Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar trafo 110 220v ao invés de puxar fiação


Posts recomendados

Boa  tarde a todos.

 

Preciso instalar uma torneira eletrica 220v mas para puxar uma fiação 220v a distancia é muito grande e o custo com fio ficará bem alto.

 

Na cozinha só chega 110v.

 

Usar um trafo 110 para 220 é uma boa solução? A fiação atual de 110 vai aguentar?

 

muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- A fiação para uma torneira elétrica deve ser exclusiva, ou seja, ter um disjuntor só para ela.

2- Dependendo da potência dela, um transformador que a suporte possívelmente sairá mais caro que os fios.

3- Por segurança ao usuário, deverá ter aterramento. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse um aparelho de baixo consumo tudo bem, mas a torneira elétrica tem consumo de 20A em 220V. 

Fica claro que sua fiação de 110V não vai aguentar um transformador de mais de 40 amperes. 

Sairá mais barato puxar a fiação 220V com as recomendações do @Ricardo S Ferreira

Para torneira se usa fio 4mm².

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a mesma potência e para uma relação de transformação não-significativa, o autotransformador compensa mais em termos de materiais para sua construção do que o transformador convencional. Tomando que o aquecedor de torneira consuma 3500 W, por exemplo, um deste do vídeo resolveria o problema F5Rua4D.gif:

 

 

 

 

Conforme disse o @Ricardo S Ferreira obviamente teria que ser verificada a questão da segurança do usuário.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo, mas tinha essa duvida.

 

Muito obrigado amigo.

adicionado 1 minuto depois

@rjjj Como nosso amigo respondeu acima, a fiação 110v não vai aguentar essa potencia. E fiz uma pesquisa rápida e os valores são bem próximos.

 

adicionado 1 minuto depois

@Rodrigo Maganha muito obrigado

adicionado 15 minutos depois

Ajudou muito, agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Vocês têm preconceito contra 110.

Na minha casa tem tomadas de 20 amperes para fornos elétricos em 110.

Também usa-se panelas elétricas 

 

Na verdade é 127.

 

Mas tem que observar que a tomada de 20 amperes aqui, foi instalada visando estes aparelhos de alto consumo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, albert_emule disse:

Olá. Vocês têm preconceito contra 110.

Na minha casa tem tomadas de 20 amperes para fornos elétricos em 110.

Também usa-se panelas elétricas 

 

Na verdade é 127.

 

Mas tem que observar que a tomada de 20 amperes aqui, foi instalada visando estes aparelhos de alto consumo. 

 

Não é uma questão de preconceito, mas eu também acho forçado puxar 40A de uma ligação comum de 110V, que provávelmente foi feita com fios não adequados para essa corrente.

 

Eu sou radio-amador e puxei fios adequados para puxar cerca de 30A dos 110V para suportar um bom amplificador linear de RF, mas aproveitei uma reforma feita na casa para isso, pois com os fios originais da minha casa ( + de 40 anos ) a perda era muito grande, pois em um teste que fiz puxando apenas 1200 Watts a tensão caia para cerca de 98V . Sem carga, tinha 113V , então a fiação antiga dissipava 171 Watts em calor, perda maior do que 10% ! 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, aphawk disse:

 

Não é uma questão de preconceito, mas eu também acho forçado puxar 40A de uma ligação comum de 110V, que provávelmente foi feita com fios não adequados para essa corrente.

 

Eu sou radio-amador e puxei fios adequados para puxar cerca de 30A dos 110V para suportar um bom amplificador linear de RF, mas aproveitei uma reforma feita na casa para isso, pois com os fios originais da minha casa ( + de 40 anos ) a perda era muito grande, pois em um teste que fiz puxando apenas 1200 Watts a tensão caia para cerca de 98V . Sem carga, tinha 113V , então a fiação antiga dissipava 171 Watts em calor, perda maior do que 10% ! 

 

Paulo

 

Eu não tinha observado os 40A...

 

Mas até 20, ainda dá. 

Minha fiação aqui é de 6mm² do quadro até as tomadas da cozinha. Mas são poucos metros. Acho que uns 6 metros. 

Do quadro até o padrão da rua são de 10mm. 

 

Engraçado é que a rede aqui cai a tensão. Mas não é aqui dentro.

As quedas aqui já vem da rua. 

Acho que é o chamado fim de linha da rede elétrica. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, albert_emule disse:

Olá. Vocês têm preconceito contra 110.

Na minha casa tem tomadas de 20 amperes para fornos elétricos em 110.

Também usa-se panelas elétricas 

 

Na verdade é 127.

 

Mas tem que observar que a tomada de 20 amperes aqui, foi instalada visando estes aparelhos de alto consumo. 

É que usar 110V pra alimentar cargas acima de 30A só em último caso, quando não se tem 220V. 

Devido a distância se obriga a usar o fio de 10mm² para não aquecer a instalação. 

No caso do amigo @Rodrigo Maganha

Se insiste em ligar a torneira em 110V, seria mais fácil comprar uma resistência de 110V. Assim coloca somente o fio grosso sem necessidade de um enorme transformador que vai fazer gastar mais energia. 

 

Embora eu mesmo, se vai ter o trabalho de trocar fios já faria uma instalação 220V com fio mais fino. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...