Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Algumas questões sobre esta placa-mãe.


Achelexus

Posts recomendados

Primeiramente, como posso saber se uma placa com chipset B350 possui compatibilidade com as CPUs Ryzen 2000? Me disseram para verificar com o fabricante, mas eu não tenho ideia de como saber isso.

 

Exemplo seria essa placa-mãe:

https://www.kabum.com.br/produto/86355/placa-mãe-asus-p-amd-am4-atx-prime-b350-plus-4-x-ddr4-1x-dvi-d-1x-d-sub-1x-hdmi-1x-m2-soquete-3-crossfirex-6x-sata-6gb-raid-de-0-1-10?utm_source=craftmybox&utm_medium=afiliados&utm_campaign=craftmybox

 

Devo pegar o modelo (PRIME B350-PLUS) e checar no site da ASUS para saber? Se ela não tiver a compatibilidade, como eu faria para requisitar uma placa deste modelo que venha com a atualização da BIOS necessária?

 

Outra pergunta, segundo a citação abaixo, retirada da descrição do produto. Quanto à memoria Ram suportada pelo processador, esse "OC" entre parenteses significa que ela só suporta memória com frequência acima de 2666 MHz se o processador estiver com Overclocking? E o que significa "apenas um DIMM por canal"?

Citação

 

Processadores AMD Ryzen:

- 4x DIMM, Max. 64GB, DDR4 3200 (OC) / 2933 (OC) / 2666/2400/2133 MHz Não-ECC, Memória não- bufferizada*

*Devido à limitação do processador AMD Ryzen, mais de DDR4-2666 é suportado por apenas um DIMM por canal. 

 

 

Mais uma, quanto aos slots de expansão, o slot de PCIe 3.0 proveniente do chipset b350 só funciona com desempenho máximo (16 lanes) com processadores Ryzen?

Citação

Slots de expansão:

 

AMD Ryzen Processadores:

- 1x PCIe 3.0 / 2.0 x16 (x16) 

 

7ª AMD Geração A-series / processadores Athlon:

- 1x PCIe 3.0 / 2.0 x16 (modo x8)

 

AMD B350 Chipset:

- 1x PCIe 2.0 x16 (max no modo x4)*

- 2x 2,0 PCIe x1 

- 2x PCI

*O slot PCIeX16_2 compartilha a largura de banda com PCIeX1_1 e PCIeX1_2. 

 

LAN:

- Realtek RTL8111H,

- 1x Controlador (es) Gigabit LAN

 

Algo mais, essa placa-mãe só funcionaria com um Drive com Windows 10 64-bits instalados?

Citação

 

Sistema operacional:

- Windows 10 64-bits

 

 

Por último, vocês recomendam algum site de avaliação de modelos de placas-mãe? Com reviews profissionais e coisas do tipo.


Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Achelexus Sua placa-mãe B350 suporta todos processadores Ryzen de 1° e 2° do mercado atual, desde os simples Ryzen 3 1200 de 1° geração até o top de linha Ryzen 7 2700X

8 minutos atrás, Achelexus disse:

Mais uma, quanto aos slots de expansão, o slot de PCIe 3.0 proveniente do chipset b350 só funciona com desempenho máximo (16 lanes) com processadores Ryzen?

A diferença da PCI-E 2.0 para 3.0 é largura de banda porém não influência em nada em games isso ai.

adicionado 0 minutos depois
9 minutos atrás, Achelexus disse:

Por último, vocês recomendam algum site de avaliação de modelos de placas-mãe? Com reviews profissionais e coisas do tipo.

O Fórum aqui já fez vários reviews de placas AM4, dê uma olhada nos artigos que você consegue encontrar vários modelos e marcas diferentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Achelexus Eu sei que ela suporta pois é do mesmo socket, as placas mãe A320, B350, X370 e X470 tem suporte à processadores de 1ª e 2° geração.

Porém para utilizar processadores de 2° geração em placas mães como A320, B350 e X370, é necessário atualizar o BIOS dela para que ela suporte o processador.

No próprio site do fabricante informa, veja aqui por exemplo:

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B350-PLUS/HelpDesk_CPU/

nesta lista mostra todos que ela tem suporte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Entendi, mas segundo o site, apenas placas com a Bios de versão 3203 ou superior possuem a compatibilidade, e a descrição do produto não menciona em lugar algum a versão do Bios deste. Como eu posso ter certeza que a placa-mãe possui a Bios atualizada, então? Devo ligar para a revendedora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Achelexus Exatamente, neste caso é necessário atualizar o BIOS, porém o problema que para atualizar você precisaria de um processador de 1ª geração.

O que eu recomendo você á fazer é, que ao comprar, entre em contato com o vendedor e peça para ele atualizar para você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Você sabe responder a questão da memória Ram? Segundo o PCpartpicker, a Asus Prime B350-Plus só aceita até 2666 MHz DDR, mas na descrição da placa na Kabum, diz que aceita até 3200 MHz por overclocking, isso significa que eu tenho que fazer OC na minha memória? Não posso simplesmente botar pentes de memória DDR4 3200 MHz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Achelexus OC - Overclock

adicionado 1 minuto depois

É um perfil da memóra Chamado XMP(eXtreme Memory profile) que a memória tem de fábrica que você consegue ajudar a frequência dela.

Por exemplo, digamos que você comprou e conectou no seu computador uma memória de 3200MHz, ao entrar no BIOS você verá uma opção chamada X.M.P. aonde vai mostrar os perfis de clock que ela tem desde 2133Mhz até 3200MHz(2400MHz, 2666MHz, 2800Mhz, 2933MHz, 3000MHz, 3133Mhz etc.)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Achelexus Eu vi pessoas comentando que a Kabum não atualiza Bios antes de enviar. Em alguns dos anúncios deles já tem o aviso que é compatível (os lotes mais novos das placas já estão vindo com a bios atualizada).

 

Em último caso, você pode pedir um bootkit emprestado para a AMD. O envio e retorno é por conta deles, tem mais detalhes sobre isso nesse tópico aqui:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1305560-amd-atualização-de-bios-para-novos-processadores-boot-kit/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...