Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilação na rede elétrica atrapalha funcionamento do PC?


Toky

Posts recomendados

Olá fórum, bom dia.

 

Não sei se esse é o lugar correto para postar esse tópico mas vamos lá.

Uma questão bastante curiosa que preciso saber porém não encontrei muitas info's confiáveis por aí... Minha casa se localiza praticamente na favela onde se possuem alguns famosos ''gatos'' na rede. Com isso, a Luz na parte da noite, fica oscilando. Ela não cai completamente e sim fica fraca e forte em intervalos de tempo de 10 a 15 segundos (Contei o tempo que fica dando essas oscilações e deu mais ou menos esse tempo.) Minha pergunta é: como quero comprar um pc um pouco mais robusto que puxe um pouco mais de energia, colocarei uma fonte de 650W ou 700W nela mas acho que não precisa disso tudo, mas o consumo do computador se por exemplo todos os componentes usam em torno de 500W, no caso seria 500W por hora ? Por minuto? Por segundo ? Outra questão é, vou ter problema em utilizar o computador com essas oscilações?

 

Tenho um notebook Samsung RV 411 i3 2gb RAM + 320gb HD e consigo utilizá-lo normalmente dentro dessas oscilações. Sei que o notebook consome menos energia porém seria uma informação a mais na minha questão. Outra informação é que meu vizinho que é meu primo tem um computador bonzinho e funciona normalmente, minha tia tem um PC também que e mais para WorkStation e funciona normalmente. Porém, os dois tiveram problemas quanto a fonte, mas funcionaram durante anos com essas oscilações. 

Conseguem me ajudar ? Já tentei resolver com a prestadora de serviço que é a Cemig, mas sem sucesso. Pedi para aumentar a tensão e verificar os cabos do transformador onde ta ocorrendo essa falta de energia e essas possíveis oscilações durante à noite.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso depende muito da qualidade da fonte, uma fonte com bom projeto suporta essas variações, podendo trabalhar com tensões entre 90 e 260 volts sem problemas. Ex. Corsair CX450. É claro que essas fontes são mais caras, uma fonte genérica de R$ 40,00 não vai funcionar direito nessas condições e pode estragar outras peças. Uma fonte de 700W é um exagero desnecessário, quando for comprar pergunte aqui no fórum.

O consumo de energia varia com o funcionamento do computador. Se estiver ligado sem fazer nada o consumo é baixo, à medida que for aumentando o processamento (executando programas e jogos) o consumo aumenta. O consumo de energia é medido em kWh (quilowatt-hora), que é a potência multiplicada pelas horas. Um ferro de passar roupa de 1000 watts ligado direto durante uma hora consome 1000 Wh ou 1kWh.

Neste setor de Fontes e Energia tem alguns tópicos em destaque sobre esse assunto, dê uma olhada.

Se a Cemig não resolveu sua questão reclame na ANEEL (www.aneel.gov.br) e no www.consumidor.gov.br.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...