installation and let me log into it with the administrator's password, yet BOOTCFG can't find it and setup can't recognize it and offer me a repair install? What do they look for to identify a viable installation?"

Pergunto: o que falta pra conseguir reinstalar o XP nessa máquina?

obs: não confundam console de recuperação, com Reparação do sistema, nem recuperação automatizada do sistema (ASR).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Stealth disse:

Pergunto: o que falta pra conseguir reinstalar o XP nessa máquina?

Está claro que não deve reinstalar. Para tentar salvar o conteúdo eu providenciaria outro HD com Windows XP instalado(ou alternativamente um CD com Hirens Boot CD). Aí terá que apelar a um programa de recuperação de arquivos como o RECUVA.

O problema é que a versão free restringe a quantidade de arquivos.

De qualquer forma, antes de mais nada providencie outro HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive hds que não "botavam" de jeito nenhum, mas funcionavam como slave no xp, já tentou fazer isso?

 

voce usou o console de recuperação, mas tentou isso abaixo?

 

Insira o disco de inicialização do Windows XP na unidade de disquete ou insira o CD-ROM do Windows XP na unidade de CD-ROM e reinicie o computador. 

Clique para selecionar quaisquer opções necessárias para iniciar o computador da unidade de CD-ROM, se isso for solicitado.
Quando a tela "Bem-vindo à Instalação" for exibida, pressione R para iniciar o Console de recuperação.
Se o computador tiver inicialização dupla ou múltipla, selecione a instalação do Console de recuperação que você deve acessar.
Quando for solicitado, digite a senha do Administrador. Se a senha do administrador estiver em branco, pressione ENTER.
No prompt de comando, digite os comandos apropriados para diagnosticar e reparar a instalação do Windows XP. 

Para obter uma lista dos comandos disponíveis no Console de recuperação, digite comandos do console de recuperação ou ajuda no prompt de comando e pressione ENTER. 

Para obter mais informações sobre um determinado comando, digite ajuda nomedocomando no prompt de comando e pressione ENTER.
Para fechar o Console de recuperação e reiniciar o computador, digite o comando sair no prompt de comando e pressione ENTER
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

Já tive hds que não "botavam" de jeito nenhum, mas funcionavam como slave no xp, já tentou fazer isso?

 

voce usou o console de recuperação, mas tentou isso abaixo?...

 

 

 

Olá amigo, pra dar o comando bootcfg /scanos só é feito pelo console de recuperação, e já tenho acesso ao console.

 

Já tive problemas com HDs q não bootava, mas ao averiguar mais profundamente, era problema de Overlay do disco, ou problemas na placa-mãe, mas não é o caso, pois os dois HDs tanto o ruim, como o clone, sempre bootaram nas respectivas placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Stealth disse:

Tenho que reparar esse sistema.

Tem algum motivo em especial para tentar esse reparo(não ví que era clone)?

Reparo é uma reinstalação de sistema, pode ou não manter pastas e arquivos.

Não são os dados o objetivo da recuperação?

Ao instalar esse HD clonado não é reconhecido em um PC com outra instalação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, PedraX disse:

Tem algum motivo em especial para tentar esse reparo(não ví que era clone)?

Reparo é uma reinstalação de sistema, pode ou não manter pastas e arquivos.

Não são os dados o objetivo da recuperação?

Ao instalar esse HD clonado não é reconhecido em um PC com outra instalação?

 

Olá amigo, os motivos estão descritos no primeiro parágrafo da pergunta!, talvez você não tenha lido com atenção. Mas se qualquer forma copio e colo:

 

"Olá pessoal, um cliente meu teve seu disco corrompido, e não posso formatar tal pc por causa do software de automação, BD, licenças, e tal."

 

O objetivo é reparar e subir o sistema, pois se formatar, há perda das configurações, licenças, software de automação, banco de dados...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendí. Situação brava , o cliente não tem nenhum backup?Nenhuma licença anotada?

Pela situação descrita está difícil e não conheço nenhum software de recuperação que faça o que você quer porque teria que espelhar perfeitamente o HD e o processo de recuperação normalmente é item a item, mas mesmo assim você ainda dependerá de RECUVA ou Partition Magic, mas na versão paga.

Em 24/06/2018 às 14:04, Stealth disse:

O hd apresenta valores SMART condenados, e badblocks, mas ainda é possível ver seu conteúdo.

Acho pouco provável recuperar dados de instalação porque eles costumam ficar distribuídos no HD. Só por milagre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em ‎25‎/‎06‎/‎2018 às 15:08, PedraX disse:

Entendí. Situação brava ...

Acho pouco provável recuperar dados de instalação porque eles costumam ficar distribuídos no HD. Só por milagre.

Porisso desisti, e recomecei do zero.

 

Quanto ao uso do HDD regenerator, get data back, não acho muito sensato forçar a leitura em um disco com BB, pois quanto mais a cabeça magnética passar em uma área zoada do prato, pior fica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...