Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerador de energia a pressão


Posts recomendados

Fala galera, antes de mais nada queria agradecer pelos criadores e moderadores do Clube do Hardware pela excelente ferramenta que vocês provém às pessoas. Este é um ótimo serviço!

 

Este é meu primeiro post e na verdade não tenho conhecimento algum em eletrônica, e se caso o que eu preciso possa ser feito, ficarei grato em acertar um valor para que algum profissional aqui possa me ajudar a fazê-lo ou me entregar algumas peças já finalizadas.

 

Preciso saber se eh possível, usando uma panela de pressão, gerar força mecânica suficiente para mover um motor dc para gerar corrente suficiente para alimentar uma placa que module essa corrente em uma ou duas portas USB capazes de carregar gadgets (de preferência 5v a 2A).

 

Entendo que poderia usar uma panela de pressão comum com uma extensão em cano de cobre na saída do pino, anexado a uma mini turbina de pressão. É nesse ponto onde entra vocês.

 

A - Se for possível ser feito, qual seria o motor DC ideal para esse trabalho (tamanho, faixa de rotação, preço e etc)?

 

B - Entendo que irá existir uma variação considerável de corrente tendo em vista que a pressão gerada na panela pode variar de acordo com a força da chama, temperatura e etc, portanto, é possível desenvolver uma placa que receba uma corrente variada (mínima e máxima) e a estabilize nas portas USB para não termos problema com os gadgets? Quanto custaria desenvolver essa placa (sem carcaça, apenas a placa com uma entrada para o motor dc e as duas portas USB)?

 

Desde já agradeço!

 

Abs a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael Oliveira Rizolli disse:

Fala galera, antes de mais nada queria agradecer pelos criadores e moderadores do Clube do Hardware pela excelente ferramenta que vocês provém às pessoas. Este é um ótimo serviço!