Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia Solar, os paineis, volts ou amperes ?


Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Bom, sei que vou precisar de amperes para carregar a bateria rapidamente ... porém também preciso manter a tensão para  conseguir carregar-la mesmo com pouco sol... Então minha dúvida seria devo fornecer 24v para o controlador de carga reduzir para 12v ou posso usar menos que 24v para evitar tanto desperdiço ? (OBS: não estou a usar um controlador que aproveite 100% por que são caros ... e o que vou gastar na media já ta bem caro... para alguém que não ganha muito...) Se eu usar 24v, 12v seriam desperdiçados, porém não poderia usar mesmo assim apenas 12v por que o sol pode enfraquecer e resultando em não carregar a bateria... Outra coisa seria... o que é melhor usar para manter a energia em 220v um nobreak ou um inversor ? (Notei que muitos inversores dão muito problema e tal e o nobreak é melhor, mais estável) estou me referindo ao nobreak online...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Todas os itens são relacionados: as placas, o controlador e a bateria. Tem que montar um sistema em que todos os componentes sejam compatíveis ente si.

O melhor é usar um inversor. Se pretende acionar motores tem que ser um inversor senoidal, que é caro. Tem inversores ruins e inversore bons, como tudo na vida. Um cuidado importante é jamais sobrecarregar o inversor e manter ventilação correta.

No-break é para outros usos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Literalmente quero fazer para toda a casa, tô pensando em uma bateria de 160A ou duas delas, painéis solares gerando bastante corrente... Porém preciso saber uma tensão que sempre seja possível ter 12v ou mais (limite 24v) ... Resumindo... Preciso saber quantos volts precisa ser o painel para manter 12v~20v mesmo nublado... Cada painel gera menos de 1A ou cerca de 1A ... O nobreak online tava pensando por que parece funcionar tudo... Já o inversor não sei muito bem quantos watts teria que ter para uma casa que consome 600kv por mês... Não sei se ficou bem claro... Mais ficarei aguardando resposta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira informação que precisa levantar é a carga instalada: uma tabela com os aparelhos que vai querer alimentar e qual a potência deles e uma estimativa de horas de uso diário. Todo o resto depende dessa informação e com essa informação pode consultar simuladores on-line que os fabricantes disponibilizam.

 

Você escreveu 600 kv, imagino que queira dizer 600 kWh por mês. É uma quantidade grande de energia. Uma instalação assim vai ter um custo elevado. A fotovoltaica é mais indicada para cargas leves como iluminação e eletrodomésticos pequenos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...