Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerador de energia a pressão


Posts recomendados

Fala galera, antes de mais nada queria agradecer pelos criadores e moderadores do Clube do Hardware pela excelente ferramenta que vocês provém às pessoas. Este é um ótimo serviço!

 

Este é meu primeiro post e na verdade não tenho conhecimento algum em eletrônica, e se caso o que eu preciso possa ser feito, ficarei grato em acertar um valor para que algum profissional aqui possa me ajudar a fazê-lo ou me entregar algumas peças já finalizadas.

 

Preciso saber se eh possível, usando uma panela de pressão, gerar força mecânica suficiente para mover um motor dc para gerar corrente suficiente para alimentar uma placa que module essa corrente em uma ou duas portas USB capazes de carregar gadgets (de preferência 5v a 2A).

 

Entendo que poderia usar uma panela de pressão comum com uma extensão em cano de cobre na saída do pino, anexado a uma mini turbina de pressão. É nesse ponto onde entra vocês.

 

A - Se for possível ser feito, qual seria o motor DC ideal para esse trabalho (tamanho, faixa de rotação, preço e etc)?

 

B - Entendo que irá existir uma variação considerável de corrente tendo em vista que a pressão gerada na panela pode variar de acordo com a força da chama, temperatura e etc, portanto, é possível desenvolver uma placa que receba uma corrente variada (mínima e máxima) e a estabilize nas portas USB para não termos problema com os gadgets? Quanto custaria desenvolver essa placa (sem carcaça, apenas a placa com uma entrada para o motor dc e as duas portas USB)?

 

Desde já agradeço!

 

Abs a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael Oliveira Rizolli disse:

Fala galera, antes de mais nada queria agradecer pelos criadores e moderadores do Clube do Hardware pela excelente ferramenta que vocês provém às pessoas. Este é um ótimo serviço!

 

Este é meu primeiro post e na verdade não tenho conhecimento algum em eletrônica, e se caso o que eu preciso possa ser feito, ficarei grato em acertar um valor para que algum profissional aqui possa me ajudar a fazê-lo ou me entregar algumas peças já finalizadas.

 

Preciso saber se eh possível, usando uma panela de pressão, gerar força mecânica suficiente para mover um motor dc para gerar corrente suficiente para alimentar uma placa que module essa corrente em uma ou duas portas USB capazes de carregar gadgets (de preferência 5v a 2A).

 

Entendo que poderia usar uma panela de pressão comum com uma extensão em cano de cobre na saída do pino, anexado a uma mini turbina de pressão. É nesse ponto onde entra vocês.

 

A - Se for possível ser feito, qual seria o motor DC ideal para esse trabalho (tamanho, faixa de rotação, preço e etc)?

 

B - Entendo que irá existir uma variação considerável de corrente tendo em vista que a pressão gerada na panela pode variar de acordo com a força da chama, temperatura e etc, portanto, é possível desenvolver uma placa que receba uma corrente variada (mínima e máxima) e a estabilize nas portas USB para não termos problema com os gadgets? Quanto custaria desenvolver essa placa (sem carcaça, apenas a placa com uma entrada para o motor dc e as duas portas USB)?

 

Desde já agradeço!

 

Abs a todos!

 

Curioso o seu projeto. 

Fico querendo saber onde teria necessidade de usar tal projeto. 

 

Mas já adianto que a pressão máxima recomendada para a panela de pressão, é aquela que a própria válvula dela regula.

Acho que nem é muita pressão. 

 image.png.e25a62c21f4d4d8de2bfb1e7dfd29b24.png

adicionado 2 minutos depois

Os tradicionais motores a  vapor usam na verdade caldeiras tubo de fogo ou tubo de água. 

São vários tubos comunicantes cheios de água por onde passa fogo entre eles.

 

 

image.png

adicionado 5 minutos depois

É que tubos são mais difíceis de explodir. 

Se acontece do tubo explodir, vai ser apenas um que não causará dano algum. Nem matará ninguém.

 

Já um tipo de caldeira igual a uma panela de pressão é uma verdadeira bomba.  

adicionado 12 minutos depois

Duas portas USB de 5V por 2 amperes vai dar a seguinte potência: 

5V vezes 2A = 10 watts

Mais 10 watts = 20 watts...

 

O motor tem que ser de um tipo que tenha capacidade um pouco maior que 30 watts operando como motor. 

 

 

adicionado 22 minutos depois

No link a seguir tem um bom motor:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-935463701-motor-24vdc-40w-2600rpm-2a-_JM

 

 

Parece que alguns motores de limpadores de para-brisa também alcançam uns 30 watts. 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-900279233-motor-limpador-mb-24v-mbb-1930-todos-30w-5-vias-_JM

 

 

adicionado 23 minutos depois

A placa que irá estabilizar é essa: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1052148582-conversor-dc-dc-step-down-buck-xl4005-dsn5000-5a-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motor a pistão será melhor. 

Pois o vapor sai muito lentamente. 

Ele só sai rápido depois que acumulou. Mas sobe pressão ele sai devagar. Porém sai com muita força. 

Daí que é melhor motor de cilindro e pistões. Pois você terá um movimento lento e precisará multiplicar a velocidade para poder fazer o gerador gerar. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=92znIKKkG6A

 

 

 

 

adicionado 4 minutos depois

https://www.youtube.com/watch?v=GA1vm6k-1g8

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...